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. Como fazer uma pesquisa de mercado?
As pesquisas de mercado visam basicamente: - dar subsídios para as decisões da empresa, reduzindo riscos. - detectar ou dimensionar oportunidades ou problemas para o negócio. A pesquisa de mercado pode ser dividida nas seguintes etapas: Elaboração do Problema de Pesquisa Definir o problema de estudoLeia mais
As pesquisas de mercado visam basicamente:
Ver menos– dar subsídios para as decisões da empresa, reduzindo riscos.
– detectar ou dimensionar oportunidades ou problemas para o negócio.
A pesquisa de mercado pode ser dividida nas seguintes etapas:
Elaboração do Problema de Pesquisa
Definir o problema de estudo consiste em identificar o público-alvo a ser
estudado, e que tipo de informações deverá ser coletado sobre ele. Em regra, as principais informações sobre os consumidores dividem-se em quatro
grandes categorias:
• Características demográficas: esta categoria inclui as informações de caráter genérico sobre o cliente como o sexo, a idade, o rendimento, a
nacionalidade, a localização geográfica, o nível de instrução, a atividade
profissional, o número de pessoas do seu agregado familiar etc
Como escolher o melhor ponto comercial?
Uma boa localização pode representar uma grande variação no volume de negócios e ser determinante para o sucesso ou o fracasso de um empreendimento. Estar próximo de onde o público-alvo reside, trabalha, ou no fluxo de um local para o outro é favorável ao desenvolvimento de praticamente todos os tipLeia mais
Uma boa localização pode representar uma grande variação no volume de negócios e ser determinante para o sucesso ou o fracasso de um empreendimento.
Ver menosEstar próximo de onde o público-alvo reside, trabalha, ou no fluxo de um local
para o outro é favorável ao desenvolvimento de praticamente todos os tipos
de empresa.
Os fatores básicos que devem ser analisados para escolha do ponto são:
• Acesso: Facilidade de acesso por meio de transportes coletivos; rua
conhecida; corrente de tráfego; a não obrigação do cliente de cruzar
a pista contrária; estacionamento no local do imóvel, ou bem próximo;
facilidade de visibilidade da loja; etc.
• População: Verificação da renda; quem são os clientes e os consumidores em potencial; quais são os hábitos e o comportamento de compra
(locais onde realizam suas compras); grau de fidelidade com estes locais;
freqüência de compras; motivos que os levam até os locais; etc.
• Imóvel: Defina a área ideal para sua loja em m²; avalie, dentre as opções de imóveis disponíveis, a que mais se aproxima em m² (tanto maior
como menor); térreo é melhor que sobrado, ou prédio; com bom fluxo
de pessoas em frente da loja; verifique as leis municipais de zoneamento
para o seu tipo de atividade empresarial, etc.
• Concorrência: Identifique quem são, quantos são e onde estão os concorrentes; a concorrência, neste momento, deve ser avaliada em razão
das suas estratégias de localização, isto é, deve ser entendida assim: onde
tem geograficamente ocorrido a expansão, ou mesmo o fechamento,
das lojas dos seus principais concorrentes. Cabe destacar, também, que
aquilo que às vezes parece ser não o é de fato. A proximidade de lojas
com produtos semelhantes (concorrentes diretos) pode ser benéfica
para vários segmentos do varejo
Como atender bem o cliente?
Atender com qualidade o cliente ou satisfazê-lo, é uma filosofia empresarial baseada na parceria. É fundamental compreender que, atender com qualidade o cliente não se resume em tratá-lo bem, com cortesia. Mais do que isso, hoje significa acrescentar benefícios a produtos e serviços, objetivando supLeia mais
Atender com qualidade o cliente ou satisfazê-lo, é uma filosofia empresarial
Ver menosbaseada na parceria. É fundamental compreender que, atender com qualidade o cliente não se resume em tratá-lo bem, com cortesia. Mais do que isso,
hoje significa acrescentar benefícios a produtos e serviços, objetivando superar as expectativas dele. É necessário se estabelecer um canal direto de comunicação entre o cliente e a empresa, através do qual o primeiro é regularmente
ouvido, com muita atenção, e suas críticas e sugestões são transformadas em
especificações de melhores produtos e serviços.
Esta filosofia, que prioriza as necessidades e interesses do cliente, e não os da
própria empresa, leva a um aumento do volume de negócios, em função da
fidelidade do cliente. Além disso, estudos demonstram que, para a maioria
das pessoas, a qualidade do serviço é mais importante do que o seu preço,
concluindo-se que os consumidores estão dispostos a pagar mais por serviços
de qualidade.
. Como elaborar o custo das mercadorias vendidas?
ste parâmetro, apesar de ter uma grande importância na análise de resultados da empresa, é muitas vezes deixado de lado pela extrema dificuldade em obtê-lo. Efetuar este controle manualmente é muito trabalhoso, pois cria um número enorme de papéis e informações, que para serem devidamente analisadosLeia mais
ste parâmetro, apesar de ter uma grande importância na análise de resultados da
Ver menosempresa, é muitas vezes deixado de lado pela extrema dificuldade em obtê-lo.
