1. Oi João Carlos Ontem o Senado aprovou, por unanimidade, o projeto de lei, conhecido como Lei Aldir Blanc, para socorrer o setor cultural. Agora o texto segue para a sanção presidencial. Do total de R$ 3 bilhões previstos,20% serão destinados para a manutenção de espaços artísticos e micro e pequenasLeia mais

    Oi João Carlos

    Ontem o Senado aprovou, por unanimidade, o projeto de lei, conhecido como Lei Aldir Blanc, para socorrer o setor cultural. Agora o texto segue para a sanção presidencial.

    Do total de R$ 3 bilhões previstos,20% serão destinados para a manutenção de espaços artísticos e micro e pequenas empresas culturais que foram impactadas pela pandemia e o consequente isolamento social que é o seu caso.

    Você é formal? Caso sim, você terá comprovar o cadastro municipal, estadual ou distrital.

    Um ponto muito importante é que o recurso também poderá ser usado para editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural. Isto deve aquecer o mercado cultural no segundo semestre.

    Vamos acompanhar e torcer para que rapidamente a lei seja sancionada e sem vetos.

    Ver menos
  2. Oi empresário do segmento de audiovisual Temos uma ótima notícia para você! Ontem o Senado aprovou, por unanimidade, o projeto de lei, que ficou conhecido como Lei Aldir Blanc, para socorrer o setor cultural. Agora o texto segue para sanção presidencial. Dos 3 bilhões previstos 20% serão destinadosLeia mais

    Oi empresário do segmento de audiovisual

    Temos uma ótima notícia para você! Ontem o Senado aprovou, por unanimidade, o projeto de lei, que ficou conhecido como Lei Aldir Blanc, para socorrer o setor cultural. Agora o texto segue para sanção presidencial.

    Dos 3 bilhões previstos 20% serão destinados para a manutenção de espaços artísticos e micro e pequenas empresas culturais que foram impactadas com a pandemia. Pelo que você entendi que a sua empresa é formal, correto? Neste caso, será necessário comprovar cadastro municipal, estadual ou distrital.

    Outro ponto importante é que o recurso também poderá ser usado para editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural. Estas ações contribuíram para aquecer o mercado no processo de retomada das atividades.

    Vamos acompanhar e torcer para que o projeto seja sancionado rapidamente e sem nenhum veto.

    Ver menos
  3. Oi Como você não especificou os aspectos jurídicos vou abordar alguns pontos que espero que contemplem a sua realidade. Dívidas devem ser renegociadas sempre, sejam com bancos, fornecedores ou o locador (proprietário do imóvel), por exemplo, onde a sua empresa funciona. Uma dívida que não é negociadLeia mais

    Oi

    Como você não especificou os aspectos jurídicos vou abordar alguns pontos que espero que contemplem a sua realidade.

    Dívidas devem ser renegociadas sempre, sejam com bancos, fornecedores ou o locador (proprietário do imóvel), por exemplo, onde a sua empresa funciona. Uma dívida que não é negociada pode elevar o seu valor a um patamar que inviabilize economicamente a empresa. Leia os contratos firmados e analise as suas condições e identifique as possibilidades antes de propor a renegociação. Valores, juros e prazos devem ser renegociados.

    Quanto aos aspectos financeiros duas estratégias devem ser adotadas:

    1. Rever a forma como atualmente você gerencia a sua empresa. Existem despesas que podem ser cortadas ou reduzidas? Os controles da empresa são realmente realizados de forma adequada? Você toma decisões com base na analise dos dados? Você busca fornecedores que prestam serviço com qualidade e que oferecem preços mais competitivos? Sua empresa dispõe de reserva financeira? Tem o valor do pró-labore (valor retirado para o empresário para manutenção das suas despesas pessoais) estabelecido ou faz retiradas sem controle? Se você concluir que não vem fazendo a gestão financeira adequada da sua empresa este é o momento certo para começar a gerir a sua empresa de forma profissional. O mercado é competitivo e, portanto, uma gestão adequada da empresa não só assegura a sua sobrevivência no mercado, mas viabiliza a sua possibilidade de crescimento.
    2. Você conhece o perfil dos seus clientes e tem uma estratégia de relacionamento com eles? Se não tem é a hora de parar e definir uma: mantenha uma base de dados com as informações dos seus clientes; prospecte novos clientes; identifique outros nichos de mercado nos quais você ainda não atua e que não demandam investimentos relevantes para começar a atuar. Como está a presença da sua empresa on-line? Utilize as redes sociais para atrair novos clientes. Pense em quais são os diferenciais que a sua empresa tem e comunique de forma clara para o seu cliente.  Aproveite e veja os nossos cursos gratuitos que podem lhe ajudar a aprimorar a gestão da sua empresa. E conte sempre conosco aqui no Sebrae.

     

     

     

    Ver menos
  4. Oi Devido a crise muitas empresas perderam faturamento ou outras como a sua tiveram que fechar as portas em razão da atividade depender da presença das pessoas, ou seja, o serviço não pode ser realizado a distância. É importante você lembrar que em qualquer negócio você terá custos fixos (custos fixLeia mais

    Oi

    Devido a crise muitas empresas perderam faturamento ou outras como a sua tiveram que fechar as portas em razão da atividade depender da presença das pessoas, ou seja, o serviço não pode ser realizado a distância. É importante você lembrar que em qualquer negócio você terá custos fixos (custos fixos são despesas que a empresa tem que arcar independentemente do faturamento. No seu caso os custos fixos são aluguel, água e luz). A principal avaliação que você deve fazer é: as dificuldades que você está enfrentando são exclusivamente por conta da crise ou antecedem a crise? Por exemplo: sua empresa não tinha nenhuma reserva financeira? As empresas tem que ter uma reserva de caixa para cobrir os seus custos fixos quando ocorre queda no faturamento ou imprevistos e/ou crises como a que estamos vivendo agora. Nesse período de pandemia você fez contato com os seus clientes? Prospectou novos clientes? Use as redes sociais (WhatsApp) Facebook, Instagram) para fazer isso. Se você concluir que não estava fazendo uma gestão adequada, a principal atitude a ser tomada é mudar a forma como você gerencia a sua empresa para não repetir os mesmos erros no futuro. Já verifique os nossos cursos on-line gratuitos e aproveite para se aperfeiçoar como empreendedora para gerir melhor a sua empresa.

     

     

     

    Ver menos