A novidade agora são os alimentos funcionais que poderão conter microrganismos chamados de pós-bióticos. O consumo dessa substância pode trazer benefícios para a saúde, porém, ainda não há uma orientação global sobre como essa informação deve constar no rótulo dos alimentos.
Nos países como Japão e Estados Unidos, o consumo dos pós-bióticos já é uma realidade. No Japão este ingrediente poderá ser adicionado nos sucos de frutas, sorvetes e outros alimentos como o “natto”. Nos Estados Unidos a substância é manipulada para ser adicionada como ingrediente ao alimento ou consumida como suplemento alimentar.
Em relação a saúde, na lista dos benefícios que os pós-bióticos podem trazer, estão as propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, anti-hipertensivas, imunomoduladores, antidiabética e anticancerígenas.
Fonte: Food Connection. Disponível em: https://www.foodconnection.com.br/ingredientes/pos-bioticos-sao-promissores-para-criar-alimentos-funcionais. Publicado em 12/07/2022, por FISA.
Saiba mais sobre o setor de Alimentos e Bebidas, acesse o canal do SEBRAE no Telegram, https://t.me/sebraevarejodealimentos.