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Encontre a sua forma de inovar

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Os pequenos empreendimentos de agronegócios produzem em pequena escala, o que geralmente implica em uma significativa redução da competitividade em termos de preço final do produto. Mas, isso não significa que a pequena produção agropecuária seja economicamente inviável; apenas evidencia que os pequenos negócios de base rural precisam investir decisivamente em inovação.

Quando não se dispõe de um produto capaz de apresentar vantagem sobre os seus concorrentes pelo menor preço, a alternativa é apresentar outros tipos de vantagens, decorrentes de atributos de qualidade que promovam a diferenciação do produto.

É justamente esse o papel mais relevante da inovação nos pequenos negócios. Entretanto, é necessário compreender o conceito de inovação de uma forma mais abrangente.

Conceito de inovação

Geralmente o termo inovação é associado à ideia de “alta tecnologia” ou de “tecnologia de última geração”. Esse, certamente, é um dos significados possíveis. Porém, também é certo que o acesso das pequenas empresas a esse tipo de tecnologia é geralmente bastante difícil.

Existem outras formas de inovar. O modo de inovação mais evidente, mais facilmente perceptível, é a inovação do produto. Criar um produto inovador, sem similares no mercado, é certamente a forma mais absoluta de diferenciação. Isso geralmente está associado a investimentos em pesquisa e desenvolvimento. O custo de pesquisa e desenvolvimento de um novo produto pode ser bastante elevado, mas nem sempre é assim.

São exemplos importantes de inovação de produtos o algodão naturalmente colorido, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e transformado em produto pela marca Natural Fashion, e as embalagens biodegradáveis, produzidas a partir da fécula de mandioca, desenvolvidas pela Cbpak.

Também é possível inovar por meio do marketing, da promoção inovadora do produto, buscando mudar hábitos de consumo, apresentar um produto tradicional de uma forma mais prática e atraente, mais adequada ao estilo de vida do público-alvo, ampliando a sensação de satisfação dos desejos e necessidades do consumidor final.

A campanha “Um novo olhar sobre a carne suína”, da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), é um ótimo exemplo de estratégia inovadora de marketing de produto, com reflexos significativos não só nos resultados das vendas, mas também na reorganização da cadeia produtiva.

Certificações

Há ainda uma forma de diferenciação de produtos por meio das certificações de qualidade, com a obtenção de selos resultantes de processos de auditoria regulados por normas de conformidade. As certificações de qualidade com foco na sanidade e rastreabilidade de produtos tendem a ser uma exigência de mercado cada vez mais comum.

Os exemplos dos produtores gaúchos de cachaça e dos fruticultores do Vale do Rio São Francisco demonstram a importância da certificação de qualidade como instrumento de inovação da gestão dos processos produtivos.

O Sebrae, ao dar visibilidade a todas estas experiências, busca evidenciar a importância da inovação em seus diversos aspectos, inclusive a inovação nas formas de organização dos pequenos empreendedores, valorizando o cooperativismo e a gestão participativa.

Saiba mais em:

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/tipoconteudo/inovacao?codTema=4

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