Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Produtos derivados da Cana-de-Açúcar

Produtos derivados da Cana-de-Açúcar

Produtos orgânicos e com processos de fabricação mais naturais estão atraindo a atenção de muitos consumidores, dentre esses produtos estão os derivados da cana-de-açúcar, como a rapadura, por exemplo.

sebrae mercados, rapadura, derivados da cana-de-açucar

O consumo de derivados de cana-de-açúcar – rapadura, mel de engenho, melado e açúcar mascavo – é fortemente influenciado por hábitos regionais no Brasil e vem se ampliando na medida em que aumenta o consumo de produtos orgânicos e oriundos da agricultura familiar.

A demanda por adoçantes substitutos dos produtos industriais encontra, nesses derivados da cana-de-açúcar, um alimento que, além de proporcionar o sabor desejado, é fonte de energia rica em nutrientes.

O mercado é bastante diversificado, compreendendo desde redes de supermercados, feiras livres, lojas especializadas (delicatessem), panificadoras, restaurantes, hotéis, bares, cafeterias, academias de ginásticas até lanchonetes e restaurantes industriais.

Assim, podem ser identificadas duas categorias básicas de potenciais público:

1- Aqueles que utilizam o produto para consumo direto dos seus clientes

Restaurantes e hotéis: café da manhã, sobremesa e refeições.

2- Aqueles que compram para revenda

Supermercados, atacadistas, feiras livres e panificadoras.

A preferência do mercado deve ser objeto de acompanhamento constante pelo empreendedor e orientará a variedade dos produtos ofertados, juntamente com a disponibilidade de matéria-prima (preços, quantidade e qualidade).

Quais os fatores fundamentais para o posicionamento no mercado?

1- Qualidade;

2- Preço;

3- Apresentação.

A produção normalmente atende mercados bem segmentados, associados, na maioria das vezes a busca de produtos mais saudáveis e naturais, características regionais e culturais e nível maior de exigência quanto à qualidade do produto.

Fique atento, pois ainda que a produção seja artesanal, todo o processo produtivo deve ser altamente profissionalizado para que o empreendimento tenha condições de se diferenciar no mercado e sobreviver na atividade.

Conheça as exigências específicas para derivados da cana-de-açúcar.

Fonte: Sebrae 2014

You must login to add a comment.

Posts relacionados