O Brasil experimentará um forte crescimento em todas as formas de mídia entre 2013 e 2017. O Portal Brasil Link comenta o relatório Global Entertainment and Media Outlook da Price WaterhouseCoopers (PwC) e indica que o país estará entre os 8 países com mais investimentos em publicidade e consumo de mídia e entretenimento.
Além disso, as projeções da PwC sugerem que o Brasil crescerá mais que a média mundial. O gráfico abaixo mostra a taxa composta de crescimento anual para cada tipo de mídia no Brasil, bem como a média global, para fins de comparação.
Segundo a PwC, a área na qual o país mais crescerá será a da publicidade pela internet: 18% por ano entre 2013 e 2017, contra apenas 13% no resto do mundo no mesmo período.
As projeções da PwC indicam claramente que os anunciantes procurarão tirar proveito da crescente penetração da internet fixa e móvel no Brasil.
Com o crescimento no número de smartphones, as marcas querem ampliar o diálogo com os consumidores através dos aplicativos compatíveis com telefones que tenham acesso à internet. O que antes se restringia ao envio de SMS, agora pode ser o palco para ações mais sofisticadas, como o desenvolvimento de plataformas digitais ou mecanismos integrados às redes sociais.
Pequenos Negócios com foco em 2014
Os grandes eventos desportivos, como a Copa do Mundo da FIFA 2014 e as Olimpíadas Rio 2016, têm atraído para o Brasil um grande fluxo de recursos.
O consumidor de esporte é um grande buscador de conteúdo na internet e, nesse período, torna-se um consumidor feroz. A intensa e ativa participação em sites de relacionamento, blogs, sites de esporte, dentre outros, leva a um ótimo momento para a associação do consumo a esses temas esportivos. Aqui surge talvez a melhor e maior oportunidade para os pequenos negócios que comercializarão espaços publicitários.
Por isso, empreender no mercado de publicidade móvel é uma das Ideias de Negócios para 2014. Acesse Ideias de Negócios – Comercialização de Espaço Publicitário em Mídias Digitais e conheça as informações levantadas pelo Sebrae, a partir de pesquisas e entrevistas com especialistas e empreendedores, para oferecer uma visão estratégica da atividade.
Leia também Hábitos de Consumo nos Dispositivos Móveis