Qualidade é uma palavra que está na boca de todo empreendedor e cliente. Falamos tanto de qualidade que as vezes nos esquecemos que, em uma empresa, a qualidade está totalmente ligada às suas entregas.
Se você tem uma empresa de produtos alimentícios, a qualidade da sua empresa equipara-se a qualidade dos seus produtos, atendimento e satisfação do cliente. Se for de serviços, a qualidade do seu serviço só é percebida se houver uma mudança, satisfação, algum tipo de impacto positivo.
Para garantir isso não basta simplesmente ter uma metodologia, regras e normas de produção. Você precisa de bem mais do que isso.
É necessário envolver Pessoas, processos e métodos. Esta é a melhor forma de garantir que sua empresa terá uma entrega de qualidade.
Pessoas porque são elas as responsáveis por fazer a roda girar. Elas precisam estar devidamente cientes, mobilizadas e motivadas para fazer seu trabalho.
Métodos porque existe uma forma ideal para se chegar na entrega da sua empresa. Esse método melhora com o tempo, claro, mas os métodos precisam ser seguidos para conseguir a melhor entrega possível no momento.
Processos porque vários métodos criam um processo. Com eles sua empresa terá o caminho das pedras para realizar o que precisa.
Pessoas, método e processo. É assim que a Gestão de Pessoas garante que as entregas da sua empresa serão de qualidade.
Artigo original: Qualidade, uma palavra com muitos horizontes.