Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Quais serviços mais cresceram durante a pandemia?

Quais serviços mais cresceram durante a pandemia?

A pandemia pode ter afetado enormemente a economia de vários países. Mas, há algumas poucas áreas que cresceram nesse período. De fato, alguns serviços na pandemia cresceram exponencialmente. 

Se você se interessou sobre esse assunto, então confira quais os serviços na pandemia que mais apresentaram crescimento e por que. Confira! 

  • Quais serviços na pandemia cresceram? 

Os dados apresentados são da Associação Comercial de São Paulo e do SEBRAE. 

De acordo com essas duas instituições, cerca de 59% dos negócios fecharam as portas durante a pandemia. Ou seja, mais de 10 milhões de empresas foram afetadas temporariamente durante o período da pandemia do coronavírus. 

Porém, outras empresas entenderam que precisavam inovar e mudar a maneira que ofereciam seus serviços e produtos aos clientes. 

Com os clientes ficando mais em casa, muitos desses serviços mudaram a maneira que interagiam com seus respectivos clientes. 

Veja quais foram esses serviços que conseguiram crescer na pandemia: 

  • 1. Serviços a domicílio 

Não importa qual era o seu serviço: se você conseguiu oferecê-lo a domicílio, você certamente pode ter crescimento na pandemia. 

Isso valeu para as mais variadas profissões: manicures, cabeleireiros, até lavadores de carro. Enfim, variados serviços que na pandemia foram até seus clientes, em casa, para executar o que antes os clientes saíam de casa para ter. 

Se você não queria ir até uma loja ou shopping, as vendedoras levavam malas de roupas até sua residência, deixavam lá. Você experimentava e ficava com os produtos que desejava, fazia o pagamento e as malas eram retornadas. 

Dessa forma, foi possível incluir como serviços a domicílio até serviços que necessitavam da presença física da cliente para experimentar os produtos. 

  • 2. Delivery de comida 

Não há como negar que o serviço de delivery de comida foi a salvação de muitos restaurantes. Havia quem já trabalhasse com essa modalidade, mas quem ainda não tinha, teve que se adaptar rápido para manter os clientes. 

Aplicativos de delivery de comida, como Ifood, por exemplo, viram seu faturamento crescer em até 50% durante o período de pandemia. 

O que muitos restaurantes fizeram foi criar aplicativos próprios ou fazer a divulgação de cardápio e promoções através do whatsapp. 

Datas festivas durante a pandemia, inclusive, tinham cardápios especiais. Foi assim com dia dos namorados, dia das crianças, Natal e até para festas de aniversário, por exemplo. 

Ainda sobre delivery de comida, o serviço de marmitas cresceu bastante também. Muitas pessoas começaram a apostar na entrega de marmitas, até mesmo no bairro onde viviam. 

Assim, podiam atender a diversos clientes, sem ter que se preocupar com a distância. 

De fato, marmitas diferenciadas, como vegana, vegetariana, low carb e de reeducação alimentar também fizeram sucesso nesse período de pandemia. 

  • 3. Plataformas digitais 

Para vender seus produtos durante a pandemia, as empresas tinham duas escolhas: ou entravam para o mundo das plataformas digitais e e-commerce, ou fechavam as portas. 

Portanto, as empresas para se destacarem tiveram que investir no desenvolvimento de loja virtual, para manter os lucros na venda de produtos. 

As mídias sociais, sobretudo Facebook e Instagram, que apresentam Marketplace, foram as redes sociais que mais influenciaram na venda de produtos, visto que o cliente pode olhar e executar a compra pelo site. 

Com a criação do PIX, o qual permitia o pagamento entre as partes de maneira rápida, fácil e sem taxa, as plataformas digitais influenciaram fortemente a venda de produtos. 

Assim, essa foi a saída para muitas lojas para manterem a venda de produtos, mesmo com suas lojas fisicamente fechadas. 

  • 4. Cursos online e ensino remoto

Quem pode ficar mais em casa pode aproveitar o tempo para investir em formação. 

Dessa forma, os cursos online cresceram bastante durante o período da pandemia. 

E aqui estamos falando de todos os tipos de cursos: tanto cursos de idiomas, quanto cursos superiores, de pós-graduação ou cursos de cultura, por exemplo. 

Há quem escolheu cursos de barista, ou então algum curso para aprender um instrumento musical. 

Já outros preferiram cursos para aprender a meditar ou para fazer yoga em casa. 

Aplicativos para malhar em casa também foram bastante baixados e contratados, durante esse período. 

Foi um período em que muitos se dedicaram ao aprendizado e a novos hobbies, executando as atividades dentro de suas próprias casas, buscando mais qualidade de vida e saúde mental. 

  • 5. Motorista de aplicativo 

Com o crescimento do desemprego, muitas pessoas viram na necessidade de ter uma renda a possibilidade de virar motorista de aplicativo. 

Inclusive, alguns começaram a fazer entregas de compras para pessoas que não desejavam sair de casa e não queriam se expor em mercados. 

O número de motoristas cadastrados em serviços de aplicativos cresceu bastante. Além disso, serviços especializados foram criados, como mulheres que só atendem outras mulheres. 

Esses 5 serviços cresceram bastante na pandemia e mesmo com a diminuição dos casos de COVID-19, devem ainda permanecer em alta durante muito tempo. 

lucaswp

lucaswp

Sabe das coisas
Formado em Investigação Forense e Perícia Criminal, e acadêmico de Direito. Estou sempre buscando informações sobre compliance e negócios. Meu objetivo é dirimir as dúvidas de empreendedores e encaminha-los para o melhor caminho dos negócios.

You must login to add a comment.

Posts relacionados