1. As pesquisas de mercado visam basicamente: - dar subsídios para as decisões da empresa, reduzindo riscos. - detectar ou dimensionar oportunidades ou problemas para o negócio. A pesquisa de mercado pode ser dividida nas seguintes etapas: Elaboração do Problema de Pesquisa Definir o problema de estudoLeia mais

    As pesquisas de mercado visam basicamente:
    – dar subsídios para as decisões da empresa, reduzindo riscos.
    – detectar ou dimensionar oportunidades ou problemas para o negócio.
    A pesquisa de mercado pode ser dividida nas seguintes etapas:
    Elaboração do Problema de Pesquisa
    Definir o problema de estudo consiste em identificar o público-alvo a ser
    estudado, e que tipo de informações deverá ser coletado sobre ele. Em regra, as principais informações sobre os consumidores dividem-se em quatro
    grandes categorias:
    • Características demográficas: esta categoria inclui as informações de caráter genérico sobre o cliente como o sexo, a idade, o rendimento, a
    nacionalidade, a localização geográfica, o nível de instrução, a atividade
    profissional, o número de pessoas do seu agregado familiar etc

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  2. Uma boa localização pode representar uma grande variação no volume de negócios e ser determinante para o sucesso ou o fracasso de um empreendimento. Estar próximo de onde o público-alvo reside, trabalha, ou no fluxo de um local para o outro é favorável ao desenvolvimento de praticamente todos os tipLeia mais

    Uma boa localização pode representar uma grande variação no volume de negócios e ser determinante para o sucesso ou o fracasso de um empreendimento.
    Estar próximo de onde o público-alvo reside, trabalha, ou no fluxo de um local
    para o outro é favorável ao desenvolvimento de praticamente todos os tipos
    de empresa.
    Os fatores básicos que devem ser analisados para escolha do ponto são:
    • Acesso: Facilidade de acesso por meio de transportes coletivos; rua
    conhecida; corrente de tráfego; a não obrigação do cliente de cruzar
    a pista contrária; estacionamento no local do imóvel, ou bem próximo;
    facilidade de visibilidade da loja; etc.
    • População: Verificação da renda; quem são os clientes e os consumidores em potencial; quais são os hábitos e o comportamento de compra
    (locais onde realizam suas compras); grau de fidelidade com estes locais;
    freqüência de compras; motivos que os levam até os locais; etc.
    • Imóvel: Defina a área ideal para sua loja em m²; avalie, dentre as opções de imóveis disponíveis, a que mais se aproxima em m² (tanto maior
    como menor); térreo é melhor que sobrado, ou prédio; com bom fluxo
    de pessoas em frente da loja; verifique as leis municipais de zoneamento
    para o seu tipo de atividade empresarial, etc.
    • Concorrência: Identifique quem são, quantos são e onde estão os concorrentes; a concorrência, neste momento, deve ser avaliada em razão
    das suas estratégias de localização, isto é, deve ser entendida assim: onde
    tem geograficamente ocorrido a expansão, ou mesmo o fechamento,
    das lojas dos seus principais concorrentes. Cabe destacar, também, que
    aquilo que às vezes parece ser não o é de fato. A proximidade de lojas
    com produtos semelhantes (concorrentes diretos) pode ser benéfica
    para vários segmentos do varejo

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  3. Atender com qualidade o cliente ou satisfazê-lo, é uma filosofia empresarial baseada na parceria. É fundamental compreender que, atender com qualidade o cliente não se resume em tratá-lo bem, com cortesia. Mais do que isso, hoje significa acrescentar benefícios a produtos e serviços, objetivando supLeia mais

    Atender com qualidade o cliente ou satisfazê-lo, é uma filosofia empresarial
    baseada na parceria. É fundamental compreender que, atender com qualidade o cliente não se resume em tratá-lo bem, com cortesia. Mais do que isso,
    hoje significa acrescentar benefícios a produtos e serviços, objetivando superar as expectativas dele. É necessário se estabelecer um canal direto de comunicação entre o cliente e a empresa, através do qual o primeiro é regularmente
    ouvido, com muita atenção, e suas críticas e sugestões são transformadas em
    especificações de melhores produtos e serviços.
    Esta filosofia, que prioriza as necessidades e interesses do cliente, e não os da
    própria empresa, leva a um aumento do volume de negócios, em função da
    fidelidade do cliente. Além disso, estudos demonstram que, para a maioria
    das pessoas, a qualidade do serviço é mais importante do que o seu preço,
    concluindo-se que os consumidores estão dispostos a pagar mais por serviços
    de qualidade.

