Produtos orgânicos e com processos de fabricação mais naturais estão atraindo a atenção de muitos consumidores, dentre esses produtos estão os derivados da cana-de-açúcar, como a rapadura, por exemplo.
O consumo de derivados de cana-de-açúcar – rapadura, mel de engenho, melado e açúcar mascavo – é fortemente influenciado por hábitos regionais no Brasil e vem se ampliando na medida em que aumenta o consumo de produtos orgânicos e oriundos da agricultura familiar.
A demanda por adoçantes substitutos dos produtos industriais encontra, nesses derivados da cana-de-açúcar, um alimento que, além de proporcionar o sabor desejado, é fonte de energia rica em nutrientes.
O mercado é bastante diversificado, compreendendo desde redes de supermercados, feiras livres, lojas especializadas (delicatessem), panificadoras, restaurantes, hotéis, bares, cafeterias, academias de ginásticas até lanchonetes e restaurantes industriais.
Assim, podem ser identificadas duas categorias básicas de potenciais público:
1- Aqueles que utilizam o produto para consumo direto dos seus clientes
Restaurantes e hotéis: café da manhã, sobremesa e refeições.
2- Aqueles que compram para revenda
Supermercados, atacadistas, feiras livres e panificadoras.
A preferência do mercado deve ser objeto de acompanhamento constante pelo empreendedor e orientará a variedade dos produtos ofertados, juntamente com a disponibilidade de matéria-prima (preços, quantidade e qualidade).
Quais os fatores fundamentais para o posicionamento no mercado?
1- Qualidade;
2- Preço;
3- Apresentação.
A produção normalmente atende mercados bem segmentados, associados, na maioria das vezes a busca de produtos mais saudáveis e naturais, características regionais e culturais e nível maior de exigência quanto à qualidade do produto.
Fique atento, pois ainda que a produção seja artesanal, todo o processo produtivo deve ser altamente profissionalizado para que o empreendimento tenha condições de se diferenciar no mercado e sobreviver na atividade.
Conheça as exigências específicas para derivados da cana-de-açúcar.
Fonte: Sebrae 2014