Por razões econômicas a maioria das empresas não aloca recursos para terceirizar o recrutamento e a seleção dos candidatos. Ao empreendedor cabe analisar o melhor perfil para o cargo, disseminar anúncio e selecionar o candidato. Além da experiência profissional, é importante estar atento às competências, habilidades e atitudes do profissional. O valor do serviço prestado de recrutamento e seleção varia bastante, mas geralmente para cargos de nível tático/operacional corresponde a 60% do primeiro salário que o candidato vai receber – a ser pago pela empresa contratante. O processo de recrutamento e seleção dura no mínimo 20 dias úteis e resulta geralmente na seleção de 3 candidatos que são entrevistados pela empresa contratante.
Quando cabe ao empreendedor a seleção dos profissionais para o cargo, é fundamental que ele tenha conhecimento necessário para avaliar o candidato. Procure cursos voltados aos procedimentos de seleção em: análise de currículos, técnicas de entrevista, avaliação de competências, jogos e dinâmicas com foco em competências, entre outros.
As lojas exigem que os funcionários estejam preparados e bem qualificados, afinal diante do cliente são eles que refletem a imagem da marca e da empresa.
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