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Sebrae

Como escolher o melhor ponto comercial?

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Como escolher o melhor ponto comercial?

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1 Resposta

  1. Uma boa localização pode representar uma grande variação no volume de negócios e ser determinante para o sucesso ou o fracasso de um empreendimento.
    Estar próximo de onde o público-alvo reside, trabalha, ou no fluxo de um local
    para o outro é favorável ao desenvolvimento de praticamente todos os tipos
    de empresa.
    Os fatores básicos que devem ser analisados para escolha do ponto são:
    • Acesso: Facilidade de acesso por meio de transportes coletivos; rua
    conhecida; corrente de tráfego; a não obrigação do cliente de cruzar
    a pista contrária; estacionamento no local do imóvel, ou bem próximo;
    facilidade de visibilidade da loja; etc.
    • População: Verificação da renda; quem são os clientes e os consumidores em potencial; quais são os hábitos e o comportamento de compra
    (locais onde realizam suas compras); grau de fidelidade com estes locais;
    freqüência de compras; motivos que os levam até os locais; etc.
    • Imóvel: Defina a área ideal para sua loja em m²; avalie, dentre as opções de imóveis disponíveis, a que mais se aproxima em m² (tanto maior
    como menor); térreo é melhor que sobrado, ou prédio; com bom fluxo
    de pessoas em frente da loja; verifique as leis municipais de zoneamento
    para o seu tipo de atividade empresarial, etc.
    • Concorrência: Identifique quem são, quantos são e onde estão os concorrentes; a concorrência, neste momento, deve ser avaliada em razão
    das suas estratégias de localização, isto é, deve ser entendida assim: onde
    tem geograficamente ocorrido a expansão, ou mesmo o fechamento,
    das lojas dos seus principais concorrentes. Cabe destacar, também, que
    aquilo que às vezes parece ser não o é de fato. A proximidade de lojas
    com produtos semelhantes (concorrentes diretos) pode ser benéfica
    para vários segmentos do varejo