Para sócios de muitas empresas, assegurar a representatividade pessoal (status) perante à coletividade é mais significativo do que os próprios resultados operacionais.
Alguns empresários, em especial aqueles de relativo sucesso, se preocupam em demasia com a preservação da autoimagem, dado o status que a atividade empresarial o confere. Só se preocupa com seu negócio, caso sua representatividade esteja ameaçada.
Como coletividade entende-se o conjunto de colaboradores e seus familiares; fornecedores (bancos, industrias, atacadistas, representantes); concorrentes; e principalmente, sua associação de classe empresarial.
Há empresários que concentram suas energias em seu negócio e contribui para a coletividade em geral. Há outros que são o inverso: mais se preocupam com a coletividade do que com seu próprio negócio, fazendo deste a sua fonte principal de renda – o que pode ser um grande problema.
A representatividade pessoal e o status destacado são, nos dias de hoje, fundamentais em qualquer tipo e porte empresariais. Isso porque são vitrine para quem deseja o sucesso empresarial e o reconhecimento.
A pergunta que não quer calar é: quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?
Outra questão importante e talvez mais fácil de responder: qual é o seu negócio? Você se preocupa mais em ser um bom empresário ou ter status?
Em outras palavras, o que vem em primeiro lugar: sua empresa ou seu status?
Com este post concluímos a série “Objetivos básicos do pequeno negócio”.
Até a próxima! Avancemos!