Efetuar este controle manualmente é muito trabalhoso, pois cria um número
enorme de papéis e informações, que para serem devidamente analisados,
demandam muito tempo de empregados ou do próprio empresário, não justificando, para muitos, a contratação de uma pessoa para realizar o controle
específico deste item.
Mas o que é o CMV – custo da mercadoria vendida?
São os custos das mercadorias e/ou serviços que originam o faturamento mensal da empresa, não importando o dia em que aconteceu o pagamento ao fornecedor, mas sim a data em que foi comercializado o produto e/ou serviço.
Sem esta informação, é impossível conhecer o resultado do demonstrativo mensal de resultados e nem tão pouco definir o ponto de equilíbrio do negócio.
Assim, mãos à obra, levantar o CMV é preciso, inventar um valor não.
O que é o fluxo de caixa e qual é a sua importância?
A função desta ferramenta é a de informar o empresário sobre a situação da movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e ao saldo, realizados e a se realizarem, de forma diária e acumulada. A composição do Fluxo de Caixa podeLeia mais
A função desta ferramenta é a de informar o empresário sobre a situação da
Ver menosmovimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e ao saldo, realizados e a se
realizarem, de forma diária e acumulada.
A composição do Fluxo de Caixa pode variar muito, porém as informações
devem estar estruturadas diariamente e de forma acumulada, informando os
pagamentos, recebimentos e o saldo, ao longo do tempo.
O resultado acumulado do fluxo de caixa, quando negativo, pode significar o
óbvio: a empresa está gastando mais que a sua receita permite.
Como posso saber se a empresa está obtendo lucro?
Utilizando o demonstrativo de resultados do exercício – DRE. A função desta ferramenta é a de informar se a empresa está obtendo lucro ou não nas operações pertinentes a um determinado período, geralmente de um mês. Os valores que compõem o DRE devem corresponder ao mês que está sendo analisado, porLeia mais
Utilizando o demonstrativo de resultados do exercício – DRE.
Ver menosA função desta ferramenta é a de informar se a empresa está obtendo lucro ou não
nas operações pertinentes a um determinado período, geralmente de um mês.
Os valores que compõem o DRE devem corresponder ao mês que está sendo
analisado, portanto, não necessariamente, se houve a efetivação dos pagamentos dos custos e dos recebimentos das vendas, naquele determinado mês
Como formar o preço de venda adequado ao mercado?
Existem diversas formas para o cálculo do preço de venda. Abaixo, segue uma das utilizadas no universo empresarial. - Preço de Venda = Custo do produto ou serviço X Índice de comercialização. - O índice é o resultado da soma dos percentuais dos impostos de comercialização, como o SIMPLES, ICMS, ISS,Leia mais
Existem diversas formas para o cálculo do preço de venda. Abaixo, segue uma
Ver menosdas utilizadas no universo empresarial.
– Preço de Venda = Custo do produto ou serviço X Índice de comercialização.
– O índice é o resultado da soma dos percentuais dos impostos de comercialização, como o SIMPLES, ICMS, ISS, etc., mais o percentual do custo
fixo (custo fixo dividido pelo faturamento mensal médio anual), mais o
percentual das comissões e frete, e também o percentual referente à
margem de lucro desejada, ou possível do produto ou serviço.
– Para determinar o índice, é necessário subtrair de 100% o resultado do item
2 e depois dividir por 100, para que o número fique de forma centesimal.
Como reconhecer se o custo dos produtos ou dos serviços é competitivo no mercado?
Conseguir identificar a competitividade de venda de um produto ou serviço, antes mesmo de disponibilizá-lo ao mercado, é uma informação que não pode ser desprezada. Para isto, é preciso conhecer a metodologia de cálculo do custo-alvo, ou do custo de compra que atenda as expectativas de margem de lucLeia mais
Conseguir identificar a competitividade de venda de um produto ou serviço, antes mesmo de disponibilizá-lo ao mercado, é uma informação que não
Ver menospode ser desprezada.
Para isto, é preciso conhecer a metodologia de cálculo do custo-alvo, ou do custo de compra que atenda as expectativas de margem de lucro do empresário.
O custo-alvo informa, portanto, o custo que você deveria conseguir de um determinado produto ou serviço, para oferecer um preço de venda compatível
com o praticado no mercado.
A fórmula do custo-alvo é a seguinte:
Custo-Alvo = Preço de Venda do concorrente / índice de venda utilizado pela
sua empresa.
Exemplo de cálculo do custo-alvo (CA)
1. Preço de Venda do concorrente = R$ 18,00.
2. Índice praticado na sua empresa = 2,1277
CA = 18,00 / 2,1277 = 8,46 -> este é o custo-alvo, que a sua empresa deve
procurar ter junto aos seus fornecedores.
. O que é capital de giro e como calculá-lo?
