. Como definir as metas de vendas?
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A definição das metas de venda parte do faturamento necessário para alcançar os resultados financeiros desejados, traduzido-se em volumes unitários
de vendas dos diversos tipos de produtos. Deve-se, sempre, seguir uma série
histórica, no caso de uma empresa já existente, ou em estimativas, no caso de
uma empresa nascente.
A definição de metas orienta a tomada de decisões da empresa, mantendo-se
o foco no negócio e evitando-se desperdícios.
As metas de vendas devem sempre ser factíveis, ou seja, devem ser alcançáveis em condições normais de mercado. A equipe de vendas deve participar
o máximo possível do processo de definição das mesmas, pois, desta forma,
estará mais comprometida com os resultados.
O método utilizado para se definirem as metas individuais deve ser justo e
transparente, evitando-se qualquer tipo de privilégio, ou discriminação entre
os vendedores.
A empresa deve buscar a manutenção de um equilíbrio entre as oportunidades oferecidas e as metas de vendas de cada vendedor. Em outras palavras,
as metas devem ser coerentes com a carteira, região e com o segmento de
mercado do vendedor.
Além das metas quantitativas em volumes de vendas, faturamento, descontos
e despesas de vendas, outros parâmetros qualitativos podem, e devem ser
considerados, como a participação em treinamentos, número e natureza de
elogios e reclamações, pedidos cancelados, entre outros.
Estes volumes de vendas são divididos entre os vendedores de acordo com o
potencial das carteiras de clientes, ou das regiões de atuação. No caso de vendas internas, as oportunidades tendem a ser mais equilibradas e, da mesma
forma, as metas individuais dos vendedores tendem a ser muito parecidas
Como fazer projeção de vendas? 5 dicas de ouro para não errar
1. Analise o histórico de vendas
A primeira dica de como fazer uma projeção de vendas eficiente é estudar o histórico de vendas da companhia. Em outras palavras, observar o quanto ela vendeu no mesmo período dos anos anteriores.
Com isso, é possível identificar datas especiais e tendências de mercado que aumentaram as vendas, momentos de queda que podem se repetir e muito mais. Por esse motivo é fundamental manter um histórico atualizado de tudo que foi comercializado. Dessa forma, você não fica “perdido” e sem dados concretos para estudar.
2. Estude o mercado
Além de analisar o histórico de vendas da empresa, é crucial estudar o mercado — ou nicho — que ela está inserida. Em outros termos, não adianta projetar um aumento nas vendas, se o mercado atual está em queda, porque isso é meio irreal.
Sendo assim, não tenha medo de ver o que seus concorrentes estão fazendo e como estão as vendas dele. Com isso, pode-se até mesmo antecipar o surgimento de novas tendências ou se preparar para uma crise.
3. Considere a sazonalidade
Não dá para pensar em como fazer projeção de vendas sem avaliar a sazonalidade dos produtos vendidos. Para compreender melhor, imagine uma loja de itens de decoração. É de se esperar que em datas comemorativas, como Natal, as vendas de determinados enfeites aumentem, não é?
Pois é justamente esse tipo de coisa que deve estar presente na sua previsão de vendas. Até porque, essa é uma parcela importante da receita e necessita de preparo prévio, ou você corre o risco de não ter um estoque abastecido para o período.
4. Entenda o time de vendas
Outra dica para fazer uma projeção de vendas certeira é saber o que a sua equipe comercial consegue fazer. Isso é, a real capacidade dela de transformar oportunidades em vendas.
Lembre-se que não adianta “colocar o carro na frente dos bois” e projetar uma receita alta, se seu time não está preparado para atingir essa meta. Isso só deixará todo mundo frustrado. A boa notícia é que essa etapa permite que você planeje a contratação de mais vendedores, caso veja uma boa oportunidade de crescimento.
5. Estude o funil de vendas
Para finalizar nossas dicas de como fazer projeção de vendas, não se esqueça de estudar seu funil de vendas. E isso não é tão complicado quanto parece. Basta que você mapeie todas as etapas dele. E calma, que explicaremos melhor. Basicamente, você deve identificar como está seu funil e definir a taxa de conversão atual de cada uma das etapas dele. Ou seja, quantos clientes passam de um estágio para o outro, até chegar ao final da jornada.
Desse modo, será possível determinar quantas vendas serão feitas no final do período analisado, apenas considerando o número de leads e a velocidade natural do seu funil. Legal, não é?
Para saber mais acesse: Como fazer projeção de vendas: 5 dicas para acertar na mosca