Começam a ser divulgadas as diversas tendências que devem predominar nos mercados em 2013, e algumas ainda em 2014 e 2015. Apresento a vocês um retrato rápido, o qual pode ser transformado em filme à medida que venham a acontecer nos próximos anos.
Se você se pergunta o que tem com isso, a resposta é tudo. As tendências servem como norteador e permitem às empresas pensarem em seu futuro a partir do que irá acontecer e influenciará seu negócio. Com isso, o processo de planejamento é otimizado.
Confira aqui as tendências 2013 em marketing digital, mídias sociais e tecnologias:
Marketing Digital
1 – TV + mídia social
Conexão entre anúncios televisivos com as mídias sociais e o mundo online, com possibilidades, por exemplo, de uso de hashtags nas publicidades. Segundo pesquisa da E.life, “50,6% das pessoas assistem TV enquanto usam a internet: 37,6% enquanto ouvem rádio; e 21% enquanto leem jornais e revistas.
2 – Atendimento ao cliente nas redes sociais
Projeta-se que em 2013, 5% dos atendimentos a clientes seja feito pelas redes sociais. Algumas empresas podem ainda incentivar e apoiar aos clientes a ajudarem uns aos outros por meio do atendimento colaborativo.
3 – Potencial das redes sociais
Maior investimento das micro e pequenas empresas nas redes sociais.
4 – Avaliação das estratégias online
Criação de indicadores de desempenho pelas empresas para avaliarem estratégias online.
5 – Realidade aumentada
No Varejo, a tendência é de compartilhamento do ambiente físico nas redes sociais e realidade aumentada.
Mídias sociais
6 – Compras via celular
O uso de dispositivos móveis como meios de acesso ao comércio eletrônico, conteúdos e mídias sociais será maior do que via computadores pessoais. O Facebook previu que em 2015, nos Estados Unidos, os usuários de internet móvel ultrapassarão os da internet.
7 – Anúncios em mídias sociais
Anúncios em mídias sociais aumentarão e serão mais envolventes. Surgirão novos modelos de anúncios cujo diferencial será o de parecerem um conteúdo comum das redes e não uma propaganda. O conceito de convergência fará com que anúncios e conteúdos sejam intercambiáveis.
8 – Redes sociais locais
Crescerá as redes sociais locais e de nicho, como o microblog chinês Sina Weibo – que chegou a 400 milhões de usuários – e o Pinterest – cresceu 5.124 por cento. As empresas precisam então ampliar sua presença em variadas redes, não apenas nas tradicionais.
9 – Desempenho das marcas nas redes
Surgimento de novos softwares e ferramentas que captem informações disseminadas sobre marcas, produtos e serviços nas várias redes sociais, em tempo real, permitindo às empresas melhorar os serviços ao consumidor e prever futuros padrões e comportamentos de compra.
Tecnológicas (dados da Gartner)
10 – Celular x desktop
Experiência com dispositivos móveis irão suplantar a experiência com desktops (PCs). Em 2013, dispositivos móveis irão ultrapassar os PCs como meio de acesso à internet. Em 2015, cerca de 80% dos aparelhos telefônicos móveis em mercados maduros serão smartphones.
11 – Programação nas nuvens
A nuvem será o centro da vida digital para apps, conteúdos e preferências. Serviços se tornarão mais importantes do que os dispositivos em si.
12 – Banco de dados
As organizações devem se concentrar em bancos de dados não-tradicionais e fontes de dados externas. Os bancos de dados irão encontrar-se com as mídias sociais.
13 – Nuvem, pacotes de análises e bancos de dados
A nuvem, pacotes de análises e grandes bancos de dados irão acelerar em 2013 e 2014. Podem-se elaborar análises e simulações de cada ação relacionada a negócios. Os dispositivos móveis terão acesso a bancos de dados, apoiando a tomada de decisão empresarial.
14 – Aplicativos para celular
Em 2014, serão baixados mais de 70 bilhões de aplicativos móveis todos os dias. A maioria das organizações irá entregar aplicativos móveis para colaboradores por meio de lojas de aplicativos privadas.
15 – Banco de dados com mais capacidade
Ferramentas (servidores/bancos de dados) mais potentes para lidar com volumes estratosféricos de informações.
16 – Pay to use
Os softwares pagos pelo tempo de uso.
E então, muita coisa? Pois é, comece a pensar, monitorar e aprofundar seu conhecimento naquelas que se relacionam diretamente com seu negócio.
Aguarde o próximo post sobre tendências relacionadas ao consumo, consumidores e comportamentos.
http://www.fastcompany.com/3003473/cant-miss-social-media-trends-2013
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Edição: Fernanda Peregrino, da F&C Comunicação e Projetos.