Investir em uma oportunidade de mercado, a partir de uma ideia de negócio, exige conhecimentos que ajudam a diminuir riscos e incertezas. Por isso, a decisão de investir em determinada atividade deve ser precedida de uma análise mais aprofundada que considere variáveis como tamanho de mercado, preços, custos de capital, custos operacionais, entre outras.
Porém, antes de se dedicar a um Plano de Negócio, o empreender deve se valer da coleta de informações que o ajudará a construir uma visão mais abrangente do ambiente de mercado, tendo em vista a construção das estratégias do negócio.
Para facilitar esta trajetória, o Sebrae está publicando a Série Ideias de Negócios em vários segmentos. Entre eles, o comércio varejista. A venda direta ao consumidor é a atividade que mais movimenta a economia no País, na qual a comercialização de bens recebe forte influência do turismo.
Com o crescimento contínuo do setor de turismo e a realização dos megaeventos esportivos no Brasil, as oportunidades para os pequenos comércios ficam mais evidentes, e algumas, se tornam expoentes no setor varejista.
As sete ideias de negócios do comércio varejista exploram as oportunidades destacadas a seguir para que você possa se apropriar, inclusive, dos investimentos programados para os megaeventos que ocorrerão no Brasil.
É importante destacar que haverá maior volume de movimentação econômica tanto antes, como durante e após esses eventos. Razão pela qual essas oportunidades foram objeto de pesquisas e entrevistas com especialistas e empreendedores, com o objetivo de oferecer a você uma visão estratégica de cada uma das atividades a seguir.
Para acessar os conteúdos, clique nos títulos:
- Loja de Artigos Esportivos
- Loja de Artesanato
- Loja de Ferragens
- Loja de Produtos Descartáveis para Festa
- Loja de Bijuterias
- Loja de Alimentos Funcionais
- Loja de Equipamentos Musicais
Para cada um são apresentados conceitos e informações relativas a processo produtivo, mercado, marketing e vendas, canais de comercialização, estrutura, localização, equipamentos, tecnologia, necessidade de pessoal, custos e capital de giro, fonte de recursos, planejamento financeiro, legislação, cursos, eventos e sites com informações de interesse do empreendedor.