CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Qual a importância das placas de segurança para seus funcionários?

Qual a importância das placas de segurança para seus funcionários?

A sinalização é uma alternativa muito eficiente para assegurar o bem-estar da equipe e evitar acidentes de trabalho. Nesse sentido, é preciso mencionar a importância das placas de segurança como medidas preventivas e que garantem a segurança e a saúde coletiva. 

Além disso, é fundamental que empreendedores, líderes e gestores compreendam a importância das placas de segurança e como elas podem ser úteis dentro do ambiente de trabalho. Afinal, a imprudência pode custar todo o futuro de uma organização. 

As placas de segurança são consideradas um Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) e, por sua vez, são utilizadas para lembrar os funcionários dos materiais necessários para evitar a execução das atividades ou qualquer outra normativa que deve ser seguida. 

Pensando na importância das placas de segurança para o trabalhador, preparamos este post. Nele, você verá a importância dos itens de sinalização e como eles podem garantir condições seguras de trabalho. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo! 

Por que usar as placas de segurança?

A Norma Regulamentadora 12 (NR-12) do Ministério do Trabalho – responsável pela regulamentação das atividades em máquinas e equipamentos – estabelece a aplicação obrigatória da sinalização em estabelecimentos e fábricas. 

Dessa forma, as placas são utilizadas a fim de resguardar a integração física e mental dos colaboradores, servindo como uma espécie de ‘’lembrete’’ para as atividades que apresentam riscos ou áreas que demandam mais atenção. 

Além disso, por serem caracterizadas como EPC’s, as placas de segurança devem compor todo o chão das fábricas e estabelecimentos, bem como no maquinário e nas áreas restritas da empresa. 

Onde deve ter as placas de segurança?

De fato: as placas de segurança devem ser utilizadas, assim como todos os outros ítens de proteção, pois são equipamentos de sinalização fundamentais para garantir a segurança no ambiente de trabalho.

Portanto, se você tem uma empresa de circuito impresso, por exemplo as placas devem ser colocadas em máquinas, equipamentos e também no local de uso.

Com isso, a sinalização serve como uma ‘’orientação’’ para auxiliar os funcionários sobre a operação dos equipamentos, além de oferecer instruções das formas de manuseio. 

Quais são os tipos de sinalização? 

Não basta saber a importância das placas de segurança, é necessário entender como elas atuam e quais são os tipos de sinalização. 

Sendo assim, já que o objetivo é chamar a atenção de todos sobre os riscos presentes em equipamentos, como na cadeira elevador, ou até mesmo no andamento das atividades. Listamos a seguir como a sinalização pode ser feita. Confira: 

  • Cores;
  • Símbolos;
  • Sinais luminosos;
  • Sinais sonoros.

Medidas importantes sobre as placas de segurança

Por fim, é importante ressaltar alguns pontos fundamentais na hora de aplicar as placas de segurança. Veja a seguir: 

  • A sinalização deve ser entendida facilmente, localizada em locais estratégicos e de destaque;
  • Devem ser adotados sinais mais fortes se necessário, para indicar perigo;
  • Máquinas fabricadas antes da vigência da NR-12 devem ser analisadas com todas as informações: fabricante, marca, modelo, tipo, ano de fabricação, número de série ou identificação. 

Portanto, lembre-se de avaliar locais que necessitam de placas de segurança, além de avaliar a durabilidade do maquinário. 

Agora que você já sabe qual a importância das placas de segurança para seus funcionários, o que acha de investir nesses itens e ter sucesso?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Luna BugattiEspecialista


Me siga