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[Serviços médicos e veterinários] – Impactos do Coronavírus. Ameaças, ideias e oportunidades
Os serviços de médicos e veterinários sofreram grandes impactos causados pelo coronavírus. Principalmente os médicos e profissionais da saúde em geral, que estão na linha de frente e expostos diariamente a riscos de contaminação. Pequenos consultórios, clínicas e profissionais liberais, que dependemLeia mais
Os serviços de médicos e veterinários sofreram grandes impactos causados pelo coronavírus. Principalmente os médicos e profissionais da saúde em geral, que estão na linha de frente e expostos diariamente a riscos de contaminação.
Pequenos consultórios, clínicas e profissionais liberais, que dependem do atendimento do dia a dia, tiveram um choque econômico com um impacto considerável, já que com as recomendações de isolamento social, muitos tiveram que fechar as portas ou diminuir os atendimentos.
Impactos do Coronavírus
Tanto serviços médicos, quanto veterinários sofreram impactos do coronavírus.
Por isso, todos estão trabalhando para diminuir o risco da entrada e circulação do vírus nos estabelecimentos clínicos, evitando a propagação não só entre os clientes, mas também entre todos os colaboradores do local de trabalho.
Impactos do Coronavírus no Serviço Veterinário
O médico-veterinário é um profissional da saúde que também deve estar atento a quaisquer alterações não só dos animais, mas também das nas pessoas e no ambiente que o cerca.
Por isso, é importante sua presença com conscientização e sensibilização a todos com os cuidados necessários para a prevenção das zoonoses. Esse é um dos principais desafios do profissional, já que além de conscientizar a classe para o uso integral das recomendações, também precisa informar a população.
Nesse caso, o médico-veterinário deve transmitir segurança, e ser claro ao emitir a mensagem, evitando também a disseminação de notícias falsas em relação a doença.
Quanto aos atendimentos, os profissionais de clínicas podem optar por fazer a triagem do atendimento tanto presencial, quanto por telefone, sempre fazendo as perguntas necessárias para entender se o tutor apresenta algum sinal da doença.
Em caso de atendimento presencial, é importante seguir as regras de distanciamento e higienização do local, evitando, por exemplo, aglomeração na sala de espera.
Impactos do Coronavírus no Serviço Médico
Com a recomendação de isolamento social, muitas pessoas têm evitado frequentar serviços médicos e deixado de fazer suas consultas com especialistas, indo apenas em caso de extrema urgência.
Nesse caso, muitas clínicas tiveram redução em seus atendimentos, e consequentemente, queda de faturamento. Mas, a tecnologia tem sido uma grande aliada nesse momento dos profissionais da saúde.
Graças a ela, é possível fazer consultas online, também conhecidas como telemedicina – alternativa encontrada pelos profissionais da saúde – para orientar, fazer prescrições médicas e encaminhamentos, tudo feito à distância, para atender os pacientes com maior segurança e longe de riscos.
Além disso, para atendimentos clínicos, é muito importante manter a fidelidade dos pacientes.
Nesse caso, trabalhar o relacionamento e a produção de conteúdo nos canais de contato, pode ser uma forma de manter os pacientes informados de um jeito leve e saudável.
Para mais conteúdos como o impactos do Coronavírus nos serviços médicos e veterinários este acesse o Portal do Sebrae.
Ver menosPlantar jasmim é um bom negócio?
Se você pensa em cultivar flores, saiba que plantar jasmim é um bom negócio. Devido sua beleza, flores são sempre vistas como itens de presente ou até de decoração de casas, festas, lojas e onde mais a imaginação permitir. Um dos motivos é que traz harmonia e até paz para alguns ambientes. Por issoLeia mais
Se você pensa em cultivar flores, saiba que plantar jasmim é um bom negócio. Devido sua beleza, flores são sempre vistas como itens de presente ou até de decoração de casas, festas, lojas e onde mais a imaginação permitir.
Um dos motivos é que traz harmonia e até paz para alguns ambientes. Por isso, tem se tornado um negócio tão lucrativo.
Só no Brasil, o país movimenta mais de R$ 4 bilhões por ano com a plantação de flores. As flores de corte são responsáveis por 29% dessa produção e as flores de vaso por 13%.
Continue lendo esse artigo e saiba como você pode ter um bom retorno aprendendo a plantar jasmim.
Como ganhar dinheiro plantando jasmim
Por crescer bem em regiões tropicais, a plantação de jasmim pode ser um bom negócio no Brasil, já que é um país quente.
Além da venda direta da própria planta, também é possível ganhar dinheiro plantando jasmim comercializando para a fabricação de odorizadores que perfumam o ambiente, já que é uma planta de cheiro agradável.
Plantar jasmim também serve de insumo para outros tipos de negócio, como produção de coroas, colares e até pulseiras, mais comuns para ambientes praianos.
O que você precisa saber para plantar jasmim e ganhar dinheiro
Com o crescimento tecnológico e a rapidez logística, os negócios online estão se tornando cada vez mais viáveis, inclusive para produtos perecíveis como flores e plantas.
Se você pretende plantar jasmim para ganhar dinheiro, saiba que também é possível fazer isso pela internet e pode ser um negócio bastante lucrativo.
Na hora de montar sua loja virtual, opte por utilizar uma plataforma de e-commerce, assim evita investir em uma loja do zero.
Existem diversas plataformas, como Loja Integrada, Nuvem Shop e Iluria, que facilitam nesse processo. As plataformas já oferecem formatos de loja pré-prontos e você só precisa adaptá-lo para a identidade visual da sua marca.
Nesses modelos você paga uma tarifa para uso da plataforma, mas que dá todo o suporte de vendas. Uma das vantagens é que além de profissionalizar o seu negócio, também facilita na organização de processos administrativos, financeiros e logísticos.
Assim que a loja estiver no ar, não esqueça de divulgar o seu negócio!
Utilize as redes sociais como Facebook e Instagram para promover seu negócio. Além de criar uma página no Facebook, aproveite também os grupos do segmento e encontre um público que pode se interessar pelo seus produtos.
Ferramentas como Whatsapp Business e e-mail marketing também são fundamentais para a divulgação do seu negócio na internet. Além de facilitar o contato e estreitar o relacionamento.
Equipamentos que você precisa ter
Uma boa estrutura, a administração do negócio e usar os equipamentos corretos também é essencial para plantar jasmim da melhor forma possível.
Entre os equipamentos que você precisa ter para produção das flores, seja em estufa ou em céu aberto é importante ter alguns materiais que facilitam esse trabalho, como:
º Podador motorizado;
º Equipamento para irrigação;
º Máquina agrícola para desinfecção de solo;
º Tela plástica para sombreamento;
º Embalagem plástica para mudas;
º Caixas;
º Pá;
º Arado de disco;
º Enxada;
º Bombas de pulverização;
º Adubadeiras;
º Cavadores;
º Tesouras de poda;
º Mangueiras;
º Sementeiras;
Esses são apenas alguns dos equipamentos necessários para que você tenha noção dos produtos que necessários para plantar jasmim.
Analise bem as necessidades do seu empreendimento para identificar outros materiais que devem ser adquiridos.
