O negócio de hortaliças produzidas em estufas requer conhecimento técnico de produção, que pode ser de pequeno ou médio porte, a depender dos nichos de mercados e canais de comercialização. Tais nichos devem estar localizados próximo aos centros consumidores, para garantir redução dos custos de distribuição e ainda ofertar produtos frescos.
Mercado
O negócio de produção e comercialização de produtos orgânicos vem crescendo substancialmente em todo o mundo, inclusive em cidades de médio porte, visto o paradigma das pessoas pela busca de alimentos saudáveis.
Os clientes de produtos orgânicos podem ser divididos em dois grupos: usuário final e clientes intermediários. Os clientes intermediários podem ser divididos em dois segmentos:
– Os supermercados, centrais estaduais de abastecimento, mercados municipais e sacolões que compram no atacado bem como estabelecimentos de varejo em geral e restaurantes, hotéis, hospitais, feiras livres, etc.
A aparência, o sabor e o frescor dos produtos orgânicos são aspectos mais importantes, além do valor biológico.
Localização
É recomendável que o produtor procure estabelecer-se próximos aos grandes centros urbanos, onde há mais consumo. Dessa forma, as hortaliças orgânicas se disseminariam em maior número de pontos de venda.
Produção
A produção orgânica protegida exige mais cuidados do que a de campo aberto. Em ambiente protegido (estufa) as condições naturais de luz, temperatura, umidade do ar, ventilação e fertilidade do solo são bastante alteradas. Esta alteração é proposital e gerenciada pelo agricultor, que deve dominar e controlar todos esses fatores para atingir seu objetivo de produzir fora de época.
Tal domínio será fruto de instrução de como medir e monitorar estes fatores. O conhecimento de cultivo a campo aberto torna-se apenas requisito básico para que o horticultor aprenda a produzir em estufa. O cultivo protegido presta-se como excelente ferramenta para a produção e permite garantir uma colheita prologada de itens escassos.
Produtos
É vantajoso dominar o conhecimento sobre as técnicas de cultivo de produtos orgânicos, e as vantagens que estes produtos possuem em relação aos tradicionais, para poder repassar aos clientes. Esse domínio tornará os horticultores mais eficientes na produção, produzindo mais e com melhor qualidade, baseados em um planejamento de produção ao longo do ano, e na comercialização destas hortaliças.
As características de qualidade das hortaliças orgânicas são: aparência; higiene; sabor; embalagem; preço e informações sobre o produto.
Alguns dos produtos mais cultivados em ambiente protegido: couve-flor; repolho; couve; cebolinha; pepino; espinafre; alface e salsa.
Saiba os passos para registro de uma agroindústria. Acesse: http://www.sebrae-sc.com.br/ideais/default.asp?vcdtexto=4859&^^