Um departamento da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, pesquisou, em um período de 18 anos, as empresas para verificar se sustentabilidade dá lucro ou não. Harvard partiu da premissa de que empresa sustentável é aquela que tem uma “cultura de sustentabilidade” internalizada na estratégia e nas operações do negócio.
A conclusão: uma empresa sustentável deu muito mais lucro do que uma empresa não sustentável. Veja o resultado:
- As 90 empresas de alta sustentabilidade apresentaram melhores taxas de retorno, num período de 18 anos;
- O patrimônio de uma empresa de alta sustentabilidade valorizou 33 vezes em 18 anos; o de uma empresa de baixa sustentabilidade, 26 vezes.
- O retorno de uma empresa de alta sustentabilidade em 2010 foi de sete vezes o valor investido em 1992; o de uma empresa de baixa sustentabilidade foi de 3,5 vezes.
- Analisando a evolução do valor das empresas ano a ano, também foi possível verificar que, mesmo em momentos de queda nas bolsas de valores, a desvalorização das empresas de alta sustentabilidade foi significativamente menor do que a das empresas de baixa sustentabilidade.
Por que as empresas de alta sustentabilidade tiveram esse desempenho?
Veja no artigo completo sobre o tema de Jorge Abrahão, presidente do Instituto Ethos.
Para informar-se melhor sobre o tema, não deixe de ler Negócios preocupados com desenvolvimento sustentável lucram mais.
Neste conteúdo você vai saber:
- Como crescer e ser sustentável
- Quais os benefícios para a sua empresa
- Como trabalhar dentro dos princípios de sustentabilidade
- Por onde começar
- Como implantar a sustentabilidade na sua empresa
Além disso, você poderá fazer uma rápida análise sobre eficiência em seu negócio. Assim, vai conhecer sobre a necessidade de incluir, na estratégia de marketing da sua empresa, o desenvolvimento de ações e produtos ecoeficientes que exerçam menor impacto no meio ambiente.
Visite também a página do Centro Sebrae de Sustentabilidade: