Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

5 passos essenciais para escolher bons fornecedores

5 passos essenciais para escolher bons fornecedores
5 passos essenciais para escolher bons fornecedores

Imagem de Bench Accounting no Unsplash

Imagem de Bench Accounting no Unsplash

Encontrar um fornecedor ideal e que atende todas as demandas pode ser um grande desafio para os empreendedores. Como forma de ajuda, mostraremos alguns passos essenciais para escolher bons fornecedores.

Escolher bons fornecedores é crucial para o sucesso de qualquer negócio. Por esta razão, este momento é um dos mais importantes para quem quer empreender e ter sucesso. 

A primeira coisa que você deve entender é que iremos encontrar dois modelos de fornecedores: o tradicional (onde iremos comprar a mercadoria e precisamos ter um estoque) e o dropshipping (onde o fornecedor será o responsável por fazer o envio dos itens ao comprador). 

Porém, independente das opções, é importante conhecer os pontos importantes que devem ser avaliados antes de fechar negócio do fornecedor. Anote aí!

Conheça alguns passos importantes para optar pelos melhores fornecedores

O preço não pode ser o fator principal quando vamos escolher um fornecedor para o nosso negócio. Afinal de contas, do que adianta ser barato e não ter qualidade, não é mesmo? Por isso, para que a sua empresa consiga ter o sucesso esperado para o segmento, ter bons produtos e um prazo de entrega agradável pode ser a chave para aumentar as vendas.

Um detalhe importante: antes de começar a busca por fornecedores, é essencial entender com precisão a sua necessidade. Isso inclui o tipo de produto ou serviço que você está buscando, a quantidade necessária para ter um bom estoque, a qualidade esperada do item e, claro, quanto quer pagar por cada produto. 

Afinal, existem fornecedores de cosméticos, insumos médicos, joias, fornecedores de artigos esportivos para revenda, entre muitos outros, que trabalham com marcas renomadas. Mas, também existem os profissionais que não investem em qualidade.

Então, quais são os passos importantes para optar pelos melhores fornecedores? Fique atento!

1. Faça pesquisas na internet

A primeira coisa que precisamos fazer depois de ter todas as necessidades estabelecidas é uma busca pelo fornecedor, não é mesmo? E a internet pode ser uma grande auxiliadora. Só tome cuidado porque tem muita coisa boa, mas também poderá achar muitos fornecedores que darão dor de cabeça. 

Outra forma de pesquisar por fornecedores potenciais é em feiras comerciais (fique de olho no calendário de eventos da sua cidade), através de referências realizadas com outros empresários ou através de associações comerciais. Elabore uma lista com os fornecedores que parecem atender exatamente aquilo que você procura. 

2. Fique de olho na reputação do fornecedor

Existem diversas plataformas na internet como, por exemplo, o Reclame Aqui que podem ajudar a buscar informações dos fornecedores. Portanto, pegue todas as empresas e busque na plataforma o que os clientes estão falando sobre ela. 

Leia a reputação de cada fornecedor que você colocou na lista. Além das avaliações online, você pode pedir referências de outros clientes, verificar se o fornecedor tem certificações relevantes, dentre outros pontos que sejam relevantes para te trazer segurança em fechar negócio com o fornecedor. 

3. Avalie a qualidade do produto

Além de ficarmos de olho na reputação do fornecedor, é importante entender como é a qualidade do produto vendido por ele. Afinal de contas, queremos oferecer o melhor para os nossos clientes, não é mesmo?

Para ter a certeza, solicite amostras dos produtos ou serviços que você deseja comprar. Realize uma avaliação e verifique a qualidade dos itens ou serviços. Saiba também detalhes sobre a confiança do produto, se segue normas de órgãos responsáveis. Faça perguntas que tragam mais confiabilidade do fornecedor e tenha a certeza sobre a capacidade de entrega.

4. Verifique os valores a serem pagos

Faça uma comparação de preços entre os fornecedores da sua lista. Só não se esqueça de que o preço não é o único fator na hora de escolher um fornecedor. Todos os itens que falamos acima, devem ser considerados. Afinal de contas, a intenção é fidelizar os consumidores na sua plataforma, não é mesmo? Se a pessoa comprar o produto pelo preço, e, quando receber, ver que não tem qualidade, pode ser que ele não compre mais na sua loja virtual. 

5. Firme um negócio a longo prazo

Uma vez que você tenha escolhido o fornecedor ideal para o seu negócio, trabalhe para estabelecer uma relação de longo prazo, incluindo, uma comunicação de tempos em tempos, feedbacks construtivos, resoluções rápidas em caso de problemas com mercadorias ou entregas e realização de pagamento pontual.

Não esqueça que fazer a escolha por bons fornecedores é um processo que não acaba. Afinal de contas, a todo momento aparecem novas oportunidades. Portanto, fique sempre de olho nas mudanças no segmento do seu negócio, nas novas tecnologias e nas novas oportunidades.

You must login to add a comment.

Posts relacionados