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Qual é a importância de um bom atendimento para quem trabalha em farmácia?

Qual é a importância de um bom atendimento para quem trabalha em farmácia?

Você saberia responder como uma farmácia pode se diferenciar de outra? De forma geral, os medicamentos são um dos principais motivos pelos quais os clientes frequentam esse espaço e estão presentes em todos os estabelecimentos.

A diversidade no mix de produtos pode ser uma questão importante na hora da diferenciação. Nesse grupo, também é adicionado a localização do negócio, a política de preços e descontos.

No entanto, o ponto mais forte do seu empreendimento é, sem dúvidas, o bom atendimento. Afinal, ele é responsável por garantir confiança do cliente e fazer com que ele retorne ao estabelecimento.

A estudante de direito, Bianca Mayer, 28 anos, destaca que já deixou de ir a uma farmácia por causa do mau atendimento do atendente. “ Fiquei esperando por cerca de cinco minutos para ser atendida. Quando ele chegou, não conseguiu resolver o problema. Como precisava do medicamento, tive que recorrer a outra farmácia”, relata.

Já o professor de inglês, João Gabriel Azevedo, 29 anos, conta que a avaliação do Google Meu Negócio faz toda a diferença na hora de definir o local em que pretende adquirir um medicamento. “Sempre olho a pontuação do Google e os comentários dos clientes. Assim, eu já sei que a chance de acertar o local é maior”, relata.

Por meio desses relatos, é possível perceber que o atendimento é um dos pontos-chaves para o sucesso do negócio. Caso contrário, a sua farmácia poderá perder um diferencial competitivo no mercado.

Como saber se o atendimento é de qualidade?

A melhor forma para descobrir a qualidade do seu atendimento é conversando com os consumidores. Você pode disponibilizar um espaço na matriz e em todas as outras filiais para que ele avalie o comportamento do atendente.

Esse processo deve ser desenvolvido de forma anônima. Para evitar problemas, recomendamos não intimidar as pessoas que fazem parte da equipe. A intenção não é fazer uma espécie de “caça às bruxas”, mas sim de pensar quais são as melhores estratégias para potencializar os resultados como um todo.

É fundamental deixar claro que nem todos os consumidores se sentem seguros e estão disponíveis a demonstrar a opinião sobre o empreendimento. Mesmo que você colete poucas avaliações, já é possível desenhar uma panorama geral sobre o serviço que é oferecido.

Existem ainda algumas características que ajudam a identificar que o atendente não está executando um ótimo trabalho, como: ausência de apatia e falta de motivação; atendimento lente; relacionamento frio e humanizado; ausência de empatia com os consumidores; falta de conhecimento do produto e falta de respeito com as pessoas.

O que fazer após os resultados da equipe?

Uma dica interessante é investir em capacitação dos colaboradores. Você pode desenvolver um próprio treinamento para os funcionários ou buscar recursos externos, como um curso de atendente de farmácia gratuito.

O conteúdo contém certificados válidos, é possível estudar de onde quiser, o preço é acessível e os cursos são atualizados. Veja abaixo os pontos abordados.

  • Atribuições Do Balconista De Farmácia;
  • Organização E Funcionamento De Farmácia;
  • Fracionamento De Medicamentos;
  • Siglas – Medicamentos;
  • Farmacologia;
  • Finalidade Do Uso De Medicamentos;
  • Ação Do Medicamento No Organismo;
  • Formas Farmacêuticas;
  • Medicamento De Referência;
  • Medicamento Genérico;
  • Medicamento Similar.

Após finalizar o curso de atendente de farmácia, o aluno estará apto a trabalhar em outros segmentos do atendimento ao cliente e técnicas de vendas, e não somente da área de farmácia. É uma ótima oportunidade para aumentar as chances de empregabilidade.

Agora que você já sabe a importância de um bom atendimento para quem trabalha em farmácia, siga-nos nas redes sociais e conheça outras informações que impactam nos resultados do seu negócio.

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