Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sustentabilidade nos pequenos negócios

Sustentabilidade nos pequenos negócios

148

Apesar de pequenos no tamanho, as microempresas, os empreendimentos de pequeno porte e os microempreendedores individuais, são gigantes quando o assunto é a sua importância para o crescimento econômico brasileiro. De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae em parceria com o Dieese (2011), eles representam 99% das empresas do país em quantidade, movimentando aproximadamente um quarto de PIB. São eles quem asseguram o trabalho de cerca de 60% dos brasileiros com empregos formais, segundo dados do Sebrae (2013).

Ao mesmo tempo em que aumenta o poder de compra, a população continua crescendo. Isso significa cada vez mais gente consumindo em maior variedade e quantidade. Para o empreendedor, esse é um cenário de oportunidades promissoras. É preciso lembrar que, ao passo em que se aumenta a demanda por produtos e serviços, cresce também a pressão sobre a natureza. Tudo o que se consome provém dela, seja em forma de água, energia, minérios, insumos vegetais, animais ou outros. Conforme avançam os padrões de consumo, aumenta também a geração de resíduos. Hoje, já é sabido que o volume de lixo produzido no Brasil cresce mais rápido que a população.

Não é novidade: é impossível continuar crescendo sem mudar a forma de fazer negócios. A palavra sustentabilidade está em voga não por acaso, mas porque realmente se faz necessário aprender a empreender, considerando que os recursos naturais de nosso planeta são finitos.

Gestão responsável, estímulo ao desenvolvimento local e sustentabilidade estão na pauta dos gestores públicos e já se tornaram fatores essenciais para a vantagem competitiva das empresas.

O momento requer caminhos inovadores e parcerias entre os setores público e privado, a fim de inaugurar um novo paradigma no desenvolvimento econômico com o equilíbrio que requer os conceitos da sustentabilidade.

O Sebrae disponibiliza um guia prático para gestores públicos, empresários de pequenos negócios e sociedade civil, que contribui com informações sobre as principais políticas públicas nacionais, as demandas e oportunidades geradas, além de apresentar casos de sucesso nacionais e internacionais.

 

Acesse o guia em http://www.sustentabilidade.sebrae.com.br/Sustentabilidade/Cartilhas/Guia-Pr%C3%A1tico-para-a-Sustentabilidade-nos-Pequenos-Neg%C3%B3cios

You must login to add a comment.

Posts relacionados