Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sustentabilidade nos negócios

Sustentabilidade nos negócios

147

Os cuidados com o meio ambiente se tornaram critérios de extrema relevância no âmbito nacional e internacional. A pressão e a mobilização social força as empresas, de maneira cada vez mais frequente, a adotarem posturas sustentáveis. Esse novo comportamento, entretanto, se baseia em questões estratégicas ligadas à sustentabilidade das empresas. Atualmente, gerar lucro com responsabilidade social e ambiental se relaciona com a sobrevivência dos negócios.

Com vistas a encarar esse novo desafio nas empresas, as empresas têm implantado o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) – um conjunto organizado e integrado de ações que apontam para o processo produtivo ambientalmente seguro.

A aplicação do SGA pode contribuir em diversos fatores, a exemplo do aumento da competitividade, da redução de custos e de desperdícios, bem como na melhoria da relação entre colaboradores e organização. Portanto, as ferramentas devem ser encaradas como um investimento e não como custos.

Segundo a Companhia Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH), por meio do projeto “Educação Ambiental como Instrumento de Gestão para as Empresas” um sistema de gestão ambiental consiste em cinco principais elementos:

1 – Uma política ambiental pública, assumindo o compromisso da empresa com as melhorias ambientais;

2- Análise, identificação e avaliação dos impactos e efeitos ambientais dos negócios;

3- Determinação de estratégias e ações ambientais para a realização dos objetivos e alcance das metas;

4- Um programa de gerenciamento, treinamento, comunicação social e educação ambiental para a realização dos objetivos e alcance das metas;

5- Prevenção e redução dos resíduos gerados em todos os setores do processo produtivo com definição dos procedimentos para tratamento dos resíduos e efluentes.

 

Finalizando, são exemplos de aspectos ambientais nas empresas:

– Resíduos e descargas de efluentes líquidos;

– Uso da água;

– Uso de energia;

– Utilização de outros recursos naturais.

 

Saiba mais sobre o assunto. Acesse: http://bis.sebrae.com.br/GestorRepositorio/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/1f6d70bc6570efdf31e82711e0211348/$File/4402.PDF

You must login to add a comment.

Posts relacionados