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Marketing por trás de cinco histórias

A campanha de 40 anos do Sebrae destaca a história de cinco empreendedores que acreditaram em seus sonhos e ideias para viabilizar seus negócios. Com base nos vídeos das campanha, destaco estratégias/ações de marketing identificadas nos relatos:

– Rosa Eufrásio
Proprietária de um restaurante em Palmas (TO), no início do negócio utilizou folhetos distribuídos nas sinaleiras da cidade para atrair clientes. O slogan era “saia da rotina e venha saborear a melhor comida típica da cidade”. No panfleto também estavam listados todos os pratos servidos pelo restaurante. Ação simples, barata e eficiente. Não foi necessário gravar uma propaganda e veiculá-la na TV, mas reconhecer que todo negócio, principalmente no início, precisa adotar ações de divulgação.

 

– Cláudia Aguiar
A microempreendedora individual produz doce e optou por atender um mercado regional, identificando seus clientes e utilizando peças publicitárias para atingir a região e mercados locais. Utilizou ainda banners para divulgar os produtos. A definição do público-alvo ou clientela de seu negócio é o primeiro passo para que os produtos, as ações de divulgação e os preços estejam adequados à clientela.

 

– Miguel Rieth
Oferta de produto diferenciado! Esta foi a estratégia de Miguel Rieth para conquistar mercado. Ele comercializa sapatos personalizados por meio da adesivagem. O produto ganhou visibilidade por meio da participação em eventos de moda. Nos pés dos modelos das grandes grifes, percorrendo as passarelas, estavam os tênis personalizados. Aqui um ponto de destaque é o uso da internet para captar os pedidos dos clientes e o posicionamento da empresa como um negócio do mercado de moda.

 

– Vera Lúcia
A pousada Kiriri-ete nasceu da predileção de sua proprietária em “receber pessoas e cozinhar”. Os negócios que atuam diretamente com serviços, mais do que oferecer produtos que são tangíveis para o cliente, oferecem um conjunto que compõe a entrega final ao cliente, ou seja, devem entregar o intangível. Neste caso o conjunto é composto pelo sorriso, pelo atendimento, pela decoração do restaurante e boa comida, dentre outros aspectos.

 

– Guilherme Coelho
O piscicultor vislumbrou uma oportunidade de negócio com o crescimento do segmento e decidiu “criar peixe no sertão”. As pessoas que querem abrir um negócio ou expandir devem sempre observar as oportunidades que surgem no mercado em que atua ou pretende atuar. Um exemplo são as oportunidades geradas em eventos nacionais ou locais, como a Copa do Mundo Fifa 2014 no Brasil, as festas juninas no Nordeste, a Oktoberfest em Blumenau. Não é à toa que grandes empresas cada vez mais patrocinam e ofertam seus produtos nestes eventos. Além dos eventos, as oportunidades estão no crescimento da renda de determinada camada da população, na implantação de um shopping ou fábrica e no surgimento de novas tecnologias. Enfim, é preciso estar conectado no mercado.

 

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Muv Shoes

O Negócio é Acreditar

Kiriri-ete

Sebrae 2014

Edição: Fernanda Peregrino, da F&C Comunicação e Projetos

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