Como ter uma boa plantação de jasmim
Para plantar jasmim opte por sementes, mudas ou estacas. Mas, lembre-se que cada tipo tem um procedimento ideal para cultivo.
Jasmim pode ser plantado em vaso ou canteiro. Por ser um arbusto, serve como trepadeira, portanto, pode ser conduzido por treliças, pérgolas, caramanchões.
Observe atentamente a irrigação, poda, adubo e exposição ao sol para que sua plantação de jasmim seja saudável. Faça sempre a previsão para que não tenha ataque de pragas ou que a planta fique doente.
Escolha um lugar propício e iluminado
Para plantar jasmim, ambientes com muita iluminação são os preferidos desse tipo de planta.
Porém, evite deixá-la mais de 5 horas em luz direta com o sol. Plantar em ambientes de meia-sombra é o ideal para que ela possa florir da melhor forma.
Clima, solo e adubação
Jasmim florescem melhor em climas amenos.
Solos profundos, férteis, úmidos e com boa capacidade de drenagem são os mais recomendados para plantar jasmim.
Adubo orgânico como húmus de minhoca ajuda muito no processo de nutrição da planta. Quanto melhor adubada a terra, melhor será o desenvolvimento da planta.
Os meses junho e novembro são ideias para plantar jasmim. Primavera e início de outono são ótimos períodos para receber adubo orgânico. No verão elas podem ser regadas todos os dias. Já no inverno, uma vez por semana pode ser suficiente.
Para mais conteúdos como esse acesso o portal do Sebrae.
Ver menos[Serviços educacionais – cursos e escolas] – Impactos do Coronavírus. Ameaças, ideias e oportunidades
A pandemia de Covid-19 não afetou somente os setores da saúde da economia, os impactos do Coronavírus também estão sendo sentidos na Educação. Saiba quais foram as ameaças, ideias e oportunidades que surgiram no ensino brasileiro. Como o MEC está lidando com as mudanças causadas pelo coronavírus? PLeia mais
A pandemia de Covid-19 não afetou somente os setores da saúde da economia, os impactos do Coronavírus também estão sendo sentidos na Educação. Saiba quais foram as ameaças, ideias e oportunidades que surgiram no ensino brasileiro.
Como o MEC está lidando com as mudanças causadas pelo coronavírus?
Para conter os impactos do Coronavírus na Educação, o MEC realizou uma série de medidas. Conheça as principais:
º Calendário escolar: dispensou as escolas de educação básica e as instituições de ensino superior de cumprirem o mínimo de 200 dias letivos anuais. No ensino fundamental e médio, tanto nas escolas públicas e privadas, a medida vale desde que sejam realizadas a carga horária mínima anual de 800 horas aula/ano – abrindo espaço para que a contagem seja cumprida por aulas não presenciais.
º EAD liberado: Foi autorizada a substituição das aulas presenciais pela modalidade à distância enquanto durar a pandemia.
º Formatura antecipada: O MEC ampliou a antecipação da colação de grau dos estudantes de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia, desde que eles tenham completado pelo menos 75% da carga horária do período de internato médico ou estágio supervisionado.
º Suspensão de tributos para instituições de ensino: Projeto de lei que suspende, por tempo limitado, a exigência de tributos federais de instituições de ensino privadas que não aplicarem, aos estudantes, sanções por inadimplência, como multas e juros. Os efeitos do projeto também abrangem as escolas e faculdades que não cancelarem bolsas e descontos de mensalidades.
º Curso on-line para alfabetizadores – Professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e assistentes de alfabetização, além de pais, podem realizar, gratuitamente.
Ensino remoto no Brasil
Embora a tecnologia já tivesse uma grande participação em nossas vidas, a nova dependência dos recursos tecnológicos para todos os aspectos da educação foi, de modo geral, forçada a ocorrer imediatamente.
Isso fez com que muitas pessoas envolvidas neste processo (tanto alunos quanto professores) precisassem enfrentar dificuldades de adaptação, como lidar com os desafios de estudar em casa e aprender a construir um cronograma fora do ambiente escolar.
Dentro de todo este processo de transição da educação, professores estão se desdobrando para minimizar os impactos do Coronavírus na Educação, como por exemplo, a falta de internet em determinadas áreas. Muitos que nem tinham competências digitais, se atualizaram, e, mesmo que em condições precárias, continuam fazendo seu trabalho.
Impactos do coronavírus em cursos e escolas
Como parte do esforço para conter os impactos do coronavírus, escolas, universidades e cursos precisaram fechar suas portas e, apesar do EAD (Ensino à distância) estar bem difundido e crescente no Brasil, a inclusão digital educacional ainda sofre resistências.
Escolas particulares rapidamente conseguiram se organizar e tem realizado aulas quase que desde o início da quarentena, com recursos mais sofisticados. O ensino público, porém, ficou para trás.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC) 2018, divulgada pelo IBGE, um em cada quatro brasileiros, ou seja, cerca de 46 milhões, não possui acesso à internet.
Por conta disso, muitos estudantes estão enfrentando dificuldades para continuar com o ensino escolar durante a pandemia, sobretudo alunos da rede pública.
Sugestões para contornar a situação
Para não prejudicar o ensino dos alunos, as escolas estão tendo que se adaptar à situação e aquelas que não contam com plataformas digitais estruturadas de comunicação e apoio ao ensino presencial, precisaram usar a criatividade para organizar “planos B” que não prejudiquem o ano letivo. Confira algumas alternativas:
º Comunidades em redes sociais, grupos do WhatsApp: apesar de informais, podem ser canais de comunicação que mantenham a rede de professores e alunos conectadas.
Considerando que os planos de aula e ensino já estejam estruturados, é mais fácil estabelecer estratégias de aula e aprendizagem remotas. A curadoria, no caso das organizações que não tenham materiais didáticos estruturados, também será de grande valia.
º Melhorar os recursos online: apesar dos desafios, a mudança na educação também significa que novas oportunidades estão surgindo e sendo disponibilizadas aos alunos. Nesse sentido, a modalidade de Ensino a Distância (EAD) está sendo privilegiada para dar continuidade a atividades escolares que podem ser desempenhadas remotamente.
Conhecer novas formas de aprendizado. A expansão do conhecimento agora se dá por meio de ferramentas online, como as chamadas de vídeo em grupo.
Softwares de gestão que permitem a condução das aulas pela internet estão sendo usados, com fácil acesso tanto para professores quanto para alunos.
º Oferecer cursos online gratuitos: Instituições de educação estão descobrindo uma forma interessante de atrair alunos durante a crise, que é a oferta grátis de materiais online.
Ou seja, elas liberaram o acesso gratuito de alguns conteúdos para que as pessoas se ocupem e consigam estudar. Isso faz com que o tráfego do site da instituição aumente junto com o número de usuários interessados nos cursos online que são pagos.
Uma possível resolução para a volta às aulas será o formato de rodízio, com atividades para casa, além de material pela TV, escrito e digital. Além da inclusão de internet de alta velocidade em todas as escolas.
