A riqueza nutricional e o sabor proporcionado pelo milho podem ser vistos em seus diferentes produtos derivados, consumidos de diversas formas pelos brasileiros. Os principais produtos demandados neste setor são o milho verde, que pode ser comercializado cozido, ou ainda seus derivados, como o curau de milho; os diferentes tipos de pamonhas – doces, salgadas, com diferentes tipos de recheios; bolos de milho; suco de milho; farinha de milho pura ou aromatizada; canjicas, também conhecidas como mungunzás em algumas regiões do Brasil.
O comportamento de consumo vem se alterando ao longo do tempo e se notam nichos de mercado onde há valorização por produtos que vão além da produção de qualidade em termos nutricionais. São exemplos os produtos que favoreçam a inserção da comunidade local, gerem trabalho e renda, assim como produtos certificados orgânicos.
Produção
Para uma produção eficiente, a procedência da matéria-prima, a qualidade e a frequência no fornecimento são fundamentais para obter a qualidade final, já que na maioria dos casos os produtos são consumidos frescos e sua durabilidade é baixa.
A maior parte dos produtos, como curaus, pamonhas e canjicas devem ser comercializados frescos e, devido a isso, devem ser manipulados de acordo com todas as regras de cuidados de sanidade e higiene, além da garantia de um milho de qualidade do produtor.
Já os produtos como fubá e farinha de milho requerem mais atenção no armazenamento, pois já possuem embalagem adequada e mais tempo de durabilidade.
Quer saber mais sobre oportunidades no mercado do milho? Acesse: http://sebraemercados.com.br/oportunidades-no-mercado-de-milho-e-derivados/