Quando uma empresa inicia as suas atividades, recebe dois tipos de investimentos. Um, considerado como investimento fixo, que servirá para a aquisição das máquinas, móveis, prédio, ferramentas, enfim, para investir em itens do ativo imobilizado. A outra parte dos investimentos vai compor uma reservaLeia mais
Quando uma empresa inicia as suas atividades, recebe dois tipos de investimentos. Um, considerado como investimento
Ver menosfixo, que servirá para a aquisição das máquinas, móveis, prédio, ferramentas, enfim, para
investir em itens do ativo imobilizado.
A outra parte dos investimentos vai compor
uma reserva de recursos para ser utilizada
conforme as necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo. É o chamado capital de giro. Esses recursos ficam alocados nos
estoques, nas contas a receber, no caixa ou na
conta corrente bancária.
. Como calcular o custo da mão-de-obra direta – MOD?
A Mão-de-Obra Direta (MOD) deve ser considerada como aquela que está diretamente ligada ao produto ou serviço. De modo geral, pode ser calculada da seguinte forma: - Calcular o salário do empregado com encargos. - Dividir o valor calculado acima por 176 horas, que equivale a 22 dias (quantidade de dLeia mais
A Mão-de-Obra Direta (MOD) deve ser considerada como aquela que está diretamente ligada ao produto ou serviço.
Ver menosDe modo geral, pode ser calculada da seguinte forma:
– Calcular o salário do empregado com encargos.
– Dividir o valor calculado acima por 176 horas, que equivale a 22 dias
(quantidade de dias úteis médios mensais por ano) vezes 8 horas.
– O empresário, se quiser, pode também utilizar as h-H reais (hora-homem), ou
seja, calculando um índice de ociosidade da MOD (mão-de-obra direta).
Exemplo:
Ociosidade = 5 % -> cálculo das h-H reais = 176 X 0,95 = 167,2 h-H
Qual é a diferença entre os custos fixos e os variáveis?
Os custos fixos, como: pró-labore, aluguel, salários e encargos, energia elétrica, telefone, etc., não variam em decorrência das vendas. Já os custos variáveis, os de compra dos produtos, os impostos, e as comissões, por exemplo, são diretamente ligados às vendas, oscilando conforme o aumento ou a rLeia mais
Os custos fixos, como: pró-labore, aluguel, salários e encargos, energia elétrica,
Ver menostelefone, etc., não variam em decorrência das vendas. Já os custos variáveis,
os de compra dos produtos, os impostos, e as comissões, por exemplo, são
diretamente ligados às vendas, oscilando conforme o aumento ou a redução
das receitas.
Esta é a primeira etapa para se penetrar diretamente no mundo financeiro da empresa,
realizando os controles dos custos fixos, conhecidos também por indiretos, e os custos
variáveis, os que estão diretamente ligados à
comercialização dos produtos e serviços.
Nos custos fixos, existe um parâmetro que normalmente é deixado de lado pelos empreendedores, o pró-labore, seja para
melhorar os resultados financeiros, enganando a si mesmo, ou simplesmente
porque o valor retirado é totalmente variável e de data incerta, o que acaba
causando um transtorno para o controle do fluxo de caixa.
Portanto, o valor de retirada dos sócios ou proprietários deve ser fixado, como
também as datas.
O que é e como calcular o Ponto de Equilíbrio da minha empresa?
O Ponto de Equilíbrio (PE) informa ao empresário o faturamento mensal mínimo necessário para cobrir os custos (fixos e variáveis), informação esta que muitas vezes é vital para a análise de viabilidade de um empreendimento ou da adequação da empresa em relação ao mercado. Para calcular o Ponto de EqLeia mais
O Ponto de Equilíbrio (PE) informa ao empresário o faturamento mensal mínimo necessário para cobrir os custos (fixos e variáveis), informação esta que
Ver menosmuitas vezes é vital para a análise de viabilidade de um empreendimento ou
da adequação da empresa em relação ao mercado.
Para calcular o Ponto de Equilíbrio (PE) em reais (faturamento), faça o seguinte:
Fórmula:
PE = Custo Fixo / IMC (índice da margem de contribuição).
Portanto, inicialmente calcule:
• O valor total do custo fixo mensal.
• O índice da margem de contribuição.
Para calcular o índice da margem de contribuição utilize o DRE.
Modelo de Demonstrativo de Resultados do Exercício – DRE
– Informações mensais.
Itens Valor %
1. Vendas 30.000,00 100%
2. Impostos (3.000,00) 10%
3. Comissões (1.500,00) 5%
4. Custos das Mercadorias Vendidas (15.000,00) 50%
5. Margem de Contribuição (1-2-3-4) 10.500,00 35%*
6. Custos Fixos (7.500,00) 25%
7. Lucro Líquido (5-6) 3.000,00 10%
% = relação percentual do item com o valor das Vendas
* Índice da Margem de Contribuição – IMC
IMC = Margem de Contribuição / Vendas
IMC = 10.500,00 / 30.000,00 = 0,35 ou 35%
Assim, após ter em mãos as duas informações, custos fixos e o IMC, você poderá
calcular o Ponto de Equilíbrio – PE.
Para calcular o PE:
PE = Custos Fixos / IMC
PE = 7.500,00 / 0,35 = 21.428,57
PE = R$ 21.428,57