Os canais de comercialização são, segundo as teorias de Marketing, toda e qualquer forma na qual o nosso cliente tem acesso a nossos produtos ou serviços. É uma importante estratégia comercial, ainda que muito relegada por alguns empresários, o que em mercados de maior acirramento da concorrência pode levar à falência da empresa.
Não é muito difícil deparamos com empresas que têm produto, preço e propaganda adequados ao seu mercado-alvo, mas têm dificuldades em disponibilizar essa solução para o seu consumidor final, ou seja, o cliente tem grandes obstáculos para contato e aquisição daquele produto. Também encontramos casos que existem poucas possibilidades (locais, formas, acesso e outros) para adquirirmos determinados bens. E ainda temos o que considero a pior das situações: empresas que disponibilizam seus produtos em todo e qualquer canal (feiras não legalizadas, shopping, camelos, exposição em calçadas de centros urbanos e outros). Esta falta de definição prejudica todo o Mix de Marketing e acaba afastando e dificultando a vida do cliente.
No entanto, é possível fazer a definição estratégica de canais de comercialização por meio da elaboração de um Plano Marketing.
O empresário definirá:
1- Quem é o seu mercado alvo;
2- Qual a necessidade que irá atender (produtos/serviços);
3- Quanto que este mercado está disposto a pagar (preço);
4- Como o público-alvo busca informações sobre este produto (propaganda);
5- Onde o consumidor frequenta e acessa os produtos e serviços para compra-los (canais de comercialização).
A partir da construção planejada do Marketing da empresa, o empreendedor terá a capacidade de definir adequadamente qual a melhor forma de comercializar o seu produto.