Agora que você já sabe quais foram os impactos do Coronavírus na Educação do Brasil, acesse o site do SEBRAE para mais conteúdos relacionados.
Ver menosPrimeira parcela do décimo terceiro?
O décimo terceiro salário é um dos direitos trabalhistas mais esperados do ano pelos trabalhadores. O pagamento da bonificação é uma das diversas obrigações dos empreendedores e é obrigatória para todos os colaboradores que têm registro na CLT. Como Funciona a Primeira Parcela do Décimo Terceiro?Leia mais
O décimo terceiro salário é um dos direitos trabalhistas mais esperados do ano pelos trabalhadores.
O pagamento da bonificação é uma das diversas obrigações dos empreendedores e é obrigatória para todos os colaboradores que têm registro na CLT.
Como Funciona a Primeira Parcela do Décimo Terceiro?
De acordo com a lei nº 4.090/1962 , todos os trabalhadores com carteira assinada tem direito ao décimo terceiro salário após 15 dias de serviço. No entanto, quando o colaborador está há menos de um ano no emprego, ele irá receber o valor proporcional aos meses trabalhados na empresa.
O valor do cálculo do décimo terceiro é sobre o último salário recebido pelo colaborador, em dezembro e seu pagamento normalmente é realizado em duas parcelas, contendo os descontos de INSS, FGTS e imposto de renda. Veja como funciona:
º A primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga entre fevereiro e o último dia útil de novembro, do mesmo ano.
º Já a segunda parcela do décimo terceiro, precisa ser paga até o dia 20 de dezembro. Caso o dia caia no final de semana, ele precisa ser antecipado para o último dia útil antes da data.
Além disso, caso seja de seu interesse o funcionário poderá solicitar uma antecipação da primeira parcela do décimo terceiro em suas férias. Contudo, é preciso acordar essa opção com a empresa e analisar se é permitido pelo sindicato de sua categoria.
Antecipação do décimo terceiro salário em 2020
As pessoas que recebem auxílios do governo também têm direito ao décimo terceiro salário. Conforme definido por lei, têm direito ao pagamento do INSS quem, durante o ano recebeu:
º Benefício previdenciário de aposentadoria;
º Pensão por morte;
º Auxílio-doença;
º Auxílio-acidente;
º Auxílio-reclusão.
Para combater os efeitos econômicos do novo Coronavírus, o governo resolveu antecipar as parcelas do décimo terceiro pago pelo INSS aos aposentados. A mudança no calendário é uma das medidas práticas para apoiar financeiramente as pessoas de um dos grupos mais afetados.
As datas já confirmadas do primeiro e do segundo pagamentos foram:
º 1ª parcela do pagamento do 13º salário INSS: 24 de abril a 8 de maio;
º 2ª parcela do pagamento do 13º salário INSS: 25 de maio a 5 de junho.
O valor pago corresponde a 50% do valor do benefício. Os valores superiores terão incidência do imposto de renda, conforme tabela vigente.
Agora que você já sabe como funciona o pagamento do décimo terceiro salário, acesse o site do SEBRAE para mais conteúdos relacionados.
Ver menosQuais as vantagens de agregar uma fiorino em uma transportadora?
Olá! O transporte de carga configura-se como um serviço fundamental que contribui para todos os demais setores da economia. Sem transportadoras, produtos não chegariam às mãos dos consumidores, indústrias não produziriam e fornecedores não entregariam. Devido à pandemia da Covid-19 muitas pessoas acLeia mais
Olá!
O transporte de carga configura-se como um serviço fundamental que contribui para todos os demais setores da economia. Sem transportadoras, produtos não chegariam às mãos dos consumidores, indústrias não produziriam e fornecedores não entregariam.
Devido à pandemia da Covid-19 muitas pessoas acabaram perdendo seu emprego e foram obrigadas a se reinventarem e iniciarem seu próprio negócio – o que inclui a própria entrega também, já que na maioria das vezes terceirizar esta operação não cabe no orçamento.
Se você está pensando em começar a trabalhar com entrega de mercadorias ou já trabalha nesse ramo e quer saber qual o melhor veículo para agregar à sua frota, confira o texto abaixo!
Modelos de veículos mais comuns para transportadoras
Existem vários tipos de veículo e capacidade de carga utilizados em transportadoras, que podem ser definidos conforme diferentes aspectos, como o tamanho, o volume, o peso e a cubagem. Essa divisão é feita devido à dimensão desse mercado no país e a quantidade de veículos e modelos para transportar os mais variados tipos de mercadorias.
Conhecer melhor cada um é essencial para que as entregas cheguem ao consumidor de forma rápida, segura e em boas condições, evitando muitos problemas. Por esse motivo, elaboramos este post para explicar melhor sobre os principais veículos de transporte e cargas existentes. Conheça os principais:
Utilitários
Os Utilitários são veículos para cargas leves que realizam pequenos fretes e se concentram principalmente em regiões metropolitanas. Comum para entrega entre e-commerce, shoppings e transportadores de volumes menores. Entram nesta categoria Furgões, Vans e veículos comerciais leves, como por exemplo a Fiorino.
Veículo Urbano de Carga
O Veículo Urbano de Carga (VUC) é o nome dado a veículos de menor porte adaptados para transitar em grandes cidades. Cada município possui suas próprias normas de restrição e vale pesquisar mais para saber se o destino e a origem da sua carga possuem alguma regulamentação como essa. Além disso, ele é um veículo mais leve, curto e com eixo na frente e atrás, o que ajuda a distribuir o peso da carga. Por isso, ele causa menos danos ao asfalto das vias – outro motivo para ele ter uma boa circulação nas cidades.
Vans de carga
São os veículos mais comuns para pronta entrega e bastante úteis para áreas onde os caminhões são muito grandes para trafegar, ou em casos de menor volume de mercadorias. As maiores vantagens desses tipos de veículo são a variedade de modelos, preço mais em conta e manutenção econômica.
Utilização de veículo próprio na transportadora
Muitas pessoas acabam optando por fazer entregas de mercadorias com seus próprios veículos. Mas será que isso é realmente uma decisão inteligente? Confira as vantagens e desvantagens:
Vantagem
O ICMS é um imposto de competência Estadual que incide, entre outras hipóteses, na prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal, por qualquer via, de pessoas, bens, mercadorias ou valores.
Observa-se, portanto, que o que caracteriza o fato gerador do imposto é a prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal. Consequentemente, no transporte de mercadorias em veículo próprio não existe incidência do ICMS, já que não há efetivamente uma prestação remunerada de serviços à terceiros, mas apenas uma simples entrega de mercadoria vendida ou retirada de mercadoria comprada de terceiro com veículo próprio.
Desvantagens
º Segundo as normas estabelecidas na resolução 349 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o transporte eventual de cargas em veículos de passeio não pode colocar pessoas em perigo e nem causar danos às vias públicas, por isso, elas têm de ser muito bem fixadas.
º Além disso, não podem atrapalhar a visibilidade do condutor e ofuscar luzes e dispositivos refletores do automóvel.
º A carga também não pode comprometer a visibilidade à frente do condutor. O mesmo vale para a estabilidade e a condução.
