Atualmente, o gelo é um produto intensamente disseminado no mercado em geral, sendo utilizado na conservação e refrigeração de alimentos, no consumo de bebidas e até no uso terapêutico. Ou seja, hoje o gelo já faz parte do dia a dia, o que o torna um produto com grande potencial para investimento.
Durante a Copa do Mundo, a expectativa é que o Brasil receba 600 mil turistas estrangeiros e que 69% deles fiquem hospedados em hotéis, segundo dados de uma pesquisa de perfil do turista da Copa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o Ministério do Turismo (MTur), em 2011. Com o aumento de turistas estrangeiros, é muito importante para o produtor de gelo criar ferramentas de qualificação do seu produto, dando aos seus clientes e ao consumidor final garantias de um produto confiável. Além dos turistas que serão consumidores diretos de gelo dentro dos hotéis, temos como clientes, toda a cadeia e estrutura de suporte e apoio das cidades-sede como: distribuidoras de bebidas, padarias, supermercados, restaurantes, bares, lanchonetes e muitos outros.
As principais linhas de produção e suas demandas são:
- Gelo em cubos: A água, após devidamente filtrada e tratada, entra em uma máquina de gelo em cubos. Após a produção do gelo, os cubos são encaminhados para o processo de acondicionamento em embalagem plástica adequada, sendo lacrado e estocado em freezer ou câmaras frigoríficas, estando em condições de comercialização. Esse tipo de produto é mais usado para consumo humano em bebidas.
- Gelo escama: O processo é o mesmo do gelo em cubo, porém usa-se uma máquina que transforma o gelo em escamas. Esse tipo de produto é mais utilizado para conservação e resfriamento de produtos alimentícios.
- Gelo em barras: A água é colocada em fôrmas especiais, segundo o peso em que serão fabricadas as barras de gelo, 5kg ou 10kg, em seguida, são mergulhadas em solução de cloreto de sódio ou álcool hidratado, a uma temperatura de -15º C. De acordo com a potência da máquina, o gelo estará pronto, normalmente, após 10 horas. Esse tipo de produto é mais utilizado em câmaras frigorificas para conservação de produtos alimentícios.
- Gelo Ecológico: O gelo ecológico é produzido com água tratada, envolvida por uma membrana transparente de polietileno e silicone cirúrgico que, em formato de bolinhas de tamanhos diferentes, são congeladas e utilizadas domesticamente (12 ml), nos copos, ou comercialmente (25 ml), resfriando buffets, bebidas em vasilhames, frutas, peixes etc. Não molha, economiza água, é reciclável e não é tóxico. Esse tipo de gelo é mais recomendado para uso doméstico, mas já está sendo comercializado para restaurantes.
É importante destacar que o candidato a empresário no segmento de gelo deve entrar nesse negócio consciente de que terá que estar presente em tempo integral, contar com uma equipe eficiente que, em longo prazo, exija menos a presença do proprietário e atentar-se para o seu desprendimento com horário, inclusive aos sábados, domingos, feriados, dia e noite, pois o consumidor, normalmente, não tem horário específico para necessitar ou se interessar-se pelo consumo de gelo.
Na parte de comercialização, os produtos devem ser competitivos. As empresas devem preocupar-se com a concepção do produto, que deve ser desenvolvido para atender à demanda do mercado, gerando valor para o cliente, deve estimular as vendas, aumentar o nível de conscientização dos consumidores (gelo ecológico), com a boa distribuição do produto e criar parcerias estratégicas através de uma estrutura de comercialização eficiente. É muito importante, também, estarem atentas aos preços cobrados pela concorrência e manter uma relação equilibrada entre preço e qualidade.
O empresário também deverá integrar a gestão das diversas áreas da empresa, principalmente, no início das atividades do novo empreendimento, tanto na parte comercial, quanto operacional e na gestão financeira do negócio. O empreendedor de uma fábrica de gelo precisa contar com o apoio de um químico habilitado nos conhecimentos técnicos e científicos sobre análise de água, visando produzir gelo puro e adequado para consumo humano.
Esse texto foi adaptado e extraído da publicação do Sebrae Ideias de Negócios para 2014 – Produção de Gelo. Para ter acesso à mesma, clique aqui. O material, embora não elimine a necessidade de elaboração de um plano de negócios, oferece uma visão estratégica da atividade e traz inúmeras informações, tais como: estrutura, localização, pessoal, custos, capital de giro, entre outros temas par ajuda-lo na realização da ideia.