Na Teoria da Firma, a lei é clara: as empresas devem sempre buscar minimizar custos e maximizar margens de lucro. Assim, o lucro é resultado operacional, consequência empresarial positiva, mas obviamente não é tudo.
O atendimento a aspectos sociais e comunitários também deve ser buscado por empresários de todos os portes, não somente as médias e grandes empresas. Para certos empresários, itens como a geração e manutenção de empregos (postos de trabalho), diversificação e a contribuição para a economia local (município), regional e nacional são tão importantes quanto a geração de lucro.
Vale destacar que é por meio da correta aplicação da Teoria da Firma que se consegue a contratação de funcionários, arrecadação de imposto, a aquisição de mercadorias, matérias-primas e insumos e a circulação de renda no mercado em que a empresa atua.
Lucro x aspectos sociais e comunitários
Sem o lucro não é possível atender a aspectos sociais e comunitários!!!
Em grandes, médios e pequenos centros urbanos, em especial aqueles onde a fixação de mão-de-obra local é de suma importância, é fundamental encontramos empresários comprometidos com este objetivo.
Não podemos nos esquecer que ainda convivemos com situações de desequilíbrio econômico regional e alta desigualdade social e concentração de renda. Adicionam-se a este cenários questões relativas à degradação ambiental em geral. Este tema será recorrente na pauta de discussões sobre sustentabilidade nas próximas décadas.
Pois bem, ao se preocupar com a manutenção de postos de trabalho; patrocínios a eventos culturais; oferta de bolsas de estudo; adoção de orfanatos, asilos e hospitais; manutenção de praças, florestas; e proteção a tradições culturais, só para citar alguns exemplos, o setor empresarial também atenderá, sob o olhar do negócio social, a aspectos comunitários e de sustentabilidade ambiental.
Por fim, a exemplo da Rio + 20, muitos donos de empresas de pequeno porte procuram aproveitar, da melhor forma, às oportunidades verdes geradas a partir de seu ecossistema empreendedor. Essas pessoas são efetivamente comprometidas com este objetivo, e muitos não gostam de aparecer (ter publicidade), mas certamente estão atentos e preocupados com o alcance de tal meta.
Até aproxima. Avancemos!!!
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Edição: Fernanda Peregrino, da F&C Comunicação e Projeto.