Respondido por Sonia Helena dos Santos, especialista em gestão de pessoas
Valor, de uma forma ampla, pode ser traduzido como um conjunto de
normas e princípios socioculturais aceitos ou mantidos por indivíduos,
classe ou sociedade. E, dentro de pequenas empresas,
os valores são como o coração da cultura organizacional, definem o
sucesso em termos concretos para os empregados e estabelecem os padrões
que devem ser alcançados.
Valores correspondem ao que é importante para a organização e devem ser
considerados guias para o comportamento no dia-a-dia. A atribuição
principal dos líderes é divulgá-los e encontrar mecanismos eficientes
para internalizar os valores junto à equipe.
Em termos práticos, os valores devem estar alinhados à visão e à missão
da organização e, quando internalizados e compartilhados, gerem
sentimentos de sucesso pessoal, criam comprometimento e aumentam a
autoconfiança. Além disso, favorecem o comportamento ético, podendo
construir compatibilidade com os objetivos organizacionais e seus
diversos públicos – diretoria, acionistas, funcionários, fornecedores,
clientes e sociedade.
Considerando a sua importância, os valores devem ser definidos e
desenhados com um caráter de perenidade, resistindo aos modismos.
Portanto, podemos citar como exemplos de valores: mudança, inovação, qualidade, respeito, honestidade de propósito, dentre outros.