º Quem pretende levar qualquer tipo de carga também precisa ficar ligado ao peso. Pela lei, os automóveis só podem transportar conteúdos que respeitem o peso máximo estipulado pelo fabricante.
º Carga levada no teto não deve ultrapassar o comprimento do carro e nem ter mais do que 50 centímetros de altura.
º No caso das picapes, é liberado rodar com a tampa da carroceria aberta apenas durante o transporte de cargas indivisíveis que ultrapassem o comprimento da caçamba ou do compartilhamento de carga.
E vale salientar que, assim como no transporte de passageiros, o condutor sem licença não tem autorização para efetuar transporte de bens de forma remunerada. Se ele for flagrado pelas autoridades, terá de pagar uma multa média (R$ 85,13 mais quatro pontos) e ainda corre o risco de ter o veículo retido.
Vantagens e desvantagens de agregar uma Fiorino em uma transportadora
Além das vantagens e desvantagens citadas anteriormente na escolha de utilizar um veículo próprio na transportadora, a Fiorino possui alguns aspectos específicos:
Vantagens
O transporte de carga com fiorino é uma função de grande importância para movimentar uma elevada quantidade de produtos, ou seja, se torna um componente primordial para diversas empresas.
O transporte com Fiorino é uma das formas mais práticas de entrega oferecida pelas transportadoras. Essa maneira possibilita que a empresa agilize várias entregas num só dia, sendo que as cargas são transportadas num só veículo.
Desvantagens
Porém, dependendo do tamanho da carga, pode ser que a Fiorino não seja a melhor opção. O veículo tem capacidade para levar até 650 kg, portanto se você precisa transportar grandes quantidades de cargas ou mercadorias muito pesadas, é melhor optar por outro meio de transporte.
Agora que você já sabe quais as vantagens de agregar uma Fiorino em uma transportadora, acesse o site do SEBRAE para ver mais conteúdos relacionados.
Ver menosApp MEI FÁCIL e Auxílio Maternidade?
Olá! Se você é MEI saiba que tem direito a receber o auxílio-maternidade, porém existem algumas exigências para que o benefício seja válido. Confira: Como funciona o auxílio maternidade? O auxílio-maternidade para MEI só é válido como benefício caso a microempreendedora siga estas regras: º Leia mais
Olá!
Se você é MEI saiba que tem direito a receber o auxílio-maternidade, porém existem algumas exigências para que o benefício seja válido. Confira:
Como funciona o auxílio maternidade?
O auxílio-maternidade para MEI só é válido como benefício caso a microempreendedora siga estas regras:
º É necessário ter 10 meses de contribuição, mas estes 10 meses só começam a contar a partir da primeira guia paga em dia! Se você engravidou e está em atraso com suas contribuições (guias DAS), é necessário entrar em contato com o INSS para avaliar sua adesão.
º Se você já estava grávida quando abriu seu CNPJ, não será possível obter o benefício, pois não haverá tempo hábil de pagar 10 meses da contribuição em dia até o momento do nascimento.
O valor recebido é de 1 salário mínimo (em 2020 seria o valor de R$1.045,00). O período de recebimento é de 4 meses (120 dias). A solicitação deve ser feita diretamente junto ao INSS, pelo telefone 135 ou então pelo portal do INSS. O prazo para solicitar o benefício é de até 28 dias antes do parto, ou até 92 dias depois do nascimento da criança, totalizando 120 dias.
Não é necessário, nesta primeira etapa, agendar o atendimento ou ir a uma agência formalizar o pedido. Num segundo momento, o INSS chamará a MEI para dar entrada no salário maternidade. A empreendedora deverá apresentar os seguintes documentos:
º Um documento original de identificação com foto;
º O número do CPF;
º Carnês e comprovantes de pagamento ao INSS;
º A certidão de nascimento da criança. No caso de adoção, o documento que foi expedido após a decisão judicial.
O auxílio-maternidade também poderá ser pago para a mulher em casos de parto natimorto, adoção e aborto não criminoso. O MEI do sexo masculino, também poderá usufruir deste benefício em alguns casos específicos, como:
º Falecimento da mãe (gestante);
º Adoção ou guarda judicial para fins de adoção.
Como declarar o auxílio maternidade?
Um dos deveres do microempreendedor individual (MEI) é a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-Simei), que deve ser realizada no Portal do Empreendedor ou através do APP MEI FÁCIL até o dia 31 de maio. Caso não seja entregue, o MEI perde os direitos a benefícios da formalização como aposentadoria, auxílio-maternidade e auxílio-doença
O que deve ser enviado para a Receita são as informações referentes ao ano-calendário anterior. Nesta declaração MEI deve conter:
º Os tributos devidos de cada mês;
º O valor da apuração;
º A soma dos valores apurados de cada imposto e o valor total pago por ele;
º Deve ser inserido também a sua Receita Bruta Total do ano passado;
º Também é preciso informar valor das receitas relacionadas ao comércio, à indústria ou de serviço de transações fora do município;
º O Microempreendedor Individual tem direito a um funcionário. Se você utiliza desse benefício, não esqueça de declarar também.
Confira o passo a passo para que você possa fazer a sua declaração MEI:
º Acesse o Portal do Empreendedor ou o APP MEI FÁCIL e escolha a opção “Declaração Anual-DASN-SIMEI”;
º Insira o seu CNPJ e clique em continuar;
º Você terá duas opções de escolha: Original e Retificadora. Opte por “Original” e selecione o ano anterior;
º Em “Valor da Receita Bruta Total”, insira o faturamento total anual do seu negócio;
º Após isso, separe os valores referentes a comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual;
º Com a Declaração Anual do Simples Nacional concluída, você será questionado se quer imprimir o comprovante de realização do relatório
º Confirme e espere o comprovante.
Importante: enquanto recebe o salário-maternidade, a segurada deve continuar pagando o DAS-MEI. No entanto, é um DAS-MEI diferente. Nesses quatro meses de benefício, a microempreendedora deverá emitir o documento informando que está em gozo do benefício e, assim, o documento de arrecadação será emitido apenas com os impostos devidos, sem a incidência da contribuição previdenciária. Isso ocorre porque a contribuição previdenciária será descontada diretamente do benefício previdenciário.
Agora que você já sabe como funciona o auxílio-maternidade para o MEI e como pode declará-lo através do APP MEI FÁCIL, acesse o site do SEBRAE para mais conteúdos de empreendedorismo.
Ver menosCoronavírus- O que é verificação de segurança?
Atualmente, em nossa rotina acabamos trocando mensagens, fotos, vídeos, realizando vários cadastros e transações financeiras em sites e aplicativos. Por isso, é muito importante entender se estes locais estão passando por uma verificação de segurança para que nossos dados estejam em um ambiente seguLeia mais
Atualmente, em nossa rotina acabamos trocando mensagens, fotos, vídeos, realizando vários cadastros e transações financeiras em sites e aplicativos. Por isso, é muito importante entender se estes locais estão passando por uma verificação de segurança para que nossos dados estejam em um ambiente seguro e livre de qualquer ameaça.
Para que serve a verificação de segurança?
