Quando se fala em albergue, a imagem que vem em mente é um lugar com quartos apertados, cheios de camas do tipo beliche, invariavelmente bagunçados e cheios de estudantes querendo conhecer pessoas de todos os lugares do mundo. Em outras palavras, acomodações coletivas de baixo custo, destinadas a estudantes e viajantes.
Ocorre que este este tradicional conceito de albergue, também conhecido como Pousada da Juventude ou Hostel, está mudando.
E essa mudança acompanha uma tendência mundial de valorização do design dos espaços, com ambientes bem decorados, elementos gráficos e obras de arte.
Somado a isso também há a mudança de perfil do público viajante jovem, que busca uma acomodação de preço acessível, não necessariamente de baixo custo, em ambiente moderno e aconchegante, somada a uma expectativa agradável de experiência e convivência social a ser vivida durante o período de hospedagem.
A modernização desses estabelecimentos, intitulados de Design Hostel, tem atraído também um novo mercado consumidor: pessoas que gostam de festas e baladas, mas não são necessariamente viajantes frequentes.
Isso ocorre porque os donos desses estabelecimentos têm investido em eventos sociais como estratégia de marketing para atrair um público “antenado” em tendências e conceitos inovadores. A estratégia funciona para mostrar o conceito do empreendimento, o ambiente, a infraestrutura e os serviços disponíveis, criando um posicionamento claro na mente do consumidor.
Executivos jovens em viagens de trabalho também são alvos dos Design Hostels. Aliado à utilização das redes sociais, o conceito do empreendimento é difundido e as estratégias de fidelização do público ganham corpo.
O conceito do albergue moderno surgiu na Europa, entre os anos 2009 e 2010, como resposta criativa à crise econômica mundial que afetou vários segmentos e, sendo o Turismo um setor muito sensível à crise, os estabelecimentos tiveram se que reinventar.
Esse tipo de hospedagem é representado em sua grande maioria por pequenas empresas, que são mais ágeis para se reestruturar do que grandes redes hoteleiras. Resultado: além de se manterem vivos, os proprietários desses empreendimentos criaram uma nova tendência de consumo para o segmento.
No Brasil, o Rio de Janeiro foi um dos primeiros Estados a adotar o conceito. O Leblon Spot foi o pioneiro, seguido pelo Oztel, em Botafogo, e o Z.bra, também no Leblon.
Na Bahia, foi inaugurado recentemente no Bairro do Rio Vermelho o FDesign Hostel, empreendimento que possui entre seus sócios o ator Luis Fernando Guimarães. A gestão do empreendimento fica a cargo do empreendedor Adriano Medeiros.
Como atrativos inovadores, o Hostel baiano possui sala de cinema e um espaço denominado Urubu Club, um terraço panorâmico com piscina onde são feitas festas e celebrações como, por exemplo, curtir um belo pôr do sol!
Os proprietários de albergues devem ficar atentos à tendência e aproveitar as oportunidades de negócio proporcionadas pelos grandes eventos que ocorrerão no Brasil nos próximos anos.