Utilize os conceitos de vendas como um profissional.
Conheça a diferença entre Buyer Role e Buyer Persona
Buyer Role (Papéis do cliente)
É o papel que uma pessoa desempenha durante o processo de tomada de decisão de compra.
Podem ser distinguidos seis tipos de papeis de compra:
Iniciador: É a primeira pessoa que sugere a ideia sobre a aquisição de um produto.
Influenciador: É a pessoa que influencia aos compradores na tomada de decisão. Exemplo: consultor, assessor ou profissional especializado.
Tomador de decisão ou Decisor: É quem realiza a escolha final sobre o que comprar, onde comprar e quando comprar.
Comprador: É a pessoa encarregada por lidar com a parte burocrática da compra (pagamento, contratos, etc.).
Usuário final: É a pessoa que utilizará o produto.
Leia também: O que é CRM? Sistema CRM e o Atendimento ao Cliente
Buyer Persona
O mais importante das vendas é conhecer o seu cliente.
Sem saber quais são suas necessidades, não poderá explicar-lhes quais benefícios do seu produto que estão enfocados em satisfazer suas necessidades.
O buyer persona te ajuda a conhecer como é o seu cliente, se trata de uma representação semifictícia do seu cliente ideal que deve contemplar aspectos demográficos, emocionais, comportamentais e psicológicos.
Além disso, deve considerar quais são seus passatempos, interesses e como se desenvolve profissionalmente.
É a partir destas representações ou arquétipos de clientes que se podem definir estratégias de marketing e vendas, pois, aportam uma visão clara das qualidades de seu cliente, o que ele considera importante e o que você precisaria fazer para que ele compre seu produto ou serviço.