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Boletim: Concorrência com grandes redes de varejo

Boletim: Concorrência com grandes redes de varejo

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No segmento de Comércio Varejista, pequenos negócios podem (e devem) aproveitar as vantagens que possuem em relação aos grandes. Veja como obter bons resultados em seu estabelecimento e quais medidas devem ser adotadas:

BUSCA POR PRODUTOS COM ICONOGRAFIA REGIONAL

A partir da análise desta oportunidade, é interessante ao empreendedor de pequeno varejo que mantenha parceria com pequenos fornecedores da sua região. Eles garantirão o abastecimento do seu ponto de venda com produtos que possuam este diferencial: que tenham as características da cidade e, que despertem o interesse do consumidor em adquirir lembranças do local que visitou.

 

DRIBLANDO A FALTA DE QUALIFICAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL

Identificada como uma das maiores fraquezas dos varejistas de pequenos negócios, pode ser um fator decisivo na sobrevivência e no crescimento da empresa. Para amenizar esse problema, recomenda-se:

Cursos de capacitação: os empreendedores podem, com os cursos de capacitação em gestão, aprimorar a administração do seu próprio negócio, de forma a otimizar os resultados e melhorar a lucratividade. Uma dica de curso para melhorar a gestão são os cursos EAD Sebrae.

Parceria com fornecedores: segundo Ricardo Pastore, os grandes fornecedores oferecem treinamentos, cursos, seminários e capacitação para os pequenos negócios, pois, acabam afetados pela falta de qualificação.

PREÇO DOS GRANDES VAREJISTAS É SEMPRE MAIS BAIXO

Este aspecto é considerado uma ameaça. Essas empresas possuem maior poder de barganha com os fornecedores e, seus preços, em muitos casos, são inferiores aos praticados nos pequenos negócios.

Para que esta ameaça perca o impacto, o empresário pode adotar as seguinte ações:

Parceria com fornecedores: os pequenos negócios são canais de vendas estratégicos para fornecedores. Portanto, eles podem realizar negociações de médio e longo prazo com os fornecedores. Até atingirem preços competitivos.

Localização geográfica: um consumidor não comprará produtos com preços maiores tendo em sua proximidade preços menores. Logo, ir até o turista pode tornar essa diferença de preço irrelevante.

Saiba mais sobre Concorrência com grandes redes de varejo acessando o Boletim completo aqui:

http://www.sebraemercados.com.br/wp-content/uploads/2016/11/2013_09_06_BO_Agosto_Varejo_Concorr%C3%AAnciaVarejistas_pdf.pdf

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