Você saberia responder como uma farmácia pode se diferenciar de outra? De forma geral, os medicamentos são um dos principais motivos pelos quais os clientes frequentam esse espaço e estão presentes em todos os estabelecimentos.
A diversidade no mix de produtos pode ser uma questão importante na hora da diferenciação. Nesse grupo, também é adicionado a localização do negócio, a política de preços e descontos.
No entanto, o ponto mais forte do seu empreendimento é, sem dúvidas, o bom atendimento. Afinal, ele é responsável por garantir confiança do cliente e fazer com que ele retorne ao estabelecimento.
A estudante de direito, Bianca Mayer, 28 anos, destaca que já deixou de ir a uma farmácia por causa do mau atendimento do atendente. “ Fiquei esperando por cerca de cinco minutos para ser atendida. Quando ele chegou, não conseguiu resolver o problema. Como precisava do medicamento, tive que recorrer a outra farmácia”, relata.
Já o professor de inglês, João Gabriel Azevedo, 29 anos, conta que a avaliação do Google Meu Negócio faz toda a diferença na hora de definir o local em que pretende adquirir um medicamento. “Sempre olho a pontuação do Google e os comentários dos clientes. Assim, eu já sei que a chance de acertar o local é maior”, relata.
Por meio desses relatos, é possível perceber que o atendimento é um dos pontos-chaves para o sucesso do negócio. Caso contrário, a sua farmácia poderá perder um diferencial competitivo no mercado.
Como saber se o atendimento é de qualidade?
A melhor forma para descobrir a qualidade do seu atendimento é conversando com os consumidores. Você pode disponibilizar um espaço na matriz e em todas as outras filiais para que ele avalie o comportamento do atendente.
Esse processo deve ser desenvolvido de forma anônima. Para evitar problemas, recomendamos não intimidar as pessoas que fazem parte da equipe. A intenção não é fazer uma espécie de “caça às bruxas”, mas sim de pensar quais são as melhores estratégias para potencializar os resultados como um todo.
É fundamental deixar claro que nem todos os consumidores se sentem seguros e estão disponíveis a demonstrar a opinião sobre o empreendimento. Mesmo que você colete poucas avaliações, já é possível desenhar uma panorama geral sobre o serviço que é oferecido.
Existem ainda algumas características que ajudam a identificar que o atendente não está executando um ótimo trabalho, como: ausência de apatia e falta de motivação; atendimento lente; relacionamento frio e humanizado; ausência de empatia com os consumidores; falta de conhecimento do produto e falta de respeito com as pessoas.
O que fazer após os resultados da equipe?
Uma dica interessante é investir em capacitação dos colaboradores. Você pode desenvolver um próprio treinamento para os funcionários ou buscar recursos externos, como um curso de atendente de farmácia gratuito.
O conteúdo contém certificados válidos, é possível estudar de onde quiser, o preço é acessível e os cursos são atualizados. Veja abaixo os pontos abordados.
- Atribuições Do Balconista De Farmácia;
- Organização E Funcionamento De Farmácia;
- Fracionamento De Medicamentos;
- Siglas – Medicamentos;
- Farmacologia;
- Finalidade Do Uso De Medicamentos;
- Ação Do Medicamento No Organismo;
- Formas Farmacêuticas;
- Medicamento De Referência;
- Medicamento Genérico;
- Medicamento Similar.
Após finalizar o curso de atendente de farmácia, o aluno estará apto a trabalhar em outros segmentos do atendimento ao cliente e técnicas de vendas, e não somente da área de farmácia. É uma ótima oportunidade para aumentar as chances de empregabilidade.
Agora que você já sabe a importância de um bom atendimento para quem trabalha em farmácia, siga-nos nas redes sociais e conheça outras informações que impactam nos resultados do seu negócio.