Você está procurando um imóvel para estabelecer seu negócio e avaliando a conveniência ou não das alternativas propostas pelo mercado imobiliário? Então certamente está refletindo sobre aspectos legais do fechamento de um contrato de locação comercial, tais como: prazo, vigência e condições contratuais, entre outros igualmente importantes para que tenha um ponto de vendas adequado às suas atividades comerciais.
Mas considerar apenas o imóvel não basta. É preciso avaliar a localização de sob outros aspectos que potencializam as chances de sucesso do seu estabelecimento comercial, seja para locação ou para compra. O ponto comercial, principalmente quando se trata de comércio varejista de bens ou de serviços é determinante para um bom desempenho.
Depois de definido o perfil do consumidor que pretende atingir e o produto ou serviço a serem oferecidos, observe com atenção os quatro fatores algumas dicas listadas sobre esse tema.
- Fatores de acesso
Devem ser analisados sob a ótica de clientes, fornecedores e colaboradores. Pensando em ambos – cada um na situação específica para a qual se destinarão ao local – verifique estacionamento quanto à disponibilidade de espaço, aos horários e dias de melhor circulação; busque indicadores de conforto, segurança e higiene, não só do estacionamento como do seu entorno – incidência de ruídos da região, policiamento e iluminação, urbanização, coleta de lixo e limpeza urbana, por exemplo.
Não se esqueça de averiguar outro tópico de alta importância: o acesso de crianças, idosos e pessoas com qualquer tipo de necessidade especial.
Inclua a checagem dos diferentes meios de transporte para o acesso da equipe de trabalho.
- Fatores de visibilidade
Representam todas as variáveis que, à medida que seu potencial cliente se aproxima, facilitam a identificação visual do seu ponto de venda. São fatores que, juntamente com sua fachada e letreiro, farão o estabelecimento “saltar” aos olhos do público circulante, seja ele pedestre ou condutor de um veículo (lojas em frente a pontos de ônibus podem vir a ter a visibilidade comprometida por causa da aglomeração de pessoas).
- Fatores de atratividade
Cheque a proximidade de concorrentes, mas não se assuste com eles (Encontre um diferencial para o seu negócio e promova o conhecimento dele para seu público). Atente para outros negócios instalados na redondeza que atraiam o mesmo perfil de cliente que pretende atingir.
- Fatores operacionais
Verifique se o local atende às especificações do seu projeto em termos de área à produção e/ou prestação de serviços. Assegure-se, previamente, se há legislação específica em seu município sobre a localização de negócios da natureza que você pretende abrir fazendo uma consulta prévia de localização para o alvará de funcionamento.
Conheça mais sobre o tema
Ao analisar as condições do ponto comercial e, especialmente, a repercussão da escolha da localização no faturamento, é preciso considerar fatores que, isoladamente ou em conjunto, interferirão negativa e positivamente nas vendas. Além disso, podem ser muito mais abrangentes do que os citados aqui sob o aspecto do ambiente externo. Sem falar nos aspectos do ambiente interno. Portanto, se você quer conhecer mais sobre o tema que abrange a gestão do visual de uma loja, segue outra dica: matricule-se no curso do Sebrae, gratuito e a distância, Programa Varejo Fácil.
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