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  4. ste parâmetro, apesar de ter uma grande importância na análise de resultados da empresa, é muitas vezes deixado de lado pela extrema dificuldade em obtê-lo. Efetuar este controle manualmente é muito trabalhoso, pois cria um número enorme de papéis e informações, que para serem devidamente analisadosLeia mais

    ste parâmetro, apesar de ter uma grande importância na análise de resultados da
    empresa, é muitas vezes deixado de lado pela extrema dificuldade em obtê-lo.
    Efetuar este controle manualmente é muito trabalhoso, pois cria um número
    enorme de papéis e informações, que para serem devidamente analisados,
    demandam muito tempo de empregados ou do próprio empresário, não justificando, para muitos, a contratação de uma pessoa para realizar o controle
    específico deste item.
    Mas o que é o CMV – custo da mercadoria vendida?
    São os custos das mercadorias e/ou serviços que originam o faturamento mensal da empresa, não importando o dia em que aconteceu o pagamento ao fornecedor, mas sim a data em que foi comercializado o produto e/ou serviço.
    Sem esta informação, é impossível conhecer o resultado do demonstrativo mensal de resultados e nem tão pouco definir o ponto de equilíbrio do negócio.
    Assim, mãos à obra, levantar o CMV é preciso, inventar um valor não.

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  5. A função desta ferramenta é a de informar o empresário sobre a situação da movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e ao saldo, realizados e a se realizarem, de forma diária e acumulada. A composição do Fluxo de Caixa podeLeia mais

    A função desta ferramenta é a de informar o empresário sobre a situação da
    movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e ao saldo, realizados e a se
    realizarem, de forma diária e acumulada.
    A composição do Fluxo de Caixa pode variar muito, porém as informações
    devem estar estruturadas diariamente e de forma acumulada, informando os
    pagamentos, recebimentos e o saldo, ao longo do tempo.
    O resultado acumulado do fluxo de caixa, quando negativo, pode significar o
    óbvio: a empresa está gastando mais que a sua receita permite.

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  6. Utilizando o demonstrativo de resultados do exercício – DRE. A função desta ferramenta é a de informar se a empresa está obtendo lucro ou não nas operações pertinentes a um determinado período, geralmente de um mês. Os valores que compõem o DRE devem corresponder ao mês que está sendo analisado, porLeia mais

    Utilizando o demonstrativo de resultados do exercício – DRE.
    A função desta ferramenta é a de informar se a empresa está obtendo lucro ou não
    nas operações pertinentes a um determinado período, geralmente de um mês.
    Os valores que compõem o DRE devem corresponder ao mês que está sendo
    analisado, portanto, não necessariamente, se houve a efetivação dos pagamentos dos custos e dos recebimentos das vendas, naquele determinado mês

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  7. Existem diversas formas para o cálculo do preço de venda. Abaixo, segue uma das utilizadas no universo empresarial. - Preço de Venda = Custo do produto ou serviço X Índice de comercialização. - O índice é o resultado da soma dos percentuais dos impostos de comercialização, como o SIMPLES, ICMS, ISS,Leia mais

    Existem diversas formas para o cálculo do preço de venda. Abaixo, segue uma
    das utilizadas no universo empresarial.
    – Preço de Venda = Custo do produto ou serviço X Índice de comercialização.
    – O índice é o resultado da soma dos percentuais dos impostos de comercialização, como o SIMPLES, ICMS, ISS, etc., mais o percentual do custo
    fixo (custo fixo dividido pelo faturamento mensal médio anual), mais o
    percentual das comissões e frete, e também o percentual referente à
    margem de lucro desejada, ou possível do produto ou serviço.
    – Para determinar o índice, é necessário subtrair de 100% o resultado do item
    2 e depois dividir por 100, para que o número fique de forma centesimal.

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  8. Conseguir identificar a competitividade de venda de um produto ou serviço, antes mesmo de disponibilizá-lo ao mercado, é uma informação que não pode ser desprezada. Para isto, é preciso conhecer a metodologia de cálculo do custo-alvo, ou do custo de compra que atenda as expectativas de margem de lucLeia mais

    Conseguir identificar a competitividade de venda de um produto ou serviço, antes mesmo de disponibilizá-lo ao mercado, é uma informação que não
    pode ser desprezada.
    Para isto, é preciso conhecer a metodologia de cálculo do custo-alvo, ou do custo de compra que atenda as expectativas de margem de lucro do empresário.
    O custo-alvo informa, portanto, o custo que você deveria conseguir de um determinado produto ou serviço, para oferecer um preço de venda compatível
    com o praticado no mercado.
    A fórmula do custo-alvo é a seguinte:
    Custo-Alvo = Preço de Venda do concorrente / índice de venda utilizado pela
    sua empresa.
    Exemplo de cálculo do custo-alvo (CA)
    1. Preço de Venda do concorrente = R$ 18,00.
    2. Índice praticado na sua empresa = 2,1277
    CA = 18,00 / 2,1277 = 8,46 -> este é o custo-alvo, que a sua empresa deve
    procurar ter junto aos seus fornecedores.

