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Coronavírus- O que o dono de um estabelecimento que produz eventos e festas pode fazer?

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A dúvida é tanto jurídica quanto financeira.

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1 Resposta

  1. Oi

    Como você não especificou os aspectos jurídicos vou abordar alguns pontos que espero que contemplem a sua realidade.

    Dívidas devem ser renegociadas sempre, sejam com bancos, fornecedores ou o locador (proprietário do imóvel), por exemplo, onde a sua empresa funciona. Uma dívida que não é negociada pode elevar o seu valor a um patamar que inviabilize economicamente a empresa. Leia os contratos firmados e analise as suas condições e identifique as possibilidades antes de propor a renegociação. Valores, juros e prazos devem ser renegociados.

    Quanto aos aspectos financeiros duas estratégias devem ser adotadas:

    1. Rever a forma como atualmente você gerencia a sua empresa. Existem despesas que podem ser cortadas ou reduzidas? Os controles da empresa são realmente realizados de forma adequada? Você toma decisões com base na analise dos dados? Você busca fornecedores que prestam serviço com qualidade e que oferecem preços mais competitivos? Sua empresa dispõe de reserva financeira? Tem o valor do pró-labore (valor retirado para o empresário para manutenção das suas despesas pessoais) estabelecido ou faz retiradas sem controle? Se você concluir que não vem fazendo a gestão financeira adequada da sua empresa este é o momento certo para começar a gerir a sua empresa de forma profissional. O mercado é competitivo e, portanto, uma gestão adequada da empresa não só assegura a sua sobrevivência no mercado, mas viabiliza a sua possibilidade de crescimento.
    2. Você conhece o perfil dos seus clientes e tem uma estratégia de relacionamento com eles? Se não tem é a hora de parar e definir uma: mantenha uma base de dados com as informações dos seus clientes; prospecte novos clientes; identifique outros nichos de mercado nos quais você ainda não atua e que não demandam investimentos relevantes para começar a atuar. Como está a presença da sua empresa on-line? Utilize as redes sociais para atrair novos clientes. Pense em quais são os diferenciais que a sua empresa tem e comunique de forma clara para o seu cliente.  Aproveite e veja os nossos cursos gratuitos que podem lhe ajudar a aprimorar a gestão da sua empresa. E conte sempre conosco aqui no Sebrae.