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Empresas devem aprimorar o SAC para melhorar o desempenho

Empresas devem aprimorar o SAC para melhorar o desempenho

As marcas devem entender as mudanças dos consumidores, mapear sua jornada e investir em experiência para melhorar a fidelidade e evitar insatisfação.

 

2023 e as surpresas no setor varejistas

O Dia do Consumidor, celebrado na quarta-feira (15 de março), deve ser uma data particularmente diferente para a indústria varejista este ano, já que eventos recentes abalaram o setor nos últimos meses, como a crise das Lojas Americanas, Tok&Stok e Centauro, entre outros. É certo que os consumidores mudaram de cara nos últimos anos, mesmo antes da pandemia, um evento que acelerou o processo de avanço do comércio eletrônico.

 

As marcas tiveram que investir em digital para atender à demanda, e depois da grande crise de saúde, as coisas não voltaram às suas posições anteriores, já que os consumidores desfrutam da experiência de comprar sem sair do lugar. No entanto, as empresas ainda têm muito a fazer em termos de experiência do cliente e devem colocar o consumidor no centro de suas estratégias.

 

Mapear a jornada é estratégia para atrair o consumidor

Para atender adequadamente o consumidor e cuidar de sua experiência com a marca, é essencial mapear sua jornada, assim como as emoções sentidas durante essa jornada. Esse mapeamento serve para entender cada ponto de contato do consumidor com a marca e identificar áreas de melhoria ou oportunidades.

 

As marcas devem investir na compreensão das emoções dos consumidores, onde elas são positivas e onde são negativas, em todas as etapas da jornada, para melhorar a experiência do cliente. Uma empresa deve prestar muita atenção em todos os processos que envolvem a jornada do consumidor, desde o momento em que ele conhece o produto ou serviço até sua fidelidade, incluindo o momento de “desconexão”.

 

Os consumidores mudaram, e as empresas precisam entender suas necessidades e desejos para oferecer-lhes a melhor experiência possível. É necessário colocar o consumidor no centro das estratégias, mapear a jornada e entender as emoções envolvidas para melhorar a experiência do cliente. Um freguês satisfeito pode se tornar um promotor da marca, enquanto um insatisfeito pode prejudicá-la.

 

Para conferir a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!

 

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Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista.

Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda.

Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York.

Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

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