As inovações tecnológicas fazem parte do dia a dia dos consumidores brasileiros – a exemplo dos dispositivos móveis, que revolucionaram a maneira com que as empresas se relacionam com seus clientes. Para o segmento de alimentação fora do lar, uma das tendências que merece destaque consiste no cardápio eletrônico, um sistema digital de atendimento em restaurantes.
Trata-se de uma inovação que busca melhores resultados para os estabelecimentos e satisfação para os clientes. Diante esse cenário, o Boletim de Tendências deste mês aborda o potencial dos cardápios eletrônicos para as MPE do segmento de bares e restaurantes, seus benefícios e os principais pontos de atenção para adotar esta nova tendência.
Segundo a Associação Nacional dos Restaurantes dos EUA (NRA):
1- 79% dos consumidores acreditam que a tecnologia aumenta a conveniência;
2- 70% afirmam que a tecnologia acelera o serviço;
3- 70% apontam que a tecnologia melhora a precisão no pedido;
4- 35% afirmam que a tecnologia influencia na escolha do restaurante.
Segundo Felipe Maia Lo Sardo, cofundador da Goomer, em entrevista ao Sebrae Inteligência Setorial, os cardápios eletrônicos representam uma nova abordagem de exposição dos serviços ofertados pelos bares e restaurantes.
Normalmente, por meio de um dispositivo móvel, a tecnologia não apenas digitaliza o cardápio, mas também trabalha como um verdadeiro atendente, oferecendo ilimitadas interações com os consumidores, como a realização do pedido e o pagamento móvel.
Principais funcionalidades:
Uma das principais características dos cardápios eletrônicos consiste no seu alto potencial de personalização, no qual diversas funções podem ser adicionadas de acordo com as necessidades do pequeno negócio e do mercado onde atua. Com os cardápios eletrônicos, bares e restaurantes podem oferecer uma série de comodidades para seus clientes, enquanto garantem menores custos e mais agilidade nas operações.
1- Possibilita que o cliente realize o pedido por meio do sistema na mesa;
2- Disponibiliza informações detalhadas sobre os itens servidos;
3- Conta com versões em outros idiomas;
4- Permite que o cliente gerencie sua conta e possa realizar o pagamento;
5- Permite que o cliente avalie o serviço e tenha um canal de comunicação com a gerência;
6- Permite a coleta de informações sobre o perfil do consumidor.
Benefícios para bares e restaurantes:
Como visto, os cardápios eletrônicos contam com uma série de funcionalidades que podem ser adaptadas à realidade de cada negócio. Essas funcionalidades, por sua vez, trazem benefícios não só para os clientes, mas também para as empresas, que conquistam melhores resultados e se destacam no mercado.
Outros benefícios de destaque para as MPE:
1- Otimização da operação e consequente redução de custos;
2- Diminuição nos erros dos pedidos e de desperdícios;
3- Dinamismo para o empresário realizar mudanças no cardápio;
4- Aumento de consumo a partir de melhores informações sobre o cardápio;
5- Possibilidade de um feedback direto do cliente a partir do sistema eletrônico;
6- Contribuição para maior agilidade no atendimento e rotatividade de mesas;
7- Oferecer o cardápio traduzido nos principais idiomas e facilitar o atendimento a turistas e visitantes.
Pontos de atenção:
Mesmo com uma série de benefícios, os empreendedores devem estar atentos a diversos pontos na hora de adotar os cardápios eletrônicos, para que esta tecnologia traga o retorno esperado e contribua para a satisfação dos consumidores.
Para Felipe Maia Lo Sardo, alguns pontos são fundamentais para que as empresas de pequeno porte conquistem resultados expressivos com os cardápios eletrônicos:
1- Usabilidade e a experiência
Conte com soluções que levem em consideração a usabilidade e a experiência do consumidor durante o serviço. Neste caso, muitas funcionalidades podem confundir o cliente e reduzir os benefícios gerados pelo cardápio eletrônico.
2- Integração com outros sistemas
Busque a integração com outros sistemas da empresa, como o de estoque e de nota fiscal, o que pode garantir agilidade e redução de custos.
3- Adotar o cardápio eletrônico
Determine a melhor forma de adotar o cardápio eletrônico de acordo com o perfil da empresa e do consumidor, seja por meio de tablets, aplicativos, mesas interativas ou outras soluções.
4- Fornecedores de qualidade
Busque fornecedores de qualidade e que ofereçam suporte e apoio na implementação.
5- Simule testes
Treine a equipe e simule testes, de modo que a agilidade na realização dos pedidos seja acompanhada pela entrega do produto ao consumidor.
Soluções que podem reduzir os custos no investimento em cardápios eletrônicos:
1- Aluguel de equipamentos
Caso não conte com o recurso necessário para a compra de equipamentos, as MPE contam com a possibilidade de alugar os dispositivos a partir de empresas especializadas, como a Implement e a BRMobile.
2- Parceria com anunciantes
Para reduzir os custos operacionais, as MPE devem contar com anunciantes parceiros, os quais podem divulgar marca e demais ações de marketing no cardápio eletrônico.