E, para que a sua equipe trabalhe de forma eficiente e produtiva,
primeiramente é preciso que os perfis profissionais e comportamentais
dos funcionários sejam compatíveis para que exista essa harmonia no
ambiente de trabalho.
Gilberto Guimarães, professor da Business School São Paulo, afirma que o
recrutamento das pessoas certas é crucial para montar o seu time ideal.
“O primeiro passo é definir qual o perfil ideal para o cargo que você
está buscando”, diz.
As competências técnicas são as mais fáceis de serem avaliadas, com
documentos e certificados, mas não devem ser os únicos aspectos
considerados na hora da contratação. “A competência comportamental é
mais difícil de medir, mas é possível traçar como a pessoa é com uma
avaliação psicológica”, explica Osmar Bueno de Carvalho Junior,
consultor de recursos humanos do Sebrae-SP. Com a ajuda dos
especialistas, EXAME.com listou os principais tipos de funcionários para
o time da sua empresa.
1) O comunicativo
A capacidade de interagir com pessoas é um traço comportamental
essencial para profissionais da área de vendas, por exemplo. “Ele se
abre, ouve e tem paciência. É aquela pessoa que gosta de se relacionar”,
afirma Guimarães.
A maneira como as vendas de um serviço ou produto são feitas interfere
na percepção que os clientes têm da sua marca e da empresa. “Se vai
trabalhar com o público, não pode ser uma pessoa mais séria porque não
vai atrair os clientes”, explica Junior.
por exemplo, colocar a mão na massa faz parte do caminho para se ter
sucesso. De nada adianta ter ótima visão do mercado e uma ideia de
produto ou serviço se não tem uma pessoa do time que se dedica a
executar essas ideias.
importante ter aquele profissional que gosta de fazer e é proativo. Esta
é uma competência daqueles profissionais que sabem quais são as medidas
e ações necessárias para solucionar cada problema.
metas sejam atingidas. Além disso, Junior ressalta que o
comprometimento deve ser estendido para as pessoas com quem ele
trabalha. “Tem que ter um espírito de trabalho em equipe, já que ninguém
trabalha sozinho”, afirma.
os valores e os objetivos da empresa aos funcionários. Dessa maneira,
ele conseguirá ter um time mais unido e com a percepção do que precisa
ser feito para alcançar os objetivos da empresa.
profissionais que são mais flexíveis e impulsivos tendem a ser mais
criativos. “São aquelas pessoas que gostam do processo de criação”,
conta Guimarães. Para ele, o líder não pode ser o único da empresa a ter
essa competência.
necessária tanto para promover o seu produto quanto na maneira de se
relacionar com o público-alvo.