A verificação de segurança é uma maneira de proteger os seus dados, que foram disponibilizados por você em algum site ou aplicativo além da senha escolhida no cadastro. ela foi desenvolvida justamente para que, mesmo que alguém tenha acesso ao código que você criou, seus dados continuem protegidos.
Existem vários tipos de verificação de segurança. Conheça os mais comuns:
1. Verificação em duas etapas
A autenticação de senhas em duas etapas é bastante simples, relativamente rápida e gratuita. Mesmo que a sua senha tenha sido roubada por uma pessoa mal intencionada, ela não conseguirá ter acesso a seus dados, sem que tenha acesso ao seu telefone. Geralmente, um código é enviado através de:
º envio de um SMS;
º criação de um código por meio de um aplicativo mobile;
º utilização de um token físico conectado via USB ou por meio da tecnologia NFC.
2. Verificação por e-mail
Muitos sites utilizam este tipo de verificação de segurança quando detectam um acesso por um dispositivo novo. Uma mensagem é enviada ao e-mail cadastrado a fim de confirmar sua tentativa de acesso.
3. CAPTCHA
Este tipo de verificação de segurança é ativado quando o site detecta alguma atividade anormal no acesso. Então é solicitado ao usuário que insira os caracteres exibidos em uma imagem na tela.
O CAPTCHA (Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart) é um recurso de segurança muito utilizado que ajuda a distinguir as tentativas de acesso de pessoas das tentativas automáticas de acesso geradas por computador (técnica muito empregada por remetentes de spam).
4. Pergunta de segurança
A maioria dos sites usa esta verificação de segurança quando o usuário quer recuperar uma senha que não se lembra. Ao cadastrar-se, a pessoa cria uma pergunta de segurança que é enviada toda vez que alguém clicar em “recuperar senha”. Para conseguir criar uma nova senha e acessar o site é preciso responder corretamente.
Contas e aplicativos que usam verificação de segurança
Há diversos sites e aplicativos que já utilizam a verificação de segurança, como por exemplo Whatasapp, Facebook, Instagram, Google, Linkedin, entre outros.
Devido à pandemia do novo Coronavírus o governo também teve que criar aplicativos para que as pessoas pudessem receber os benefícios sem sair de casa, como por exemplo o app do Auxílio Emergencial.
Foram identificados diversos aplicativos não oficiais se passando por órgãos do governo com o objetivo de roubar dados pessoais dos usuários.
Para evitar esse tipo de problema, o app do Auxílio Emergencial também tem verificação de segurança: todas as vezes que for realizada uma consulta no app oficial será enviado um código de SMS para garantir a segurança da operação.
O código enviado tem validade de 24 horas, caso seja feita mais de uma consulta nesse período deverá ser utilizado o mesmo código.
Além dessa verificação de segurança no app, o governo também possui uma verificação de segurança rigorosa para verificar se os dados fornecidos no cadastro são verdadeiros:
A partir do momento em que o solicitante registra os dados, as informações coletadas são enviadas à Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) para avaliação dos requisitos. O processo de cruzamento de dados é realizado de acordo com sistemas antifraudes e da segurança da informação.
O processo conta com o apoio da Controladoria-Geral da União. A Dataprev utiliza o sistema de gestão do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), responsável por mais de 33 bilhões de registros, para cruzar os dados.
O CNIS é uma plataforma social e funciona como ecossistema de dados, sistemas e processos.
O cadastro tem informações do Ministério da Cidadania e do Ministério da Economia, além das secretarias especiais de Previdência e Trabalho; da Receita Federal; do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); entre outras.
Depois de cruzar várias bases de dados, a checagem passa ainda pela homologação do conjunto de requerimentos pelo Ministério da Cidadania, que verifica as informações e referenda ou não os registros; e a conferência realizada pelas instituições bancárias antes de realizar o pagamento.
Agora que você já sabe o que é e como funciona a verificação de segurança, acesse o site do SEBRAE para mais conteúdos relacionados.
Ver menosCoronavírus- Fizeram o cadastro com meu nome no auxílio emergencial. Como faço pra saber se é minha conta?
Olá! O auxílio emergencial foi uma das formas encontradas pelo governo para minimizar os efeitos sócio-econômicos provocados pela pandemia do novo Coronavírus. Apesar de mais 55 milhões de pessoas terem sido beneficiadas até agora, mais de 7 milhões de brasileiros estão sofrendo por conta de fraudeLeia mais
Olá!
O auxílio emergencial foi uma das formas encontradas pelo governo para minimizar os efeitos sócio-econômicos provocados pela pandemia do novo Coronavírus.
Apesar de mais 55 milhões de pessoas terem sido beneficiadas até agora, mais de 7 milhões de brasileiros estão sofrendo por conta de fraude no auxílio emergencial. Entre os crimes mais comuns estão os roubos de dados e o uso do CPF de quem não solicitou o benefício.
Por isso, é sempre importante consultar se seu número foi usado indevidamente por alguém para solicitar o auxílio emergencial.
Como saber se seu CPF foi usado para pedir o auxílio emergencial?
Se você suspeita de fraude no auxílio emergencial com o uso dos seus dados, siga os seguintes passos para verificar se seu CPF foi usado indevidamente:
1. No computador ou celular, acesse o site consultaauxilio.dataprev.gov.br;
2. Informe seu CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento;
3. Marque a opção “não sou um robô”;
4. Clique em “Enviar”;
5. Na próxima tela, você verá o “Resultado do processamento” e as etapas.
Se aparecer a informação “Requerimento não encontrado”, significa que o seu CPF não foi utilizado para a solicitação do benefício.
Caso alguma das respostas a seguir aparecer significa que seu CPF foi utilizado para solicitar o auxílio emergencial:
º Benefício aprovado: Significa que o cidadão é elegível a receber o auxílio emergencial.
º Benefício não aprovado: Significa que o cidadão não é elegível a receber o auxílio emergencial.
º Requerimento não encontrado: O requerimento do cidadão ainda não foi recebido pela Dataprev.
º Requerimento retido: A mensagem significa que o cadastro foi retido pela equipe de homologação do Ministério da Cidadania em função da complexidade de cenários e cruzamentos.
º Dados inconclusivos: Significa que foram encontrados problemas nos dados do cidadão que impedem a análise para concessão do benefício.
Como denunciar fraude no cadastro do auxílio emergencial
Caso você suspeite de fraude no auxílio emergencial e, após a consulta do seu CPF como orientado acima, perceba que seus dados foram utilizados indevidamente, é possível fazer uma denúncia.
Segundo o Ministério da Cidadania, em casos suspeitos de fraude no auxílio emergencial, o cidadão deve registrar denúncia no sistema Fala.Br (Plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da Controladoria Geral da União – CGU), disponível na internet ou pelos telefones 121 ou 0800 7070 2003
Também é possível entrar em contato com o Dataprev, a Caixa ou, se achar necessário, até fazer um Boletim de Ocorrência na Polícia.
É sempre bom reforçar que a Caixa não manda mensagem via Whatsapp ou Facebook. Por isso, sempre procure informações ou entre em contato via canais oficiais como o site do banco, o aplicativo Caixa Tem ou utilize o telefone 111.
