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Sua empresa já está no Facebook?

Sua empresa já está no Facebook?

Recentemente, escrevi sobre como utilizar o Google a favor do marketing de sua empresa. Desta vez, quero chamar sua atenção para o Facebook, maior rede social do mundo e que já conta com 65 milhões de usuários no Brasil.

Muitas empresas já perceberam o público potencial para os seus produtos e serviços. Essa ferramenta pode ser um grande aliado ao marketing da empresa.

Para tanto, é necessário conhecer seus recursos, bons exemplos de empresas e usá-lo diariamente.

O primeiro passo é possuir um perfil e uma página. Com o perfil, você pode construir uma rede de amigos pessoais que poderão ser os primeiros fãs de sua página. Com a página, será possível obter um endereço de sua empresa na internet, construir uma rede de clientes e potenciais clientes que seguirão sua marca/produto/serviço e anunciar com publicidade, matérias e promoções.

Antes de mostrar o passo a passo, vamos às possibilidades que o Facebook proporciona:

Lançamento ou promoção de produtos

Não é raro acessar nossa linha do tempo (timeline) no Facebook e não se deparar com uma foto de uma torta ou comida qualquer; e quando buscamos ver quem a postou, vemos que muitas vezes se trata de uma empresa promovendo seus produtos. As pessoas ficam com água na boca e se pudessem fariam o pedido da “tentação” pra receber em casa, ou ficariam com vontade de ir ao restaurante, padaria ou doceria. Também é frequente a apreciação na mídia social de bolsas, sapatos e utensílios de decoração. Mas qualquer que seja seu produto, sempre haverá na rede pessoas que poderão apreciar as imagens deste.

Serviços e publicidade espontânea

Uma tendência do marketing nas redes sociais, que vai além de vender diretamente seus produtos, é produzir serviços que agregue algo gratuito ao leitor. Aliás, esse é o cerne da existências da rede social: a colaboração ou o compartilhamento de itens gratuitamente. Assim, se sua empresa é um restaurante, padaria, doceria ou afins, uma boa estratégia é compartilhar dicas e receitas culinárias. Se sua empresa é do comércio de confecções ou calçados, você deve disseminar dicas e tendências de moda e ao mesmo tempo, é claro, inserir a sua marca de alguma forma.

Fazer promoções e sorteios ou concursos

Realizar um sorteio de algo interessante ou fazer um concurso de frases, ou respostas mais criativas sobre um tema, tem se mostrado uma excelente forma de atrair seguidores. Para isso conheça outras dicas na internet para fazer isso.

Alcançar seu público alvo pagando pouco

Se a sua empresa possui um alcance local, uma pequena cidade ou um pequeno bairro, ou possui uma segmentação específica, o Facebook consegue, por exemplo, alcançar as pessoas apenas da sua cidade, mulheres ou homens, em determinada faixa etária, entre vários outros atributos e variáveis para a publicidade. O exemplo abaixo identificou que o Facebook contém 1220 mulheres entre 13 e 50 anos que moram em Copacabana e que se interessam por moda, beleza e luxo.

 

E para alcançar esse público, a ferramenta poderá te cobrar até R$ 0,05 (cinco centavos) por pessoa que siga sua página ou curta sua imagem. E você poderá pagar, por exemplo, dois reais por dia. Com isso, o Facebook lhe “entregaria” 40 seguidores por dia. Imagine ter o seu exato público alvo seguindo a sua página. Isso é possível.

Como proceder

1-      Faça seu perfil:

2-      Crie sua página:

3-      Use e conheça os recursos do Facebook:

4-      Anuncie no Facebook:

5-      Crie promoções e concursos gratuitos:

6-      Saiba como criar uma loja virtual no Facebook

Enfim, não deixe de começar a usar essa ferramenta em favor de sua empresa. Bons negócios!

Lucio Pires

Lucio Pires

AdvogadoSebrae
Analista Técnico do Sebrae Nacional. Trabalho com negócios digitais com formação em Negócios Exponenciais pela Singularity University – Califórnia, EUA. Especialista em Gestão de Pequenos Negócios (FIA/USP). Advogado especialista em Direito Empresarial (Estacio). Matemático com especialização em Finanças (UFBA).

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