Uma das grandes alternativas na busca por conexão e diferenciação, a personalização pode ser uma excelente estratégia na hora de auxiliar os negócios a saírem da guerra pelos descontos. Confira as principais formas de aplicar no seu negócio hoje!
- Customização de produtos: cada vez mais as empresas estão oferecendo a possibilidade de os clientes personalizarem seus produtos, seja escolhendo cores, estampas ou materiais. Isso ajuda a aumentar o grau de envolvimento do cliente com o produto, além de reduzir significativamente as possibilidades de devolução, uma vez que os detalhes foram escolhidos pelo consumidor.
- Personalização de conteúdo: Os dados obtidos através das informações coletadas dos clientes podem ser utilizados para personalizar o conteúdo que é apresentado à eles, seja em campanhas de e-mail marketing, redes sociais ou até mesmo na própria página da loja virtual. Isso pode incluir recomendações de produtos baseadas no histórico de compras do cliente, descontos personalizados ou até mesmo conteúdo exclusivo;
- Atendimento personalizado: tecnologias de inteligência artificial echatbots para personalizar o atendimento ao cliente, oferecendo suporte em tempo real e respostas mais rápidas e eficientes para as necessidades de cada consumidor;
- Entrega personalizada: Formas de personalizar a entrega, seja oferecendo opções de entrega mais flexíveis, como entrega no mesmo dia ou em horários específicos e embalagens especiais;
- Experiências de compra personalizadas: tecnologias que permitem que os consumidores experimentem os produtos antes de comprar, seja por meio de realidade virtual, simulações de ambientes ou até mesmo com a possibilidade de fazer uma prova física do produto antes de compra-lo.
Essas tendências são importantes para o varejo eletrônico, uma vez que a personalização é cada vez mais valorizada pelos consumidores, que buscam uma experiência de compra única e diferenciada. Além disso a personalização pode ajudar a aumentar a fidelidade do cliente e as vendas, uma vez que os consumidores tendem a se sentir mais satisfeitos e engajados com marcas que se preocupam em atender suas necessidades de forma única.
No entanto, a personalização pode exigir investimentos significativos em tecnologia e em recursos humanos, o que pode impactar o custo do serviço final. Lembre-se, portanto, de avaliar a viabilidade dessa ação no seu negócio de forma a garantir a qualidade e sustentabilidade do serviço a longo prazo.
Se você quiser ler a reportagem que inspirou este artigo, acesse o link abaixo:
https://www.consumidormoderno.com.br/2023/02/28/cinco-tendencias-personalizacao-varejo-eletronico/
Participe das Comunidades Sebrae no Telegram
São 12 opções para você escolher! Toda semana o Sebrae tem um conteúdo novo que interessa ao seu negócio. Siga os temas do seu interesse nas Comunidades do Sebrae no Telegram.