A pizza ganhou espaço no cardápio das confraternizações do fim de ano. Diversidade de sabores, preço acessível e praticidade na entrega contribuem para que muita gente troque doces, salgados e frios pela iguaria. De olho nessa tendência, que tem previsão de aumento de 30% nas vendas em dezembro, empreendedores apostam em inovação para conquistar clientes. Eles adaptam suas lojas para receberem festas como as de amigo oculto, decoram embalagens com motivos natalinos e até combinam a massa com o tradicional panetone.
Em um mercado extremamente competitivo, inovar faz parte do caminho para o sucesso. E, ao contrário do que se pensa normalmente, inovação não se relaciona apenas a laboratórios de alta tecnologia e equipamentos de ponta. O Sebrae orienta os pequenos negócios a utilizarem essa ferramenta no cotidiano da empresa, como no design do produto, no layout da loja, na redução de gastos com energia e em várias outras ações capazes de tornar o empreendimento rentável e atender às necessidades do consumidor.
A instituição desenvolve dois programas específicos para o tema: os Agentes Locais de Inovação (ALI) e o Sebraetec. No ALI, agentes realizam diagnóstico do estágio de inovação e das oportunidades de melhoria na empresa. A partir daí, é traçado um plano para inserir soluções inovadoras no estabelecimento, que pode ser acompanhado e orientado por até dois anos. Já o Sebraetec, com subsídio de até 80%, reúne consultorias em design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabilidade e tecnologia da informação e comunicação (TIC).
A La Pimpollina, situada no bairro paulistano do Morumbi, mostra que inovação pode estar justamente em pequenas iniciativas que fazem a diferença para o consumidor. A pizzaria criou uma embalagem especial para o fim de ano. A boneca símbolo da empresa aparece caracterizada como Papai Noel, junto a uma mensagem de boas festas, no centro da caixa. Na lateral, palavras que evocam o espírito do período, como amor, compreensão e fraternidade.
Para saber mais, leia a íntegra do texto publicado na Agência Sebrae de Notícias.