Evitar desperdício de alimentos é uma questão de sustentabilidade, consumo consciente e ainda evitar prejuízos financeiros.
Além disso, fica ligado ao sucesso de seu restaurante, imagina jogar uma grande quantidade de comida fora todos os dias que daria até para fazer outros pratos.
Assim, reduzir o desperdício de alimentos é fundamental, mas é preciso ter consciência que ele ocorre tanto em sua cozinha quanto pelos clientes.
Venha conferir formas que o ajudarão a ter um restaurante mais sustentável e diminuir o desperdício de alimentos te trazendo muito mais benefícios.
Preste Atenção nos Prazos de Validade
Estar atento aos prazos de validade é muito importante, afinal um produto vencido não pode ser utilizado e assim causa desperdício de alimentos.
Sendo assim, a cada compra feita verifique os prazos de validade deixando os produtos com o prazo mais próximos a frente para serem utilizados logo.
Estabeleça o costume em seu restaurante de sempre dar a preferência a alimentos com prazo de validade mais próximo.
Além disso, armazene seus produtos corretamente, bem refrigerados e em embalagens apropriadas, evitando assim, que estraguem.
Portanto, você evita o desperdício de alimentos por não deixar eles vencerem e terem de ser descartados.
Não Julgue o Alimento pela Aparência
Muitos alimentos são jogados fora mesmo estando em bom estado só por não ter a melhor aparência.
É muito comum hortaliças e frutas nem sempre apresentarem a melhor aparência, estando sempre lustroso e bonito.
Mas, isso não quer dizer que ela não esteja em um bom estado e possa ser consumida.
Antes de jogar um alimento fora apenas pela aparência, avalie ele, se está bom para consumo reaproveite o que iria para o lixo e evite desperdícios.
Logo, se o alimento está propício para consumo e a saúde do cliente é o que importa.
Tenha um Cardápio com Ingredientes Semelhantes
Caso você prepare um menu que conte com diversos ingredientes diferentes as compras terão de ser maiores e corre o risco de ter produtos com baixas saídas e que estraguem.
Assim, a saída para isso é ter um cardápio com ingredientes parecidos, assim os produtos estarão sempre sendo usados e terão maior rotatividade evitando desperdícios.
Por meio disso, você poupa tempo de compras e consegue ter fornecedores mais facilmente, mas, um cardápio com ingredientes em comum não quer dizer que todos devem conter as mesmas coisas.
A variedade ainda é algo importante, então se programe bem para conseguir ter bons pratos, diversos e com alguns ingredientes em comum.
Faça Controle de Estoque
O controle de estoque é fundamental para evitar o desperdício de alimentos.
Pois, por meio dele você cria conhecimento de exatamente todos os insumos que restam em seu estoque.
Dessa forma, evita comprar itens a mais do que necessário e também a menos, tendo sempre a quantidade certa para servir a seus clientes.
O certo para isso é ter um software gestor para te auxiliar, um bom exemplo é o GrandChef, um sistema de gestão completo especializado no ramo gastronômico e que dentre suas funcionalidade tem controle de estoque.
Com o GrandChef, você nunca mais terá dúvidas a respeito de o que resta em seu estoque e nunca mais terá que perder horas de todos os dias fazendo contagens.
O sistema irá controlar tudo que entra e sai dele e fazer relatórios atualizados todos os dias.
Assim, tendo noção de o que resta em seu estoque evita desperdício de alimentos e prejuízos por compras desnecessárias.
Não perca mais tempo, venha ter seu restaurante na palma de sua mão.
Baixe o GrandChef gratuitamente e confira os benefícios que ele trará a sua gestão.
Crie Fichas Técnicas Para os Pratos
A ficha técnica é uma ferramenta usada para padronizar os processos de seu restaurante.
Para que funcione ela contém as informações e dados de cada receita.
Ou seja, a quantidade de insumos usados, número de porções que rende, por quanto tempo pode ser armazenada, dentre outras informações.
Com esse tipo de informação e acompanhamento em mãos é possível diminuir o desperdício, pois você sabe exatamente quantas porções rende cada prato e a quantidade de produtos usados para armazená-las.
Dessa forma, as compras são otimizadas, a produção é consciente e evita que produtos vão parar no lixo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog do GrandChef, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre o ramo alimentício.