Participar em feiras exige mais do que simplesmente comparecer
Outro relevante momento de projeção para marcas e empresas é a participação em feiras relacionadas com o objetivo estratégico da empresa. Caso a empresa esteja procurando um distribuidor ou o cliente final o tipo de feira no qual participará será diferente.
Recentemente aconteceu em Curitiba a ExpoABAD 2010, organizada pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores. Claramente o foco da feira não eram clientes finais, mas sim distribuidores.
Fato relevante é observar as diferentes formas de apresentação dos stands: aqueles parados; os normais; e os que retêm a atenção.
Alguns stands apenas preenchiam espaço com poucos funcionários presentes e fraca estrutura de apresentação. Outros stands eram o que chamaremos de normais: ofereciam degustação ou amostra de seus produtos além de estrutura organizada com mesa para reuniões e atendimento de garçons. Um terceiro tipo de empresas desenvolveu formas de atrair a atenção, ou pelo menos de oferecer algo diferente dos demais para reter por maior tempo as pessoas em seu espaço, alguns exemplos encontram-se abaixo.
Participar em feiras certamente é uma boa oportunidade, porém será melhor aproveitada por aqueles que desenvolverem uma forma de ser diferente e chamar a atenção no meio dos presentes.
Hugo Henrique Roth Cardoso
Da Unidade de Acesso a Mercados
Da parte do SEBRAE destaca-se a degustação de ostras promovida por Santa Catarina, o que atraiu o interesse de muitos presentes e gerou movimento contínuo.