Agora que você já sabe o que fazer em caso de fraude no auxílio emergencial, acesse o site do SEBRAE para mais informações.
Ver menosComo faço para ter acesso a senha do auxilio?
Olá! Você sabia que só têm duas horas depois de conseguir a senha do aplicativo Caixa Tem para sacar o auxílio emergencial de R$ 600 nas agências da Caixa Econômica Federal ou na rede de lotéricas? Se o prazo vencer será preciso gerar um novo número para sacar o benefício. Saiba como ter acesso e/ouLeia mais
Olá!
Você sabia que só têm duas horas depois de conseguir a senha do aplicativo Caixa Tem para sacar o auxílio emergencial de R$ 600 nas agências da Caixa Econômica Federal ou na rede de lotéricas? Se o prazo vencer será preciso gerar um novo número para sacar o benefício.
Saiba como ter acesso e/ou alterar a senha do auxílio emergencial a seguir.
Como alterar a senha do auxílio emergencial?
A senha do auxílio emergencial, criada no ato do cadastro do app Caixa Tem é importante, pois sem ela é impossível acessar as funções do app, como a que permite movimentar o benefício para aqueles que tenham recebido o pagamento na Poupança Social Digital da Caixa.
Se você perdeu ou não se lembra da senha do auxílio emergencial, não se preocupe vamos ensinar o passo a passo para recuperar e alterar esta informação
Passo 1: Abra o aplicativo e toque em “Entrar”. Depois, digite o seu número de CPF e toque em “Próximo”;
Passo 2: Na tela seguinte, toque na opção “Recuperar Senha”. O aplicativo irá solicitar novamente o seu CPF de cadastro. Toque em “Próximo” para receber um e-mail de recuperação;
Passo 3: Abra o seu e-mail e encontre a opção “Link para redefinir credenciais”. É importante realizar o procedimento de uma só vez, pois o link tem validade de algumas horas. Caso necessário, selecione o navegador de sua preferência;
Passo 4: Na página da Caixa, crie uma senha de acesso ao Caixa Tem e a confirme no campo logo abaixo. Toque em “Continuar” e você será redirecionado à página inicial do aplicativo.
Como escolher uma nova senha
Na hora de escolher uma nova senha para o auxílio emergencial preste atenção nas regras exibidas pelo app:
º A senha deve ser numérica;
º Diferente do CPF e da sua data de nascimento.
º Sem sequências repetidas de algarismos.
Contar com uma senha segura é fundamental para evitar dores de cabeças no mundo online, como por exemplo o roubo de dados. Infelizmente, a maioria das pessoas não dá a devida importância na hora de elaborar as senhas, o que coloca em risco suas informações e segurança.
Por isso, vamos dar algumas sugestões para que você crie uma senha segura para proteger seu auxílio emergencial. Confira:
º Escolha um número que seja fácil lembrar e difícil de adivinhar;
º A sequência numérica deve ser um padrão simples;
º Modelos feitos de números adjacentes (34 ou 12) ou números separados por um dígito (35 ou 13) são fáceis de digitar;
º O padrão é mais importante que os números, já que lembrar um padrão simples é mais fácil do que lembrar uma sequência de dígitos. Padrões como 3434 ou 4343 funcionam tão bem quanto 3443;
º Lembrar do padrão também permite alterar a sequência numérica sem precisar memorizar várias delas. É só começar com um número diferente e repetir o mesmo padrão. Tudo o que você precisa lembrar é o primeiro número da sequência. Por exemplo: 3443 vira 8998 quando você começa com 8 em vez de 3;
º Se quiser, você pode definir senhas facilmente usando um primeiro número diferente para categorias diferentes, como começar com 1 (1221) para contas de compras e 6 (6776) para contas de bancos, por exemplo.
Agora que você já sabe como ter acesso e redefinir a senha do auxílio emergencial, acesse o site do SEBRAE para mais conteúdos semelhantes.
Ver menosCoronavírus- Quando tento transferir o auxílio para uma conta do bradesco aparece uma mensagem dizendo que estão fazendo algumas verificações de segurança… Como faço?
Se você já recebeu o benefício, mas não possui uma conta na Caixa Econômica Federal, saiba que é possível transferir o auxílio emergencial através do aplicativo Caixa Tem, sem sair de casa. Desta maneira, você evita aglomerações nas filas dos bancos. No caso da verificação de segurança no celular éLeia mais
Se você já recebeu o benefício, mas não possui uma conta na Caixa Econômica Federal, saiba que é possível transferir o auxílio emergencial através do aplicativo Caixa Tem, sem sair de casa. Desta maneira, você evita aglomerações nas filas dos bancos.
No caso da verificação de segurança no celular é possível renomear o dispositivo com letras e números, sem caracteres especiais como “@, #, $, %”, entre outros.
Primeiramente é importante entender que existem três maneiras de receber o auxílio emergencial:
1. Da mesma maneira que o Bolsa Família, para quem já era beneficiário desse programa;
2. Em conta já existente:
– No caso de quem está no Cadastro Único, pela conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa,
– No caso de quem se inscreveu via app ou site, por conta própria já existente em qualquer banco e indicada no ato do cadastro;
3. Em poupança digital da Caixa, para quem não está nas situações anteriores.
Como transferir o auxílio para outra conta?
Caso você tenha recebido através da poupança digital da Caixa é possível transferir o auxílio para contas de outros bancos, inclusive o Bradesco, através do aplicativo Caixa Tem.
Pelo app é possível fazer até 3 transferências eletrônicas (TED ou DOC) de R$600 cada e de até R$1mil por dia para outras contas bancárias pelos próximos 90 dias. Tudo isso gratuitamente. Entre contas da Caixa, as transferências são ilimitadas.
Confira o passo a passo para transferir o auxílio emergencial para contas de outros bancos:
1. Após acessar o app, clique na opção “Transferir dinheiro” e insira os dados da conta de destino. A transferência funciona como as demais operações bancárias, e o dinheiro pode ser enviado para uma conta de mesmo CPF ou de terceiro, conforme a preferência do beneficiário.
2. Quem prefere sacar deve gerar um código na opção “Saque sem cartão” e ir até uma agência da Caixa ou caixa eletrônico. A Caixa pede aos beneficiários que atualizem o aplicativo antes de solicitar o saque e que gerem o código somente quando já estiverem na lotérica ou no caixa eletrônico.
Condições para transferir o auxílio para outra conta
Lembrando que só é possível transferir o auxílio emergencial para outra conta a partir do dia em que está prevista a liberação do saque da parcela que você recebeu. Antes desta data, que segue o mês de aniversário do beneficiário, só é possível fazer pagamentos e compras pelo aplicativo.
Para evitar aglomerações nas agências, a Caixa estabeleceu um calendário para os beneficiários que quiserem transferir para contas de outros bancos e/ou sacar em dinheiro o valor.
Mesmo com essa restrição de transferências e saques é possível contornar o bloqueio e enviar o benefício para alguns bancos que aceitam depósito por boleto.