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  9. Quando uma empresa inicia as suas atividades, recebe dois tipos de investimentos. Um, considerado como investimento fixo, que servirá para a aquisição das máquinas, móveis, prédio, ferramentas, enfim, para investir em itens do ativo imobilizado. A outra parte dos investimentos vai compor uma reservaLeia mais

    Quando uma empresa inicia as suas atividades, recebe dois tipos de investimentos. Um, considerado como investimento
    fixo, que servirá para a aquisição das máquinas, móveis, prédio, ferramentas, enfim, para
    investir em itens do ativo imobilizado.
    A outra parte dos investimentos vai compor
    uma reserva de recursos para ser utilizada
    conforme as necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo. É o chamado capital de giro. Esses recursos ficam alocados nos
    estoques, nas contas a receber, no caixa ou na
    conta corrente bancária.

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  10. A Mão-de-Obra Direta (MOD) deve ser considerada como aquela que está diretamente ligada ao produto ou serviço. De modo geral, pode ser calculada da seguinte forma: - Calcular o salário do empregado com encargos. - Dividir o valor calculado acima por 176 horas, que equivale a 22 dias (quantidade de dLeia mais

    A Mão-de-Obra Direta (MOD) deve ser considerada como aquela que está diretamente ligada ao produto ou serviço.
    De modo geral, pode ser calculada da seguinte forma:
    – Calcular o salário do empregado com encargos.
    – Dividir o valor calculado acima por 176 horas, que equivale a 22 dias
    (quantidade de dias úteis médios mensais por ano) vezes 8 horas.
    – O empresário, se quiser, pode também utilizar as h-H reais (hora-homem), ou
    seja, calculando um índice de ociosidade da MOD (mão-de-obra direta).
    Exemplo:
    Ociosidade = 5 % -> cálculo das h-H reais = 176 X 0,95 = 167,2 h-H

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  11. Os custos fixos, como: pró-labore, aluguel, salários e encargos, energia elétrica, telefone, etc., não variam em decorrência das vendas. Já os custos variáveis, os de compra dos produtos, os impostos, e as comissões, por exemplo, são diretamente ligados às vendas, oscilando conforme o aumento ou a rLeia mais

    Os custos fixos, como: pró-labore, aluguel, salários e encargos, energia elétrica,
    telefone, etc., não variam em decorrência das vendas. Já os custos variáveis,
    os de compra dos produtos, os impostos, e as comissões, por exemplo, são
    diretamente ligados às vendas, oscilando conforme o aumento ou a redução
    das receitas.
    Esta é a primeira etapa para se penetrar diretamente no mundo financeiro da empresa,
    realizando os controles dos custos fixos, conhecidos também por indiretos, e os custos
    variáveis, os que estão diretamente ligados à
    comercialização dos produtos e serviços.
    Nos custos fixos, existe um parâmetro que normalmente é deixado de lado pelos empreendedores, o pró-labore, seja para
    melhorar os resultados financeiros, enganando a si mesmo, ou simplesmente
    porque o valor retirado é totalmente variável e de data incerta, o que acaba
    causando um transtorno para o controle do fluxo de caixa.
    Portanto, o valor de retirada dos sócios ou proprietários deve ser fixado, como
    também as datas.

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  12. O Ponto de Equilíbrio (PE) informa ao empresário o faturamento mensal mínimo necessário para cobrir os custos (fixos e variáveis), informação esta que muitas vezes é vital para a análise de viabilidade de um empreendimento ou da adequação da empresa em relação ao mercado. Para calcular o Ponto de EqLeia mais

    O Ponto de Equilíbrio (PE) informa ao empresário o faturamento mensal mínimo necessário para cobrir os custos (fixos e variáveis), informação esta que
    muitas vezes é vital para a análise de viabilidade de um empreendimento ou
    da adequação da empresa em relação ao mercado.
    Para calcular o Ponto de Equilíbrio (PE) em reais (faturamento), faça o seguinte:
    Fórmula:
    PE = Custo Fixo / IMC (índice da margem de contribuição).
    Portanto, inicialmente calcule:
    • O valor total do custo fixo mensal.
    • O índice da margem de contribuição.
    Para calcular o índice da margem de contribuição utilize o DRE.
    Modelo de Demonstrativo de Resultados do Exercício – DRE
    – Informações mensais.
    Itens Valor %
    1. Vendas 30.000,00 100%
    2. Impostos (3.000,00) 10%
    3. Comissões (1.500,00) 5%
    4. Custos das Mercadorias Vendidas (15.000,00) 50%
    5. Margem de Contribuição (1-2-3-4) 10.500,00 35%*
    6. Custos Fixos (7.500,00) 25%
    7. Lucro Líquido (5-6) 3.000,00 10%
    % = relação percentual do item com o valor das Vendas
    * Índice da Margem de Contribuição – IMC
    IMC = Margem de Contribuição / Vendas
    IMC = 10.500,00 / 30.000,00 = 0,35 ou 35%
    Assim, após ter em mãos as duas informações, custos fixos e o IMC, você poderá
    calcular o Ponto de Equilíbrio – PE.
    Para calcular o PE:
    PE = Custos Fixos / IMC
    PE = 7.500,00 / 0,35 = 21.428,57
    PE = R$ 21.428,57

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