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Diferença entre Buyer Role e Buyer Persona

Diferença entre Buyer Role e Buyer Persona

Utilize os conceitos de vendas como um profissional.

Conheça a diferença entre Buyer Role e Buyer Persona


Buyer Role (Papéis do cliente)


É o papel que uma pessoa desempenha durante o processo de tomada de decisão de compra.

Podem ser distinguidos seis tipos de papeis de compra:

Iniciador: É a primeira pessoa que sugere a ideia sobre a aquisição de um produto.

Influenciador: É a pessoa que influencia aos compradores na tomada de decisão. Exemplo: consultor, assessor ou profissional especializado.

Tomador de decisão ou Decisor: É quem realiza a escolha final sobre o que comprar, onde comprar e quando comprar.

Comprador: É a pessoa encarregada por lidar com a parte burocrática da compra (pagamento, contratos, etc.).

Usuário final: É a pessoa que utilizará o produto.

Leia também: O que é CRM? Sistema CRM e o Atendimento ao Cliente


Buyer Persona


O mais importante das vendas é conhecer o seu cliente.

Sem saber quais são suas necessidades, não poderá explicar-lhes quais benefícios do seu produto que estão enfocados em satisfazer suas necessidades.

buyer persona te ajuda a conhecer como é o seu cliente, se trata de uma representação semifictícia do seu cliente ideal que deve contemplar aspectos demográficos, emocionais, comportamentais e psicológicos.

Além disso, deve considerar quais são seus passatempos, interesses e como se desenvolve profissionalmente.

É a partir destas representações ou arquétipos de clientes que se podem definir estratégias de marketing e vendas, pois, aportam uma visão clara das qualidades de seu cliente, o que ele considera importante e o que você precisaria fazer para que ele compre seu produto ou serviço.

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