Esse método funciona da seguinte forma: os bancos digitais (Nubank, C6 Bank, Banco Inter, entre outros) aceitam o depósito na conta via boleto bancário, ou seja, dá para gerar um boleto no aplicativo Caixa Tem, pagá-lo e assim ter o dinheiro na conta em até três dias úteis.
Agora que você já sabe como transferir o auxílio emergencial para outros bancos, acesse o site do SEBRAE para mais conteúdos relacionados.
Ver menosCoronavírus- Não consigo fazer qualquer acesso ao meu caixa tem, alguém sabe informar o motivo?
Se você está dentro da parcela da população que tem direito a receber os benefícios que o governo disponibilizou devido à pandemia do novo Coronavírus, já deve ter ouvido falar do aplicativo Caixa Tem. Porém, com a grande quantidade de pessoas tentando obter informações sobre o auxílio, o aplicativoLeia mais
Se você está dentro da parcela da população que tem direito a receber os benefícios que o governo disponibilizou devido à pandemia do novo Coronavírus, já deve ter ouvido falar do aplicativo Caixa Tem.
Porém, com a grande quantidade de pessoas tentando obter informações sobre o auxílio, o aplicativo têm apresentado erros constantes. Se este for o seu caso, confira a seguir como resolver.
Como funciona o Caixa Tem?
O aplicativo CAIXA Tem (disponível para Android e iOS) foi criado para facilitar o acesso a serviço sociais e a diversas transações bancárias.
No app é possível:
º Acessar informações sobre o Auxílio Emergencial
º Benefícios e programas sociais
º Informações ao trabalhador como FGTS, Abono Salarial do PIS e Seguro-Desemprego.
º É possível fazer compras na internet utilizando o Cartão de Débito Virtual, gerado gratuitamente no próprio app e, também, compras no comércio por meio de um QR Code gerado pelo lojista na própria maquininha do estabelecimento comercial.
º Quem tem conta na CAIXA também pode consultar saldo e extrato, fazer pagamentos e transferências de até R$ 600 por transação e até R$ 1.200 por dia.
Como solucionar os problemas de acesso no Caixa Tem?
Infelizmente erros no aplicativo Caixa Tem têm sido frequentes e podem ocorrer devido a muitos acessos simultâneos. O app costuma ficar sobrecarregado e exibir mensagens de erro durante período de muita atividade de usuários, o que pode indicar instabilidade no sistema.
Abaixo, listamos as mensagens mais comuns de erro no Caixa Tem, explicando o porquê aparecem e sugerindo soluções que podem auxiliar usuários a resolverem os problemas. Confira, a seguir, os principais avisos do Caixa Tem e como resolvê-los:
Suspensão do Caixa Tem por documentação pendente
O aplicativo Caixa Tem está bloqueando o acesso de contas por inconsistências de documentação. Se você recebeu esta mensagem não precisa ir pessoalmente à agência e pode resolver pelo próprio aplicativo:
º Para isso, é preciso fazer um novo acesso ao Caixa Tem e enviar o restante da documentação pedida.
º No menu “Liberar Acesso”, o beneficiário receberá uma mensagem dizendo “Para finalizar a validação do seu cadastro, vamos precisar que envie seus documentos pelo WhatsApp”. Em seguida, um outra diz “Para iniciar a conversa, clique no link abaixo e mande a palavra CADASTRO”.
º O link em questão deve redirecionar para uma janela do WhatsApp, em que os documentos pendentes serão pedidos.
º Para resolver este problema basta enviar a documentação pedida.
Importante ressaltar para evitar qualquer tipo de envio de documentação dos clientes, que os documentos só serão pedidos via Whatsapp para acessos pelo aplicativo do Caixa Tem.
Bloqueio completo por suspeita de fraude
Após suspeita de fraudes no pagamento do Auxílio Emergencial, a Caixa Econômica Federal começou bloquear centenas de milhares de contas poupança digital do banco, movimentadas pelo Caixa Tem e usadas para o crédito do benefício.
Os trabalhadores que tiveram as contas suspensas e receberam no aplicativo Caixa Tem a mensagem “É necessário regularizar o seu Acesso. Procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento”, devem procurar a agência para comprovar sua identidade, seguindo o calendário abaixo para evitar aglomerações:
º Aniversário em janeiro/fevereiro/março: até 24/07
º Aniversário em abril/maio: de 27/07 a 31/07
º Aniversário em junho/julho: de 03/08 a 07/08
º Aniversário em agosto/outubro/setembro: de 10/08 a 14/08
º Aniversário em novembro/dezembro: de 17/08 a 21/08
Aviso “aplicativo desativado: favor atualizar seu aplicativo”
A mensagem de erro “Aplicativo desativado” aparece quando há uma nova versão do Caixa Tem disponível e o aplicativo atual encontra-se desatualizado.
Nos últimos meses, o Caixa Tem recebeu algumas atualizações, que incluíram novos recursos e um aumento no número permitido de usuários simultâneos no aplicativo. Para ter acesso a novas funções e correções de erros, além de maior estabilidade, sempre mantenha o aplicativo atualizado.
Aviso: “não foi possível cadastrar o dispositivo” no primeiro acesso
A mensagem “Não foi possível cadastrar o dispositivo” pode aparecer no primeiro cadastro no aplicativo, quando o Caixa Tem enfrenta muitos acessos simultâneos na plataforma.
O recomendado neste caso é esperar que o número de acessos simultâneos no aplicativo diminua, já que o servidor começa a apresentar erros quando esse número é superior ao suportado pelo sistema. Escolha utilizar o aplicativo em horários de menor movimentação, que são normalmente entre 20h e 8h.
Mensagem “serviço de pagamento indisponível no momento”
A mensagem de erro “Serviço de pagamento indisponível no momento” aparece logo após a tentativa de efetuar pagamentos de boletos no Caixa Tem. O aviso surge quando a plataforma encontra-se indisponível ou fora do ar. Reconhecer se o problema está no aplicativo e não em conexões de rede particulares é importante, já que a falha precisa ser reportada e corrigida pelo servidor.
Quando o aplicativo apresentar erros e falhas constantes, é importante seguir alguns procedimentos:
º Cheque Conexões de Internet;
º Reinicie o celular e tente acessá-lo novamente.
Se o problema persistir, pesquise em outros canais se a falha é geral e se a mensagem de erro também aparece para outros usuários — o Twitter e serviços como o Google Trends e Downdetector podem ajudar.
Manter o aplicativo atualizado também é importante, já que novos recursos podem ser adicionados e falhas anteriores podem ser corrigidas.
Erro “nenhuma conversa encontrada”
A mensagem de erro “Nenhuma conversa encontrada” também costuma aparecer quando o aplicativo Caixa Tem passa por problemas. A instabilidade no sistema pode ser decorrente mais uma vez de um alto número de acessos simultâneos à plataforma, que não é capaz de sustentar tantos usuários de uma vez; ou, ainda, por problemas provenientes de falhas no desenvolvimento do software.
Se o erro implicar em falhas no software, o ideal é esperar que ele seja corrigido pelo desenvolvedor, e por isso é importante manter o aplicativo sempre atualizado. Aqui a dica é a mesma: evite horários de pico no aplicativo, optando por acessá-lo em horários menos movimentados.
