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Valores Empresariais – toda empresa precisa, inclusive as pequenas

Valores Empresariais – toda empresa precisa, inclusive as pequenas

ValoresNão há dúvida de que a força motriz que alavanca o sucesso de qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, são os seus funcionários. Mesmo sendo uma micro empresa ou de pequeno porte, a dedicação dos colaboradores é o que permite o desenvolvimento e crescimento do negócio.

É interessante ver como alguns empresários cobram essa dedicação com base em um trabalho bem feito, uma postura profissional, cumprimento de prazos, horários e metas, mas por incrível que pareça, não é difícil ter um funcionário que cumpra os deveres ou supere as expectativas. Para obter resultados assim, antes, os valores da empresa devem ser a base de sua administração.

Uma vez colocados no papel é hora de praticá-los fazendo com que toda e qualquer ação do empresário antes passe pelo crivo dos valores. Para colocá-los em funcionamento é preciso que ele faça a seguinte pergunta: Esta ação está de acordo com os valores estabelecidos? Feito isso haverá um processo de identificação do funcionário para com a postura da empresa.

Eduardo Ferraz, especialista em Gestão de Pessoas, cita quatro valores universais que deveriam ser seguidos por qualquer empresa que queira ser bem sucedida por muito tempo.

Ética – Parece uma palavra bonitinha, mas questionada em um país com tantos casos de corrupção, inclusive nas empresas privadas. Cumprir com todas as obrigações (contratos, salários, impostos etc.) traz segurança institucional para todos os funcionários e respeito por parte do mercado. Fazer o certo e evitar as pequenas malandragens custa mais caro, dá mais trabalho, mas vale muito a pena no longo prazo.

Meritocracia – Implementar a cultura do mérito é quase uma obrigação para quem quer aumentar a produtividade, os lucros e fidelizar clientes e colaboradores. Meritocracia pressupõe premiar, seja com promoções, aumento de salário, treinamentos ou pequenas regalias, aqueles que merecem, bem como punir, inclusive com demissão, quem não conseguir ou não quiser produzir com qualidade.

Melhoria contínua – A melhoria nos processos, produtos e serviços deveria ser uma obsessão contínua e uma prática diária de todos os colaboradores – a começar por seus dirigentes. Quando uma empresa se preocupa, genuinamente, em aprimorar o que já funciona bem, mostra a todos que, mesmo que seja muito bem sucedida, não tolera a zona de conforto. Companhias assim, além de admiradas, são verdadeiros “imãs” que atraem e retêm pessoas talentosas.

Foco nas pessoas – Empresas que se preocupam de verdade em dar as melhores condições de trabalho a seus colaboradores, tanto com relação aos benefícios quanto à política de treinamentos e feedbacks constantes, ficam conhecidas por bom atendimento aos clientes.

Pense nisso!

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Fonte: Portal da Revista Exame: http://exame.abril.com.br/pme.

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