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Sebrae

Como reconhecer se o custo dos produtos ou dos serviços é competitivo no mercado?

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Como reconhecer se o custo dos produtos ou dos serviços é competitivo no mercado?

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1 Resposta

  1. Conseguir identificar a competitividade de venda de um produto ou serviço, antes mesmo de disponibilizá-lo ao mercado, é uma informação que não
    pode ser desprezada.
    Para isto, é preciso conhecer a metodologia de cálculo do custo-alvo, ou do custo de compra que atenda as expectativas de margem de lucro do empresário.
    O custo-alvo informa, portanto, o custo que você deveria conseguir de um determinado produto ou serviço, para oferecer um preço de venda compatível
    com o praticado no mercado.
    A fórmula do custo-alvo é a seguinte:
    Custo-Alvo = Preço de Venda do concorrente / índice de venda utilizado pela
    sua empresa.
    Exemplo de cálculo do custo-alvo (CA)
    1. Preço de Venda do concorrente = R$ 18,00.
    2. Índice praticado na sua empresa = 2,1277
    CA = 18,00 / 2,1277 = 8,46 -> este é o custo-alvo, que a sua empresa deve
    procurar ter junto aos seus fornecedores.