Como acessar o Caixa Tem no Android
Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo Caixa Tem, inclusive quem não tem conta na CAIXA. Confira o passo a passo para quem possui celular com sistema operacional Android:
1. Baixe o app: Para isso, é só acessar a Google Play Store e baixar o app Caixa Tem;
2. Acesse: O acesso é feito com o seu CPF e uma senha numérica de 6 dígitos que você cria na hora;
3. Use os serviços: Depois de acessar, é só clicar no serviço que você quer usar e digitar o que precisa;
4. Identifique o seu celular: Para acessar informações da sua conta, fazer pagamentos e transferências com a mesma senha de acesso, você deve colocar o número do seu celular e aguardar uma mensagem SMS com um código para confirmar sua identificação.
Liberação do FGTS emergencial
A princípio o aplicativo Caixa Tem foi criado para que os brasileiros recebessem o pagamento do Auxílio Emergencial, porém, a Caixa Econômica Federal e o Governo Federal decidiram usá-lo também para depósitos do FGTS Emergencial.
Para receber mais este benefício os trabalhadores têm que ter saldo positivo em contas ativas e/ou inativas do FGTS.
O valor disponibilizado será de até R$ 1.045,00, mesmo que a pessoa tenha mais de uma conta. Para quem possui um saldo menor, existe a possibilidade de zerar o fundo.
Primeiramente o dinheiro será depositado na Conta Poupança Social Digital, quando será possível utilizar o dinheiro para fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code através do aplicativo Caixa Tem.
Como transferir o dinheiro no Caixa Tem?
A transferência do dinheiro do benefício é realizada através do aplicativo Caixa Tem e pode ser realizada por meio de DOC, sem cobrança de taxa, para bancos físicos tradicionais ou digitais.
Os usuários poderão fazer transferências ilimitadas para contas da Caixa, e até três transações mensais para outros bancos, com o limite de R$ 600 por movimentação e de R$ 1 mil por dia.
º Entre no aplicativo Caixa Tem e selecione a opção “Transferir dinheiro”, que fica no menu principal;
º Ao clicar será aberto um chat automático para fazer a transação;
º Escolha entre as opções “digitar o número da agência e conta”, “ler um QR Code com as informações bancárias” ou “usar dados já salvos”;
º Escolha o banco desejado entre as opções da lista. Depois, digite o número da agência e envie a mensagem;
º Escreva o número da conta e depois informe o dígito, quando for solicitado no chat;
º Escolha o tipo de conta de destino e digite o número do CPF do destinatário;
º Digite o nome da pessoa e envie na conversa. Depois, digite o valor que será transferido;
º Confirme o prazo de envio e confira os dados da transferência. Caso esteja tudo correto, toque em “Sim”;
º Depois digite sua senha de acesso ao aplicativo Caixa Tem e avance. O dinheiro será transferido;
º Clique em “Comprovante” para receber o documento no chat. Abra o item e toque no ícone de compartilhamento para salvar no celular ou para enviar para um contato.
Agora que você já sabe como solucionar os erros mais comuns do aplicativo Caixa Tem, acesse o site do SEBRAE para mais conteúdos relacionados.
Ver menosCoronavírus- Porque devolução do auxílio GRU consta o mesmo boleto da 1 parcela?
Segundo a Controladoria Geral da União (CGU), mais de 200 mil pessoas receberam o auxílio emergencial de forma indevida, isso apenas na primeira parcela do benefício. Já na segunda parcela, o valor foi pago erroneamente para mais de 37 mil pessoas. Quem recebeu o benefício de forma indevida deverá fLeia mais
Segundo a Controladoria Geral da União (CGU), mais de 200 mil pessoas receberam o auxílio emergencial de forma indevida, isso apenas na primeira parcela do benefício. Já na segunda parcela, o valor foi pago erroneamente para mais de 37 mil pessoas. Quem recebeu o benefício de forma indevida deverá fazer a devolução do auxílio.
Primeiro, é importante relembrar quem pode receber o auxílio emergencial. Tem direito ao benefício o cidadão maior de 18 anos, ou mãe com menos de 18, que atenda a todos os seguintes requisitos:
º Pertença à família cuja renda mensal por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo (R$ 522,50), ou cuja renda familiar total seja de até 3 (três) salários mínimos (R$ 3.135,00);
º Que não esteja recebendo benefício previdenciário ou assistencial, seguro-desemprego ou outro programa de transferência de renda federal, exceto o Bolsa Família;
º Que não tenha recebido em 2018 rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 (vinte e oito mil, quinhentos e cinquenta e nove reais e setenta centavos);
º Esteja desempregado ou exerça atividade na condição de:
° Microempreendedores individuais (MEI);
° Contribuinte individual da Previdência Social;
° Trabalhador Informal, de qualquer natureza, inclusive o intermitente inativo.
Se a pessoa solicitou o benefício sem se enquadrar nos requisitos citados acima ou inserindo informações falsas no cadastro pode ser condenada por crime de estelionato, podendo ter pena de um a cinco anos de prisão.
Caso ela receba indevidamente e não efetue a devolução do auxílio aos cofres públicos, poderá ser processada pelo crime de apropriação indébita — apropriação de coisa havida por erro, caso fortuito ou força da natureza —, que tem pena de um mês a um ano de prisão.
Como fazer a devolução do auxílio
Para ensinar como efetuar a devolução do auxílio, o Ministério da Cidadania criou uma página na internet. Basta seguir as orientações abaixo:
1. Após acessar o site, o usuário deve informar o CPF que irá efetuar a devolução;
2. Em seguida, deve selecionar a opção de pagamento da GRU – “Banco do Brasil” ou “qualquer banco”;
3. Caso o pagamento seja realizado por meio do Banco do Brasil, basta clicar na opção “Não sou um robô” e clicar no botão “Emitir GRU”;
4. Caso seja efetuado por qualquer outro banco, o usuário precisará informar o endereço do beneficiário, conforme informações que serão pedidas após selecionar “Em qualquer Banco”, marcar a opção “Não sou um robô” e clicar no botão “Emitir GRU”;
5. Esse documento é o necessário para a devolução do dinheiro recebido indevidamente. Com ele em mãos, o usuário pode efetuar o pagamento de diversas formas: seja pelo internet banking de seu respectivo banco, pelos caixas eletrônicos, caixas 24 horas, etc.
Devolução da 2ª parcela do auxílio
É importante ressaltar que a devolução do auxílio deverá ser feita no valor total recebido por parcela, isto é, para cada parcela recebida, deve ser gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU).
Se você já fez a devolução da primeira parcela do auxílio e mesmo assim seu nome ainda consta na folha de pagamento e você receber a próxima parcela, será necessário proceder com a emissão e pagamento de uma nova Guia de Recolhimento da União (GRU) seguindo o passo a passo citado no tópico anterior.
Agora que você já sabe como fazer a devolução do auxílio emergencial recebido indevidamente, acesse o site do SEBRAE para mais conteúdos relacionados.
Ver menos