Em tempos de crise, reduzir custos é palavra de ordem em qualquer empresa, e a sustentabilidade pode ser o caminho para isso. Sobretudo porque pode gerar ganhos financeiros, sociais e ambientais. É um processo de “ganha-ganha” para todos: o Brasil, a sociedade, as empresas e a população de um modo geral.
Confira dicas para tornar a sua loja sustentável:
1- Medidas sustentáveis
Os varejistas podem e devem adotar medidas sustentáveis em seu estabelecimento, reduzindo o seu impacto no meio ambiente, contribuindo para que as gerações futuras tenham melhores condições de vida e tornando o negócio mais competitivo.
2- Eliminando desperdícios
Muitas vezes, bastam providências simples para uma empresa se tornar sustentável. Em outras, é preciso um choque de administração. Em todos os casos, a sustentabilidade ajudará o negócio a eliminar desperdícios, fazer ajustes de comportamento, adequar instalações, procedimentos operacionais e equipamentos.
3- Reduzindo o consumo
Reduzir o consumo de água e energia é uma medida de sustentabilidade que qualquer varejo pode adotar. Ao utilizar de forma mais racional a eletricidade, por exemplo, a empresa poupa recursos e minimiza a pressão desse item sobre os preços cobrados do cliente, resultando em condições melhores para enfrentar a concorrência e disputar o mercado.
Para ajudar o empresário a saber por onde começar, dicas e estudos completos para adotar medidas sustentáveis em seu varejo. Confira:
Sustentabilidade: práticas saudáveis que impulsionam o seu negócio.
Aprenda a usar o marketing sustentável na prática.
Sustentabilidade: vá além do conceito e promova ações.
Preservar ajuda a natureza e ainda gera economia.
Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.