Os produtos processados denominados de plant-based, ou seja, que possuem na sua composição matérias-primas, exclusivamente de origem vegetal, que buscam espelhar as características de produtos de origem animal, serão regulados pelo MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Essa medida visa estabelecer uma concorrência justa no mercado de proteínas alternativas. A regulação abrange a produção e distribuição desses produtos conhecidos como plant-based. Trata-se de um produto inovador que necessita de maior transparência para o consumidor no que diz respeito as informações nutricionais, principalmente quanto a sua equivalência quando comparado a proteína animal. Essa preocupação, dentre outras, foram apontadas em uma consulta pública que envolveu entidades do setor de alimentos e potenciais consumidores.
Fonte: Alimentos Online. Disponível em: https://www.alimentosonline.com.br/index.php?action=vqfrNqZNVXbpyq8rPMKcaM21qYwLVA&artigo_id=7587. Publicado em 16/03/2022
Saiba mais sobre o setor de Alimentos e Bebidas acessando o canal do SEBRAE no Telegram, https://t.me/sebraevarejodealimentos.