O Brasil atingiu a marca de 210,5 milhões de assinantes de telefonia celular em março deste ano, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O número de acessos em banda larga no Brasil chegou a 53,9 milhões em outubro de 2011, crescimento de 68,4% em relação a outubro de 2010, quando havia 32 milhões de acessos.
Do total de acessos de outubro de 2011, 16,3 milhões foram de conexões em banda larga fixa e 37,6 milhões em banda larga móvel. Do total de conexões móveis, 7,4 milhões são de modems e 30,2 milhões de celulares de terceira geração (3G).
Nos dias de hoje, é comum utilizarmos o celular para fazer check-in em empresas aéreas e acessarmos conteúdos de entretenimento a bordo durante o vôo, utilizando dispositivos móveis como tablets e smartphones. Alguns restaurantes têm utilizado esses dispositivos como “garçom online” no qual os clientes podem interagir com os cardápios. Lojas de departamento já utilizam a tecnologia para detectar a presença dos clientes e automaticamente envia um SMS com uma promoção exclusiva. Existem também funcionalidades de escanear o código de barras com o celular e obter informações sobre produtos. Em alguns países, já é possível obter informações turísticas apenas utilizando o celular.
A era da mobilidade chegou para ficar e com o foco de simplificar os processos, facilitando e otimizando o tempo das pessoas. Os empreendimentos de pequeno porte precisam estar atentos a essa tendência, pois cada vez mais os consumidores buscam soluções que garantam agilidade e interação na prestação de serviço.
O que a sua empresa pode fazer para simplificar a vida do seu cliente utilizando a mobilidade? Pense nisso, pois se ainda não pensou, com certeza o seu concorrente está pensando ou já pensou!