Há algum tempo o mercado de beleza cresce constatando que vaidade como exclusividade feminina é coisa do passado. Nos últimos anos, os produtos e serviços para eles começaram a ganhar mais atenção e tudo indica que essa tendência veio para ficar. Dados da consultoria britânica Euromonitor International demonstram que as vendas de produtos voltados para a beleza masculina vão continuar crescendo.
Supermercados, farmácias e lojas de bairro são os locais preferidos para a aquisição de produtos por esses consumidores, conforme pesquisa Mintel Inspire: 81% deles compram seus produtos de higiene e cosméticos em lojas físicas, mesmo sem a existência de uma seção específica ou de estabelecimentos dedicados a esses itens.
Em entrevista a um portal de notícias do setor, Iris Ramirez, analista sênior do setor de Beleza e Cuidados Pessoais da Mintel, informou que 19% deles costumam comprar produtos de beleza sempre nas mesmas lojas, contra 15% das mulheres. Ou seja, quando o assunto é ambiente de compra, os homens se declararam mais fieis que as mulheres.
Essa perspectiva alanca o potencial de oportunidades como: lojas exclusivas de produtos de beleza para homens ou seções separadas para esse público dentro das lojas de varejo. Uma pesquisa encomendada pela L’Oréal apontou que 85% dos homens compram seus próprios produtos – o que indica que a aposta da comunicação visual de uma loja ou de uma seção exclusivamente masculina precisa ser planejada para atrair esse perfil de consumidor.
Mudança de comportamento
A mudança do comportamento masculino em relação à própria beleza é um fenômeno mundial. A aposta do mercado global para os próximos anos é a consolidação de um consumo mais forte em cosméticos, do que em produtos de higiene pessoal.
Uma pesquisa feita pela JWT com mil homens nos Estados Unidos e Inglaterra mostra que os cosméticos estão cada vez mais presentes na vida masculina:
- 54% usam produtos para os cuidados com a pele (hidratantes e cremes para os olhos)
- 33% depilam ou remove os pelos
- 39% usam protetor para lábios
- 29% fazem manicure
- 24% investem em tratamentos faciais
- 13% depilam a sobrancelha
- 19% fazem bronzeamento artificial
- 11% usam pós-bronzeadores
- 10% aplicam corretivos
- 9% usam base
Leia mais conteúdo relacionado ao tema: Perspectivas de mercado até 2015
Agenda do Setor: Feira Internacional de Beleza Profissional, dias 06 a 09 de setembro – São Paulo.
Fontes: Beatyfair; CosmeticaNews
Muitos homens se preocupa com a vaidade, porém o que a maioria preocupa mais é com a parte de reposição hormonal, que a partir de certa idade é preciso ficar atento com isso, até mesmo para não atrapalhar no desempenho sexual, e muitos não sabe, mas hoje já existe estimulantes naturais como o eferver up que é um efervescente natural para melhorar a taxa hormonal e o desempenho sexual.