CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Tendências 2013: marketing digital, mídias sociais e tecnologias

Tendências 2013: marketing digital, mídias sociais e tecnologias

Começam a ser divulgadas as diversas tendências que devem predominar nos mercados em 2013, e algumas ainda em 2014 e 2015. Apresento a vocês um retrato rápido, o qual pode ser transformado em filme à medida que venham a acontecer nos próximos anos.

Se você se pergunta o que tem com isso, a resposta é tudo. As tendências servem como norteador e permitem às empresas pensarem em seu futuro a partir do que irá acontecer e influenciará seu negócio. Com isso, o processo de planejamento é otimizado.

Confira aqui as tendências 2013 em marketing digital, mídias sociais e tecnologias:

Marketing Digital

1 – TV + mídia social

Conexão entre anúncios televisivos com as mídias sociais e o mundo online, com possibilidades, por exemplo, de uso de hashtags nas publicidades. Segundo pesquisa da E.life, “50,6% das pessoas assistem TV enquanto usam a internet: 37,6% enquanto ouvem rádio; e 21% enquanto leem jornais e revistas.

2 – Atendimento ao cliente nas redes sociais

Projeta-se que em 2013, 5% dos atendimentos a clientes seja feito pelas redes sociais. Algumas empresas podem ainda incentivar e apoiar aos clientes a ajudarem uns aos outros por meio do atendimento colaborativo.

3 – Potencial das redes sociais

Maior investimento das micro e pequenas empresas nas redes sociais.

4 – Avaliação das estratégias online

Criação de indicadores de desempenho pelas empresas para avaliarem estratégias online.

5 – Realidade aumentada

No Varejo, a tendência é de compartilhamento do ambiente físico nas redes sociais e realidade aumentada.

Mídias sociais

6 – Compras via celular

O uso de dispositivos móveis como meios de acesso ao comércio eletrônico, conteúdos e mídias sociais será maior do que via computadores pessoais. O Facebook previu que em 2015, nos Estados Unidos, os usuários de internet móvel ultrapassarão os da internet.

7 – Anúncios em mídias sociais

Anúncios em mídias sociais aumentarão e serão mais envolventes. Surgirão novos modelos de anúncios cujo diferencial será o de parecerem um conteúdo comum das redes e não uma propaganda. O conceito de convergência fará com que anúncios e conteúdos sejam intercambiáveis.

8 – Redes sociais locais

Crescerá as redes sociais locais e de nicho, como o microblog chinês Sina Weibo – que chegou a 400 milhões de usuários – e o Pinterest – cresceu 5.124 por cento. As empresas precisam então ampliar sua presença em variadas redes, não apenas nas tradicionais.

9 – Desempenho das marcas nas redes

Surgimento de novos softwares e ferramentas que captem informações disseminadas sobre marcas, produtos e serviços nas várias redes sociais, em tempo real, permitindo às empresas melhorar os serviços ao consumidor e prever futuros padrões e comportamentos de compra.

Tecnológicas (dados da Gartner)

10 – Celular x desktop

Experiência com dispositivos móveis irão suplantar a experiência com desktops (PCs). Em 2013, dispositivos móveis irão ultrapassar os PCs como meio de acesso à internet. Em 2015, cerca de 80% dos aparelhos telefônicos móveis em mercados maduros serão smartphones.

11 – Programação nas nuvens

A nuvem será o centro da vida digital para apps, conteúdos e preferências. Serviços se tornarão mais importantes do que os dispositivos em si.

12 – Banco de dados

As organizações devem se concentrar em bancos de dados não-tradicionais e fontes de dados externas. Os bancos de dados irão encontrar-se com as mídias sociais.

13 – Nuvem, pacotes de análises e bancos de dados

A nuvem, pacotes de análises e grandes bancos de dados irão acelerar em 2013 e 2014. Podem-se elaborar análises e simulações de cada ação relacionada a negócios. Os dispositivos móveis terão acesso a bancos de dados, apoiando a tomada de decisão empresarial.

14 – Aplicativos para celular

Em 2014, serão baixados mais de 70 bilhões de aplicativos móveis todos os dias. A maioria das organizações irá entregar aplicativos móveis para colaboradores por meio de lojas de aplicativos privadas.

15 – Banco de dados com mais capacidade

Ferramentas (servidores/bancos de dados) mais potentes para lidar com volumes estratosféricos de informações.

16 – Pay to use

Os softwares pagos pelo tempo de uso.

E então, muita coisa? Pois é, comece a pensar, monitorar e aprofundar seu conhecimento naquelas que se relacionam diretamente com seu negócio.

Aguarde o próximo post sobre tendências relacionadas ao consumo, consumidores e comportamentos.

Fontes:
http://www.forbes.com/sites/ericsavitz/2012/10/23/gartner-top-10-strategic-technology-trends-for-2013

http://www.fastcompany.com/3003473/cant-miss-social-media-trends-2013

http://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/digital/26160/9-tendencias-para-o-markeing-digital-em-2013.html

Edição: Fernanda Peregrino, da F&C Comunicação e Projetos.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae