Com a crescente busca por saúde e beleza, aumentou o número de academias e pessoas adeptas a esse estilo de vida. A projeção é que o Brasil assuma a liderança mundial em negócios voltados aos esportes e atividades físicas. Nos Estados Unidos, a taxa de crescimento de empreendimentos no segmento fitness foi de 0,7%, de 2009 a 2012, enquanto no Brasil a taxa de crescimento foi de 29% no mesmo período. Este desempenho reforça ainda mais a ideia de que o País se tornará líder no segmento.
Alguns números de destaque:
- O segmento possui mais de 7 mil lojas especializadas em artigos esportivos;
- Mais de 14 mil lojas vendem algum tipo de artigo esportivo;
- O faturamento anual de varejo esportivo no País é de R$ 4,7 bilhões.
Oportunidades para a moda fitness
Alguns hábitos e preferências dos brasileiros geram oportunidades para os setores Vestuário e Varejo de Moda investirem em moda fitness, como:
- Cresce o número de academias no Brasil. Atualmente, 68% das academias estão concentradas em seis estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná́ e Bahia. São Paulo lidera o ranking de estados/academia no País, com mais de 6 mil empreendimentos;
- Com 1,5 milhão de idosos nas academias em 2012, a terceira idade é uma fatia interessante de mercado para a moda fitness. Além disso, essa faixa etária é responsável por 30% do total de matriculados nas academias, movimentando cerca de R$ 600 milhões por ano.
- Muito além da simples utilização para a prática de atividades físicas, as roupas fitness ditam um novo conceito de estilo, agora voltado para as pessoas que tem um lifestyle fitness, com a proposta de utilizar roupas que seriam apenas para treinos no dia a dia.
- Cores vibrantes, recortes amplos e transparências estão entre as tendências de inverno para o mercado de moda fitness assim como peças que valorizam a silhueta, leggings com cós alto, shorts com saia, cirré em macacões/macaquinhos. Roupas que aliem conforto e praticidade.
Com informações do Boletim de Tendências – Vestuário – Jan/2015.
Fotos: imagens do boletim.
…
Edição: Fernanda Peregrino, FC Comunicação.