CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Sustentabilidade nos pequenos negócios

Sustentabilidade nos pequenos negócios

148

Apesar de pequenos no tamanho, as microempresas, os empreendimentos de pequeno porte e os microempreendedores individuais, são gigantes quando o assunto é a sua importância para o crescimento econômico brasileiro. De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae em parceria com o Dieese (2011), eles representam 99% das empresas do país em quantidade, movimentando aproximadamente um quarto de PIB. São eles quem asseguram o trabalho de cerca de 60% dos brasileiros com empregos formais, segundo dados do Sebrae (2013).

Ao mesmo tempo em que aumenta o poder de compra, a população continua crescendo. Isso significa cada vez mais gente consumindo em maior variedade e quantidade. Para o empreendedor, esse é um cenário de oportunidades promissoras. É preciso lembrar que, ao passo em que se aumenta a demanda por produtos e serviços, cresce também a pressão sobre a natureza. Tudo o que se consome provém dela, seja em forma de água, energia, minérios, insumos vegetais, animais ou outros. Conforme avançam os padrões de consumo, aumenta também a geração de resíduos. Hoje, já é sabido que o volume de lixo produzido no Brasil cresce mais rápido que a população.

Não é novidade: é impossível continuar crescendo sem mudar a forma de fazer negócios. A palavra sustentabilidade está em voga não por acaso, mas porque realmente se faz necessário aprender a empreender, considerando que os recursos naturais de nosso planeta são finitos.

Gestão responsável, estímulo ao desenvolvimento local e sustentabilidade estão na pauta dos gestores públicos e já se tornaram fatores essenciais para a vantagem competitiva das empresas.

O momento requer caminhos inovadores e parcerias entre os setores público e privado, a fim de inaugurar um novo paradigma no desenvolvimento econômico com o equilíbrio que requer os conceitos da sustentabilidade.

O Sebrae disponibiliza um guia prático para gestores públicos, empresários de pequenos negócios e sociedade civil, que contribui com informações sobre as principais políticas públicas nacionais, as demandas e oportunidades geradas, além de apresentar casos de sucesso nacionais e internacionais.

 

Acesse o guia em http://www.sustentabilidade.sebrae.com.br/Sustentabilidade/Cartilhas/Guia-Pr%C3%A1tico-para-a-Sustentabilidade-nos-Pequenos-Neg%C3%B3cios

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae