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Cachaça, o segredo das vendas está na qualidade e forma de apresentação

Cachaça, o segredo das vendas está na qualidade e forma de apresentação

sebrae mercados, qualidade e forma de apresentação, expocachaça 2014

Entre os produtores, existem aqueles que acreditam na diferenciação, tanto pela qualidade quanto pela apresentação, e acreditam que essa agregação de valor permite a cobrança de preços diferenciados. A elaboração de embalagens luxuosas, chamativas ou alusivas a personalidades e eventos, visa atrair o público que busca dar a cachaça de presente e destacar-se como suvenir para os turistas.

sebrae mercados, qualidade e forma de apresentação, expocachaça 2014

Pode-se observar uma grande concentração de produtos na faixa de preços que se estende entre R$ 30,00 e R$ 60,00. Muitos produtores afirmam que o público (que se dividem entre leigos e degustadores), têm propensões a pagar pelo produto bastante diferentes. Os primeiros buscariam produtos mais baratos, mas cada vez mais palatáveis, e os degustadores, que seriam aqueles que entendem e apreciam o produto, estariam dispostos a pagar valores maiores e consumir produtos de qualidade, aprofundando-se nas características sensoriais da cachaça, nas premiações, certificações e no processo produtivo, destacando-se nesse último grupo, o processo de envelhecimento e a utilização de produtos orgânicos.

Entre as preocupações dos pequenos produtores podemos notar a dificuldade de comercialização, devido aos grandes produtores e a falta de conhecimento do público consumidor sobre as diferenças no processo produtivo de cachaças de alambique, produzidas em menores quantidades e com processo mais artesanal, e suas diferenças das industrializadas, chamadas de cachaças de coluna. Segundo os pequenos produtores o IPI, ICMS, Substituição Tributária ainda são barreiras para a comercialização de suas cachaças.

“A maior dificuldade dos produtores é a comercialização. Os grandes engolem os pequenos…O mercado brasileiro não sabe a diferença entre uma cachaça de coluna e uma cachaça de alambique…Ainda tem o IPI, o ICMS Substituição Tributária!…A maior dificuldade do produtor é o posicionamento da cachaça no mercado.”

Ana Lúcia, em visita a Expocachaça – Clube do Alambique – http://www.clubedoalambique.com.br/ – e Cachaça Coração de Minas.

Quer saber mais sobre o segmento da cachaça? Acesse a seção de Agro do Sebrae Mercados.

Fonte: Sebrae Mercados | Expocachaça 2014

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